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16 de abril de 2014

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA E A CIDADANIA



A Câmara de Vereadores de Águas Lindas de Goiás rejeitou em plenário no início deste mês o projeto de lei enviado pelo Poder Executivo instituindo eleição direta para diretor de escola no município. Na qualidade de professor e presidente municipal do Partido Social Liberal (PSL), sinto a necessidade de me manifestar sobre esse assunto.

 A Gestão Democrática é de suma importância  da cidadania. Os cidadãos, a comunidade, precisam participar efetivamente da Gestão nas escolas, elegendo periodicamente os diretores.  É fundamental para o devido desenvolvimento dos educandos da sociedade contemporânea.
Ao ser indicado por vereador ou pessoas fora do contexto educacional o diretor de escola poderá não corresponder aos anseios da comunidade estudantil. 

Precisamos refletir mais sobre a gestão democrática nas escolas da rede pública e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico,  administrativo, trazendo os diversos instrumentos que favorecem esta participação.
Precisamos unir esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação. 

Para Libâneo (2004), a gestão democrático-participativa valoriza a interação da comunidade escolar no processo de tomada de decisão, concebe a docência como trabalho participativo, aposta na construção coletiva e no diálogo na busca de um consenso.

 De acordo com trabalho da Pedagoga Alexsandra da Silva em Monografia apresentada à banca examinadora da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas - Facitec, com o Titulo GESTÃO DEMOCRATICA: A dificuldade do gestor da escola pública, a Constituição Federal de 1988 em seu art.206, evidência em forma de a Lei como sendo uns de seus princípios, logo a LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, reforça esse principio no art. 03, ambas enfatizam a Gestão Democrática como um marco na educação brasileira.

Em virtude do exposto pelos estudiosos a respeito do assunto, não há duvidas de que a Gestão Democrática é a melhor forma de gestão educacional, ou seja busca a  participação  de todos.

Por: Evandro do Cetep.

Quarta-feira, 16 de abril, 2014.

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