Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

30 de setembro de 2011

ÁGUAS LINDAS COMEMORA O DIA DO IDOSO



O médico Natan Milward palestrou sobre as inúmeras formas de combate ao estresse e os cuidados com a hipertensão/ Fotos: Beto Castanheiro

Em homenagem ao “Dia do Idoso”, que é celebrado em 1° de outubro, eventos comemorativos por toda Águas Lindas do Goiás é que não falta. Na manhã de, (30/9), um caprichado café da manhã no Posto de Saúde da Família (PSF) do Jardim América II, regado a muito carinho e presentes, não deixou a data passar em branco para os cerca de 90 idosos que são atendidos na unidade.

Conforme a coordenadora do local, Angélica Keiko, além do atendimento médico ambulatorial, a comunidade da terceira idade ali assistida costuma realizar atividades físicas de, pelo menos, três vezes por semana com profissional qualificado. “A ideia é melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos”, assegura. Segundo a enfermeira, a convivência faz com que a autoestima de todos seja elevada, tornando-os felizes e, consequentemente, saudáveis.

Um exemplo a ser seguido e que é evidenciado no PSF do Jardim América II é a priorização do atendimento dos idosos. Com uma média que beira 1,2 mil consultas mensais, Angélica diz que o quadro de pessoal do Posto está completo e satisfaz a demanda local.

Por ser uma fase da vida que requer cuidados, palestras educativas não poderiam ficar de fora. O médico Natan Milward palestrou sobre as inúmeras formas de combate ao estresse e os cuidados com a hipertensão. “É importante que todos pratiquem algum tipo de atividade física. Isso melhora o astral e a saúde”, aconselhou.

Dos mais de 600 idosos atendidos pelo Centro de Convivência dos Idosos (CCI) da Secretaria de Ação Social e Cidadania do município, todos têm assistência médica, recebem aulas de alfabetização e praticam alguma atividade física. Conforme a coordenadora do CCI, Michele Veras, o grupo da terceira idade de Águas Lindas de Goiás tem quatro núcleos distintos, nos bairros Morada da Serra, Coimbra, Pérola e na Chácara Trololó, onde visitas regulares e frequentes são realizadas, principalmente aos idosos que se encontram enfermos e acamados. 

Fabiana Fernandes
Sexta – feira 30/9/2011 ás 14h:05
Postado pelo Editor 

26 de setembro de 2011

AÇÃO SOCIAL PROMOVE MAIS ENTREGA DE CASAS NO BETHEL II



Fotos: Beto Castanheiro

Durante mais de 15 anos, o sonho embalado pela dona de casa Vanderli Pereira do Nascimento, 37 anos, assim como o de milhões de brasileiros, foi o da casa própria. Desempregada e vivendo da venda de roupas de cama, mesa e banho, na manhã de (26.09), ela se viu acordar quando teve o nome sorteado e recebeu das mãos de funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) e da Diretora Administrativa e Assessora Técnica da Secretaria de Ação Social do Município de Águas Lindas, Fran Monteiro, o envelope com o endereço definitivo de sua futura casa, no Jardim Bethel II. O sorteio foi realizado no salão de eventos da secretaria, no Setor 12. 

Assim como ela, mais 43 pessoas carentes foram sorteadas para receber a tão sonhada casa, que faz parte do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, desenvolvido pelo governo federal.  Esta foi a última etapa de distribuição, totalizando 305 casas no local. A seleção dos beneficiários, realizada pela Secretaria de Ação Social do município, priorizou mães solteiras, deficientes e idosos. Para receber o imóvel de 42 metros quadrados, de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, todos os contemplados tiveram que comprovar renda familiar de até R$ 1,6 mil. 

Para mim, fazer este trabalho social é uma satisfação pessoal. Ver a alegria dessas pessoas é muito gratificante”, afirmou Marivaldo Martins, funcionário da CEF que, juntamente com a colega Adriana de Jesus Sampaio foram portadores da boa nova para Vanderli e Cícero Fernando de Araújo, 35 anos. 

Estou feliz. Muito feliz. Essa casa é para os meus filhos”, repetia emocionado o aposentado por invalidez e pai solteiro Cícero. Com dois filhos, um de 12 e outro de 10 anos de idade e morando de favor em um local cedido, ele garante que a sua mudança para a nova residência vai ser logo e que, praticamente já tem data certa.  É só receber as chaves e ligar a luz e a água. Mudo logo, graças a Deus”.

Para que o sonho de Vanderli, Cícero e mais 42 pessoas seja definitivamente concretizado, basta que eles recebam as chaves do imóvel e assinem contrato com a CEF. Mas esse dia já está marcado. Será no próximo dia 30. “Vamos fazer uma festa. Esses aguaslindenses merecem”, garante Fran.  (Afrânio Pedreira)

Segunda – feira, 26/9/2011 ás 13h:05
Postado pelo Editor

24 de setembro de 2011

FIM DAS COLIGAÇÕES EM ELEIÇÕES PROPORCIONAIS PODE SER VOTADA PELA CCJ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA



A proposta da Comissão da Reforma Política que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais (PEC 40/11) está na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na quarta-feira (28/9). Já aprovada em junho pela CCJ, a PEC será reexaminada em virtude da aprovação de requerimento para que tramitasse em conjunto com a PEC 29/07, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que trata do mesmo tema.

A proposta permite coligações apenas em eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador), proibindo a prática nas disputas proporcionais (deputados e vereadores). O texto, porém, mantém a determinação constitucional vigente que assegura autonomia dos partidos para estruturação e organização interna, prevendo em seus estatutos normas de fidelidade e organização partidária. Também mantém a não obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal.

Na CCJ, o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), repetiu o parecer dado em junho, com voto favorável à aprovação da PEC 40/2011 e pela prejudicialidade da PEC 29/2007, que, segundo Raupp, "trata de matéria idêntica". As duas propostas têm ainda voto em separado do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), com voto contrário às matérias. Caso seja aprovada nesta quarta-feira, a proposta segue para apreciação em Plenário.

Agência Senado
 Sábado 24 de setembro de 2011ás 14h:05
Postada pelo Editor

23 de setembro de 2011

PASSEATA ENCERRA SEMANA DO TRÂNSITO EM ÁGUAS LINDAS



Fotos: Beto Castanheiro

Em comemoração a Semana Nacional de Trânsito, que começou dia 19/9, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, através da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) realizou diversas palestras educativas nas escolas e blitz em vários bairros da cidade.

Na sexta-feira, dia 23, aconteceu o encerramento do evento no município com uma Passeata pela Avenida JK, no Jardim Brasília. Onde cerca de 250 pessoas participaram da caminhada. Alunos da Escola Estadual Paulo Freire, da Escola Municipal Rui Barbosa, e jovens do ProJovem Adolescente do CRAS e do PETI.

Durante toda a semana, blitz educativas com o objetivo principal de conscientizar os motoristas e a sociedade sobre a importância do respeito às leis de trânsito. As blitz aconteceram no Jardim Brasília, no Jardim Santa Lúcia, Pérola 2 e Camping Club.

Segundo a coordenadora Educacional de Trânsito, Geiza Maria Valentim, o projeto “Palestra nas Escolas” acontece em Águas Lindas desde 2006. “Durante toda esta semana nós visitamos várias escolas oferecendo palestra sobre os perigos do trânsito e noções de legislação”.

Para Geiza é importante conscientizar os jovens já que eles serão os motoristas de amanhã. “Eu gosto de realizar este trabalho, pois é gratificante poder ensinar aos jovens que eles podem fazer a diferença no trânsito, agindo corretamente, com responsabilidade”.
Geiza, que também é mestrada em Educação para o Trânsito afirmou que sempre busca renovar seus conhecimentos para assim estar mais preparada para ensinar aos jovens.

Texto: Fabiana Fernandes
Sexta – feira, 23/9/2011 ás 14h:05
Postado pelo Editor

CRAS II FORMA MERENDEIRAS



O programa de Inclusão Produtiva dentro do CRAS é uma porta de entrada para as famílias da comunidade fortalecer seus vínculos e se desenvolverem através de uma preparação profissional.

Nesse sentido, O CRAS de Águas Lindas II formou nesse mês a turma de Merendeira com 25 formandos. O curso foi ministrado numa parceria do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CETEP (Centro Técnico de Educação Profissional) e teve a duração de 6 meses com aulas teóricas e estágios em escolas e creches do município, no PETI e na Secretaria de Ação Social e Cidadania.

O evento de formatura contou com a presença da Primeira Dama D. Luzia de Fátima Gonçalves que comemorou junto às alunas a vitória e ressaltou a importância da profissão para o município, tendo em vista escolas, creches e o restaurante comunitário.

Na ocasião ainda aconteceu uma homenagem às novas merendeiras pelo Projovem Adolescente e um café da manhã.

O coordenador do CRAS II, Pedro Paulo Tolentino, pontuou a alegria da equipe em promover o desenvolvimento das famílias através dos cursos profissionalizantes e ainda colocou o CRAS a disposição para sempre atender as famílias da região.

Sexta – feira, 23/9/2011ás 7h:05
Postado Pelo Editor

22 de setembro de 2011

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A VIOLÊNCIA NO ENTORNO


Fotos: Beto Castanheiro

Foi realizada na manhã de 22/9/2011, na Câmara de Vereadores de Águas Lindas de Goiás a Audiência Pública sobre a Violência no Entorno. Promovida pela Comissão de Direitos Humanos a audiência tem o intuito de avaliar a segurança pública e também ouvir a população sobre o tema.

Esta audiência foi realizada através da proposta feita pela deputada Federal Íris de Araújo (PMDB-GO), que esteve presente ao lado das deputadas Keiko Ota (PSB-SP), Flávia Morais (PDT-GO), Janete Pietá (PT-SP) e Erika kokay (PT-DF), ambas fazem parte da Comissão de Direitos Humanos.

Entre as autoridades do município estiveram presentes o prefeito Geraldo Messias (PP), o deputado Estadual Hildo do Candango (PTB-GO), a promotora de Justiça Ana Carolina Portelinha Falcone, o juiz de direito Guilherme Sarri, o tenente-coronel Biano, o Major Portela, o delegado Regional do Entorno Juracy Pereira, além de,  vereadores, lideres comunitários da cidade.

O prefeito Geraldo Messias agradeceu a todos que compareceram na audiência e em especial as deputadas federais que se dispuseram a vir em Águas Lindas para discutir um assunto tão delicado que aflige a sociedade aguaslindense: a violência.

“Para nós é um motivo de alegria, porque Águas Lindas tem apenas 16 anos de idade cresceu rápido demais, por isso tem tantos transtornos, porque não houve planejamento, e o crescimento foi desordenado. Hoje nós estamos tentando reverter essa situação, é difícil, mas não vamos desistir”.

Segundo o prefeito é preciso alertar nossa cidade e ao governo Federal, do Estado e do Distrito Federal para a realidade de Águas Lindas. “Vivemos em uma cidade de Goiás, mas tudo aqui é relacionado ao Distrito Federal. Nosso povo aqui compara a nossa realidade com a realidade do DF, mas são realidades muito diferentes”.

Messias afirmou que tem lutado para trazer recursos para o município. “Estamos juntando forças para diminuir a violência, cuidando dos jovens e crianças, cuidando da parte social. Ainda é pouco eu sei, mas com a ajuda de todos nós vamos conseguir vencer esta batalha”, completou.

A presidente Nacional do PMDB e coordenadora das diligencias sobre a violência da região do Entorno, a deputada Íris afirmou que a Comissão está na cidade para trabalhar, para ouvir a população para então fazer uma grande audiência publica na Câmara Federal. 

“Nós da Comissão de Direitos Humanos sentimos o valor e a importância de realizar essa audiência aqui no município. E dizer ao prefeito que é uma satisfação ter o senhor aqui presente, pois o senhor vai ajudar muito nesse trabalho que nos propomos fazer numa região tão importante como é a região do Entorno de Brasília. Esta é uma região que tem que ter um tratamento especial, porque fica ao lado do poder central, ao lado do Congresso Nacional”.

Segundo a deputada Íris a região do Entorno precisa de uma ação efetiva capaz de acabar com essa situação tão violenta. “É necessário que aconteça uma união entre Governo Federal, Estadual, Municipal e também do Distrito Federal. Esta Comissão não está aqui para brincar, estamos aqui para trabalhar”, completou Íris.

A presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Vítimas da Violência, Keiko Ota, relatou sua história, já que sua família foi vítima da violência. Keiko perdeu o filho em um sequestro em 1997. “Nosso objetivo é fazer um diagnóstico de tudo onde a gente pode atuar para levar um relatório mais rico”.

A deputada Flávia Morais, afirmou que a iniciativa de ouvir a comunidade é muito importante. “Ouvir para formular, para trazer medidas e ações que nós como parlamentar poderemos fazer para ajudar”.

A deputada Flávia disse ainda que além de combater a violência é preciso saber a causa dessa violência. “Precisamos saber o porquê que os nossos jovens estão se tornando criminosos”. Segundo ela, dois fatores são muito fortes para introduzir estes jovens na criminalidade é a droga e o álcool. “Precisamos saber também porque as drogas estão chegando na vida de nossos jovens. Para mim, é porque as famílias estão desestruturadas. Os jovens não tem um lar estruturado”.

Para a parlamentar, é preciso combater a violência mas também é necessário que exista uma prevenção. “Estamos juntos nessa luta para combater a violência, precisamos estar de mãos dadas para vencer essa situação”, completou.

A coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, Janete Pietá, afirma estar em Águas Lindas para ouvir a comunidade. “Nosso objetivo aqui é firmar uma parceria para desvendar os problemas, mas também para solucioná-los. Queremos fazer um quadro da realidade da região do Entorno”.
Segundo ela, essa mesma audiência acontecerá em seis cidades do Entorno - Valparaíso de Goiás, Luziânia, Novo Gama, Cidade Ocidental, Planaltina de Goiás e Formosa – para que seja criado um quadro da realidade da região.

“Uma das causas da violência é a miséria extrema, por isso uma das soluções é a educação. Nós não vamos trazer uma solução imediata, vamos buscar parcerias e recursos. Porque para tratar uma doença é necessário fazer um diagnóstico frio, para traçar diretrizes de uma solução permanente. Aguas Lindas de Goiás precisa de políticas publicas já”, concluiu Janete.

A deputada Erika Kokay, afirmou que Águas Lindas cresceu de forma vertiginosa e sem planejamento, sem o olhar do Estado. “Não temos políticas públicas para esta cidade, é preciso que tenhamos uma discussão entre temos que trabalhar com um conjunto de ações de políticas públicas”.

O deputado estadual Hildo do Candango afirmou que assim como foi dito pelo prefeito Geraldo Messias a cidade de Águas Lindas vive uma realidade diferente da que é vivida no DF. “Não basta um professor aqui ganhar a metade do que ganha um do DF. Temos que unir forças para buscar melhorias para a nossa cidade”.

O vereador Paulo Roberto afirmou que muita coisa nos últimos dez anos já mudou na cidade. “Graças a Deus nestes últimos anos o Governo Federal tem investido em Águas Lindas e é devido as contrapartidas da prefeitura que muita coisa tem mudado. Mas ainda há muito para ser feito”.

A promotora de Justiça Ana Carolina Portelinha Falcone, falou das inúmeras dificuldades pelas quais a cidade de Águas Lindas passa no Poder Judiciário. “Para melhorar a realidade da cidade, precisamos em boa parte de iniciativas politicas, por isso estamos aqui para mostrar para esta Comissão do que realmente precisamos”.

Segundo Ana Paula, o tráfico é o grande mau que assola a sociedade aguaslindense e a falta de vários órgãos aqui no município faz isso piorar ainda mais. “A falta de um IML prejudica o julgamento de crimes, já que os laudos vem de Luziânia, o que causa uma imensa demora nos processos criminais facilitando assim que os culpados sejam soltos simplesmente pela demora na elaboração desses laudos”.

O juiz de direito Guilherme Sarri, falou da falta de um presídio que comporte a quantidade de presos da cidade, e da falta de um instituto de criminalística. “E o número de processos da cidade é enorme, e pra isso nós temos apenas três juízes e isso nos impede de julgar com rapidez os casos”.
Ao final da audiência várias pessoas da comunidade puderam participar dando sugestões para que o problema da violência em Águas Lindas de Goiás seja resolvido. E para os que não puderam comparecer e querem participar com sugestões mande um e-mail para cdh@camara.gov.br

Saiba mais
A audiência que aconteceu em Águas Lindas é a primeira que acontece na região do Entorno, e em seguida mais seis cidades também serão visitadas pela Comissão que fará visitas às delegacias e órgãos de segurança de cada município para conhecer a realidade local. Porém ainda não existe data confirmada para as próximas visitas.


Várias autoridades locais também estiveram presentes como os vereadores, secretários, representantes de associações, comunidade e entre outras.

Texto: Fabiana Fernandes
Quinta – feira, 22/9/2011 ás 14h:05