Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

17 de setembro de 2012

GO:PAULO GARCIA DEVE GANHAR JÁ NO 1º TURNO, INDICA PESQUISA


Elder Dias =

Prefeito já soma mais de 56% das intenções de votos válidos, o que já o elegeria a um segundo mandato mesmo com a margem de erro, sem a necessidade de um duelo em novo round

Nada parece abalar o caminho do prefeito Paulo Garcia (PT) rumo à reeleição. E em primeiro turno. Pelo menos é o que apontam os números da pesquisa Fortiori/Jornal Opção, realizada no período de 12 a 14 de setembro (de quarta-feira a sexta-feira da semana passada). Na apuração do instituto, o petista tem 43,5% das intenções de votos e, se a eleição fosse realizada neste momento, seria eleito já no dia 7 de outubro, com certa folga: 56,3% dos votos válidos, diante da somatória de 43,7% dos demais sete candidatos — na apuração utilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), descartam-se votos nulos e em branco. A pesquisa entrevistou 600 pessoas e tem margem de erro de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos.

Assim como na maioria dos levantamentos de outros institutos, o Fortiori também aponta uma diferença de cerca de 30 pontos porcentuais entre Paulo Garcia e seu rival mais próximo, Jovair Arantes (PTB), que tem 13,3%. O que chama a atenção é que o índice do petista sobe para bem além dos 40 pontos, que era o teto de até então, indicando para um maior crescimento na reta final da campanha.



É esse dado que causa o maior efeito sobre outra tabela — a dos votos válidos. Nesta, o índice de Paulo Garcia ultrapassa a margem de erro, o que dá garantias de que já tem condições seguras para garantir uma eleição sem segundo turno. Constatação interessante, também, é a de que, com os números da pesquisa, mesmo se todos os votos dos hoje indecisos fossem dados a seus adversários, a soma de intenções de voto ao prefeito ainda seria superior.

A equipe de Jovair Arantes, por seu lado, pode pensar de duas formas — aquela história da boa e da má notícia. A boa é que o candidato já dobrou o número de intenções de voto desde o início da campanha eleitoral, no começo de julho. Mais de dois meses, portanto. A parte ruim é que agora faltam 20 dias de campanha para dobrar novamente o índice atual e criar a possibilidade de um segundo turno cada vez mais improvável. Isso sem contar que Jovair precisa lutar contra algo que pesa contra si: a alta rejeição, fator que invariavelmente o afetaria de forma grave na hipótese de um segundo turno.

Segunda – feira 17 de setembro

Postada pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário