Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

17 de maio de 2012

FEIJOADA PARA COMEMORAR O DIA DO ENFERMEIRO



Texto : Afrânio Pedreira

Uma feijoada feita no capricho, temperada com doses generosas de carinho, realizada na sexta-feira, dia 11.05, no salão de festas Mansão JP, localizado no Setor Mansões Olinda, reuniu, antecipadamente, profissionais de enfermagem e o secretário de Saúde, Válber Tavares para comemorar o dia do enfermeiro, que é mundialmente celebrado em 12 de maio. Como não poderia deixar de ser, o clima foi de total descontração.

Considerados como uma referência àqueles que cuidavam, protegiam e nutriam pessoas convalescentes, idosas e deficientes, a profissão de enfermeiro tem origem milenar. Por séculos, a área tem formado profissionais em todos os locais do mundo. Só no Brasil, a estimativa é de existam mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos de enfermagem, que ultrapassam 900 mil profissionais.
A Associação Americana de Enfermagem (ANA) define a profissão como "uma ciência e uma arte”, já que a tarefa principal da área é cuidar dos reais problemas de saúde com ações interdependentes e com suporte técnico-científico. Do latim “nutrix” que significa “mãe” e “nutrire”, criar e cuidar, transformado em inglês na palavra “nurse”, traduzida virou enfermeira. Dos profissionais da área, as que mais se destacaram e imortalizaram seus nomes foi Forence Nightingale, apelidada de “dama da lâmpada” e Ana Néri. A primeira nasceu na cidade de Florença, Itália, em 12 de maio, dia em que se comemora mundialmente o dia do enfermeiro. A segunda, nasceu em Cachoeira, Bahia. É considerada a primeira enfermeira voluntária brasileira, por ter participado, em 1864, da Guerra do Paraguai, conflito para o qual seus dois filhos foram convocados a participar.   
Conforme Isabel Naves Costa, diretora de Atenção Primária da secretária de Saúde do município, atualmente, em Águas Lindas existem cerca de 60 enfermeiros e mais de 100 técnicos de enfermagem no município. O piso salarial nacional de um enfermeiro é em média. de R$ 3,5 mil. 
 
Fotos : Beto Castanheiro
Quinta – feira 17/5/2012 ás 8:05h
Postada pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário