Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

18 de fevereiro de 2012

FICHA LIMPA: EM GOIÁS PELO MENOS 26 ENQUADRADOS


Pelo menos 26 políticos goianos não poderão disputar as eleições desse ano após a confirmação da validade, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da Lei da Ficha Limpa. A lista (veja a baixo) foi divulgada pela Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Federal e foi feita com base na relação de candidatos das eleições de 2010 – o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO) ainda elabora lista mais ampla, que inclui vereadores e prefeitos inaptos a participar do pleito do fim do ano.
Dos nomes divulgados, pelo menos quatro estão envolvidos em especulações sobre a formação das chapas em Goiás. Evandro Magal (PP) e, principalmente, Adib Elias (PMDB) são dados como pré-candidatos à prefeitura de Caldas Novas e Catalão, respectivamente. Em Goiânia, o vereador Fábio Tokarski (PC doB) está com a candidatura à reeleição na Câmara ameaçada por conta de uma condenação eleitoral.
Cotado para ser vice na chapa do prefeito Paulo Garcia (PT) ou candidato a vereador, José Nelto (PMDB) também pode ter os planos frustrados pela confirmação da Ficha Limpa nas eleições de 2012.
A grande maioria dos impedimentos (16/2) tem como motivo contas rejeitadas por Tribunais de Contas, seja dos Municípios ou da União, e pelas câmaras municipais. O procurador regional eleitoral Raphael Perissé afirma que, nos processos julgados pelos colegiados dos tribunais de contas, apenas a condenação relativa a rejeição dos balanços é considerada na lei como impeditivo para candidatura.
O procurador ressaltou que é preciso avaliar cada um dos casos listados na relação feita em 2010, mas disse que, em tese, os processos de Magal e Adib Elias realmente impedem a candidatura este ano.
Suspensa
Um quinto caso também pode mudar de panorama até o início das campanhas. Pré-candidata à Prefeitura da capital, Isaura Lemos (PC do B) tem seus direitos políticos assegurados por força de uma liminar do STF de 2010. Se as eleições fossem hoje, Isaura poderia se candidatar, mas caso a liminar seja derrubada, sua candidatura estaria impedida.
Impedidos
Políticos goianos que não poderão se candidatar nas eleições desse ano
 Aderaldo Cunha Barcelos Ausência de quitação eleitoral/Contas rejeitadas pela Câmara
 Gilson José dos Santos - Contas rejeitadas pelo TCM
 Malvina Maria da Silva - Contas rejeitadas pelo TCU/Condenação criminal eleitoral
 Ernesto Vilela Rezende - Contas rejeitadas pelo TCM
 Marisa Mota da S. Espíndola - Contas rejeitadas pelo TCM
 Cláudio Olinto Meirelles Contas rejeitadas pelo TCM
 Adib Elias Junior - Contas rejeitadas pelo TCM
 Pedro Wilson Guimarães Contas rejeitadas pelo TCM
 Neyde Aparecida da Silva Não comprovou desincompatibilização/
Contas rejeitadas pelo TCM
 Argentina Martins da Silva - Contas rejeitadas pelo TCM
 Moacir Machado
Contas rejeitadas pelo TCM (A procedência de pende de informações da Câmara de Vereadores quanto ao julgamento definitivo das contas)
 José Macedo de Araújo Contas rejeitadas pelo TCM
 Sebastião Costa Filho Contas rejeitadas pelo TCM (A procedência depende de informações da Câmara de Vereadores quanto ao julgamento definitivo das contas)
 Wilson Marcos Teles Contas rejeitadas pelo TCM (A procedência depende de informações da Câmara de Vereadores quanto ao julgamento definitivo das contas)
 Evando Magal Abadia Correia
Contas rejeitadas pelo TCM
 Rogério Taveira Miguel Contas rejeitadas pelo TCM
 Magda Mofatto Hon Condenação eleitoral
 Francisco Gomes de Abrel
Condenação eleitoral
 Bruno Calil Fonseca Condenação eleitoral
 Marlúcio Pereira da Silva Condenação eleitoral
 Fábio Tokarski Condenação eleitoral
 Betinha Tejota Condenação eleitoral
Jorge Carneiro Correia Condenação eleitoral
José Nelto L. das Mercez Condenação eleitoral
Dirceu Ferreira de Araújo Condenação eleitoral / Rejeição de contas TCM (A procedência depende de informações da Câmara de Vereadores quanto ao julgamento definitivo das contas 
Agmar Ribeiro dos Santos Condenação criminal/Rejeição de contas pelo TCM e TCU
Fonte: Ministério Público Federal / Procuradoria Regional Eleitoral
Via O Popular
Sábado 18/2/2012 ás 7:09h
Postado pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário