Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

11 de dezembro de 2012

ABERTURA DA FESTA DE SANTA LUZIA É MARCADA POR HOMENAGENS






Gazeta do Oeste #

Uma noite de homenagens. Foi assim a abertura da Festa de Santa Luzia padroeira de Mossoró-RN. Em plena segunda-feira, a Praça Vigário Antonio Joaquim e a região da Catedral de Santa Luzia ficaram lotadas de fiéis. Uma carreata com a imagem e as relíquias da Padroeira contemplou os mesmos pontos por onde passava, até o ano passado, a procissão de encerramento da Festa.


Após a realização do percurso, os fiéis retornaram à Matriz, para a cerimônia oficial de abertura, composta por rito civil, com pronunciamento de autoridades e hasteamento da bandeira e ritual religioso, com a bênção do Santíssimo Sacramento. Um momento marcante foi a homenagem ao bispo Dom José Freire de Oliveira Neto. A imagem de Santa Teresinha, foi levada até o túmulo de Dom José, dentro da Catedral de Santa Luzia.


Na data que marcou o início da festa, o Hino Nacional foi executado somente ao toque da sanfona, por Giannini Alencar. A abertura dos festejos contou ainda com um tributo a Luiz Gonzaga, que, se fosse vivo, completaria, no dia 13 de dezembro, 100 anos de idade. A homenagem ficou por conta do cantor Waldonys.

De acordo com o Padre Ricardo Rubens, o próprio hino mensagem dos festejos de Santa Luzia foi inspirado em um dos trabalhos de Luiz Gonzaga. Ele explica que o pároco de Santa Luzia, Padre Walter Collini, montou a canção a partir da melodia da canção feita por Luiz Gonzaga para acolher o Papa João Paulo II durante a sua primeira visita ao Brasil, no ano de 1982.

O sacerdote se mostra otimista quanto à realização de mais uma edição da festa da padroeira de Mossoró. Para ele, a expectativa é grande, tendo em vista que a festa tem crescido muito nos últimos anos. O sacerdote acredita que no dia 13 de dezembro, data dedicada à Virgem de Siracusa, cerca de 100 mil a 120 mil pessoas participem da procissão de encerramento, que, este ano, sairá do Mosteiro de Santa Clara em direção à Catedral. O objetivo da mudança é homenagear os 800 anos de vocação de Santa Clara. 

Por Luciana Araújo- Foto Alcivan Costa
Terça – feira 11 de dezembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário