Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

31 de agosto de 2014

DATAFOLHA: É RUIM PARA AÉCIO? É! MAS QUEM ESTÁ NO PODER É O PT. NESSE CASO, É PIOR. E O PARTIDO ESTÁ FAZENDO TUDO ERRADO


Pois é… Segundo o Datafolha, e acredito que os números possam estar, quando menos, próximos da realidade, Dilma Rousseff, do PT, e Marina Silva, da Rede (mas aboletada no PSB), têm 34% das intenções de voto no primeiro turno. Aécio Neves, do PSDB, aparece em terceiro lugar, com 15%. Nas simulações de segundo turno, a ex-senadora e ex-petista vence a presidente por 50% a 40%. A diferença entre Dilma e Aécio segue de oito pontos apenas: 47% a 39% em favor de Dilma há duas semanas; 48% a 40% agora.

Vejam que coisa: nem nos melhores sonhos do PSDB, imaginava-se que Aécio pudesse ter, a esta altura, no segundo turno, apenas 8 pontos de diferença em relação a Dilma. Chamo a atenção para esse aspecto por dois motivos:

– oito pontos de diferença, numa disputa binária, entre A e B, podem ser apenas quatro;
– oito pontos de diferença, apesar da máquina oficial e da demonização permanente dos tucanos, seriam uma verdadeira bênção.
Ocorre que existe um primeiro turno no caminho, tanto quanto existia uma pedra à frente do mineiro Carlos Drummond de Andrade. E é evidente que a situação é muito difícil.
Marina se tornou a caudatária dos votos que já tinha — no último Datafolha em que seu nome apareceu, antes da definição do nome de Eduardo Campos, tinha 27% —, da comoção gerada pela morte de Eduardo Campos e da crescente repulsa ao governo Dilma, que, parece-me, é superior ao que captam as pesquisas.

Há um enfaro óbvio com “tudo isso o que está aí”. Em primeiro lugar, rejeita-se é o petismo mesmo, com todas as suas fraudes contra os fatos e contra o óbvio. Em segundo lugar, mas não menos importante, temos a rejeição à política.

Há, acrescente-se, a estupidez petista e o desastre da ideia fixa. O petismo está preparado para enfrentar os tucanos; para satanizá-los; para desqualificá-los; para transformá-los na morada de todo o mal. Mas não tem repertório para enfrentar Marina Silva. A cada vez que Dilma Rousseff ataca o PSDB e FHC, o que faz é reforçar o discurso de Marina Silva. É de tal sorte estúpido que, nos dias atuais, o PT se dedique a atacar Aécio e o PSDB que me pergunto se essa gente continua com seus meridianos ajustados.

Os idiotas da objetividade do PT podem achar que enfrentar uma Marina no segundo turno pode ser melhor do que enfrentar um Aécio porque, afinal, ela terá menos estrutura e menos aliados. É só manifestação de ignorância. Deveriam se lembrar da fala de Walker, do filme “Queimada”, de Gillo Pontecorvo: fogo não atravessa o mar, mas ideias, sim. Marina encarna uma abstração, um valor, não uma proposta objetiva de mudança. E isso quer dizer que seu poder de contaminação é muito maior.

Mas os petistas são reféns de suas ideias fixas, de suas taras. Se não mudarem o rumo da prosa, Dilma, reitero, pode começar a fazer as malas. O mais impressionante: o PT não perderá, nesse caso, a eleição para as propostas objetivas do PSDB, mas para as ideias etéreas de Marina, que atravessam mares. Ainda que não tenham a menor importância.
O Datafolha é ruim para Aécio? É. Mas quem está no poder é o PT. Nesse caso, é pior! E o partido está fazendo tudo errado!

(Por Reinaldo Azevedo)

Domingo,31 de agosto, 2014



29 de agosto de 2014

DATAFOLHA: MARINA EMPATA COM DILMA E AGORA É FAVORITA




Candidata do PSB à Presidência da República venceria a petista Dilma Rousseff com vantagem de 10 pontos porcentuais

Não foi uma sexta-feira 13, mas os números não foram nada bons para o PT e para a presidenta-candidata Dilma Rousseff. Pela manhã, a divulgação do encolhimento da economia, colocando o país em recessão técnica, foi um golpe duro para a campanha petista administrar. Na Bahia, a saída de Dilma foi recorrer a uma nova versão da "marolinha" lulista e dizer que o desempenho pífio da economia é momentâneo. Mas, à noite, o cenário piorou com a divulgação da pesquisa Datafolha pela TV Globo. Pela primeira vez numa corrida presidencial desde que chegou ao poder, o PT não é mais apontado como favorito. Segundo o instituto, nos últimos onze dias, a candidata do PSB, Marina Silva, ganhou 13 pontos porcentuais e empatou com Dilma na liderança da disputa, ambas com 34% das intenções de votos. Pior: Marina venceria Dilma em um eventual segundo turno por dez pontos de diferença – 50% a 40%. Na sondagem anterior, a diferença entre elas era de quatro pontos.

O candidato do PSDB, Aécio Neves, caiu cinco pontos e agora marca 15%. Pastor Everaldo, do PSC, tem 2% das intenções de voto, um ponto a menos do que na rodada anterior. Outros 7% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo e 7% não souberam responder. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.


O instituto ouviu 2.874 eleitores em 178 municípíos brasileiros nesta quinta e sexta-feira. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00438/2014.( Datafolha)


Sexta-feira, 29 de agosto,2014

BIBLIOTECA MUNICIPAL COMEMORA PRIMEIRO ANIVERSÁRIO EM ÁGUAS LINDAS


Fundada nesta gestão, a Biblioteca Municipal Professora Janete de Castro, localizada no Jardim Barragem II, comemora seu primeiro aniversário, prestando um ótimo serviço à comunidade.

Na manhã de sexta-feira (29/8), participaram do evento, o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, a primeira-dama e secretária de Ação Social Aleandra de Sousa, o secretário de Educação Silvério Correa, e outras autoridades

A festa com direito a bolo, também contou com a apresentação da fanfarra das escolas municipais. O prefeito Hildo recebeu como forma de agradecimento uma placa comemorativa e a primeira-dama um buquê de rosas.

“Como prefeito deste município me sinto feliz em ver que o nosso trabalho tem beneficiado a população. Fico satisfeito quando vejo as coisas acontecendo assim de forma tão positiva, e os serviços públicos sendo úteis para a comunidade”, enfatizou.

O secretário de Educação, Silvério Correa, afirmou que a biblioteca conta hoje com mais de seis mil títulos de livro em seu acervo. “Aqui é um lugar onde nossos filhos podem buscar conhecimento, e isso é algo que ninguém pode tirar de você. A nossa administração tem investido pesado na educação, e prova disso é esta biblioteca. Aproveitem o máximo, adquiram o conhecimento e alcancem o seu lugar ao sol”, completou.


Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Sexta-feira, 29 de agosto, 2014



SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA O HPV COMEÇA A SER APLICADA NA PRÓXIMA SEMANA




A segunda dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) começa a ser aplicada segunda-feira (1º/9) em meninas de 11 a 13 anos. A vacinação será feita em escolas públicas e particulares e também em unidades de saúde. A primeira dose foi aplicada em março deste ano.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais. Jarbas alertou que a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização. "Sem a segunda dose da vacina, não há proteção".

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, elogiou a taxa de cobertura de 87% na aplicação da primeira dose. Ao todo, 4,3 milhões de meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas. Chioro também reforçou a importância da segunda dose, cobrando forte mobilização dos estados e municípios e das redes pública e privada de educação.

"Precisamos garantir uma cobertura de pelo menos 80% na segunda dose", disse. "Com toda certeza, o sucesso da segunda fase vai se repetir neste momento e, com isso, vamos reescrever a história do câncer de colo de útero neste país", completou.

A vacina também está disponível nos postos de saúde para meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira.

Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O ministério reforçou a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos. (Paula Laboissière) 

Sexta-feira, 29 de agosto, 2014

28 de agosto de 2014

ESTIMA IBGE QUE O BRASIL TEM 202.768.562 HABITANTES


Dado se refere a 1º de julho de 2014 e foi publicado no 'Diário Oficial'.

Estado mais populoso continua sendo São Paulo, com 44 milhões.

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicado nesta quinta-feira (28/8) estima que o Brasil tem 202.768.562 habitantes. Os dados estão no "Diário Oficial da União" e a data de referência usada é 1º de julho de 2014.

Segundo o IBGE, desde a última estimativa, de julho de 2013, o Brasil tem mais 1.735.848 habitantes — um aumento de 0,86%. O texto também traz as estimativas populacionais de cada município do país.

Entre as unidades da federação, o estado mais populoso continua sendo São Paulo, que conta com mais de 44 milhões de residentes.

O estado de Minas Gerais tem 20,7 milhões de habitantes e o Rio de Janeiro tem 16,46 milhões. A Bahia tem 15,12 milhões e o Rio Grande do Sul, 11,20 milhões. O menos populoso é o estado do Amapá, com 750.912 habitantes.

São Paulo lidera o ranking das 10 cidades mais populosas com 11.895,593 habitantes. Em seguida estão: Rio de Janeiro (6.453.682), Salvador (2.902,927), Brasília (2.852.372), Fortaleza (2.571.896), Belo Horizonte (2.491.109), Manaus (2.020.301), Curitiba (1.864.416), Recife (1.608.488) e Porto Alegre (1.472.482).

Quando as capitais são retiradas do ranking de municípios mais populosos, Guarulhos (SP) lidera com 1.312.197 habitantes. Em seguida estão: Campinas (SP) com 1.154.617, São Gonçalo (RJ) com 1.031.903, Duque de Caxias (RJ) com 878.402 e São Bernardo do Campo (SP) com 811.489.

Entre as 5 menos populosas estão Serra da Saudade (MG) com 822 moradores, Borá (SP) com 835 habitantes, Araguainha (MT) com mil habitantes, Oliveira de Fátima (TO) com 1.091 habitantes e Anhanguera (GO) com 1.093 moradores.

A projeção das populações é feita anualmente a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o repasse de recursos do orçamento aos municípios.


Quinta-feira, 28 de agosto, 2014

SERVIDORES DA SECRETARIA DE OBRAS DE ÁGUAS LINDAS RECEBEM NOVOS UNIFORMES


A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da secretaria de Obras e Serviços Urbanos entregou dos uniformes para todos os servidores da pasta. Todas as categorias receberam os uniformes que foram divididos em categorias, os garis de cor abóbora, operários do Departamento de Obras vermelho, motoristas de coloração cinza.

A uniformização dos servidores que prestam serviço diariamente nas ruas da cidade faz parte do planejamento da atual gestão e aguardava a conclusão do processo licitatório para a sua aquisição e um resgate de um compromisso firmado com a categoria.

Cada servidor recebeu duas camisas, duas calças, um chapéu ou boné para a proteção do sol e um par de botas. A medida veio em boa hora haja vista que nesta época do ano o sol forte e a baixa umidade do ar trazem grandes riscos à saúde do servidor.

O prefeito Hildo do Candango falou sobre a importância desta uniformização, “Os nossos servidores trabalhavam sem um mínimo de proteção, e por isto realizamos o trabalho de saneamento dos recursos, e na medida em que as coisas vão melhorando vamos cumprindo todas as pendências com as categorias. E para segurança de todos, hoje os servidores da secretaria podem ser visto de longa distância evitando assim possíveis acidentes”, disse o prefeito.

A servidora Wanda Silva estava feliz em receber os uniformes, “Antes tínhamos que usar nossas próprias roupas e se desgastava com rapidez, agora podemos economizar mais, além do que temos mais proteção do sol que é muito forte”.

Outras categorias também receberão a uniformização, o processo está em andamento e o objetivo e atender a todas as categorias que apresentaram este tipo de demanda.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Fotos: ASCOM

Quinta –feira,28 de agosto, 2014.


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMEMORA DIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ÁGUAS LINDAS


Representando o prefeito Hildo do Candango, a primeira-dama Aleandra de Sousa participou ao lado do secretário de Educação Silvério Correa do Dia do Coordenador Pedagógico.

O evento organizado pela Secretaria de Educação contou com a presença de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, onde participaram de um almoço em homenagem ao seu dia.

A primeira-dama e secretária de Ação Social, Aleandra de Sousa, afirmou que os coordenadores exercem um papel importante, pois são o elo entre professores e alunos, dando todo o apoio possível para que o trabalho dos professores tenha resultados satisfatórios.

“Neste dia mais que especial, expressamos nossa admiração pelo seu compromisso diário na missão de promover a educação de qualidade e com responsabilidade”, afirmou Aleandra.

Já o secretário de Educação fez questão de parabenizar os coordenadores. “O coordenador é acima de tudo o agente que traça metas e projetos a curto, médio e longo prazo, cobra, pesquisa, enfim, auxilia bastante a direção escolar e ajuda enriquecer a educação de nossa escola. Juntamente com a direção e com os professores, no sentido de promover um dinamismo à escola”, completou.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Quinta-feira, 28 de agosto, 2014


27 de agosto de 2014

POR 5 VOTOS A 1 TSE BARRA REGISTRO DE CANDIDATURA DE ARRUDA AO GOVERNO DO DF


Julgamento durou mais de três horas e só terminou na madrugada de quarta-feira (27/8)
Por 5 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura do ex-governador José Roberto Arruda (PR) ao Palácio do Buriti com base na Lei da Ficha Limpa. O julgamento durou mais de três horas, foi iniciado na noite de terça-feira (26/8), suspenso e concluído no início da madrugada desta quarta (27/8). A instância superior decidiu manter o posicionamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que, há 15 dias, tinha considerado do candidato ficha suja por ter uma condenação de segunda instância.

Os ministros João Otávio Noronha, Laurita Vaz, Luiz Fux e Admar Gonzaga acompanharam o voto do relator, Henrique Neves. O único que se proclamou a favor da candidatura de Arruda foi Gilmar Mendes, que não ficou até o encerramento da sessão.

Além de ter julgado o caso de Arruda, o TSE também alterou a análise dos prazos para registro de candidatura. Antes do caso do ex-governador, a lei eleitoral considerava a data de entrega da documentação para registro como aquela a ser considerada para atestar as condições de elegebilidade do candidato. Ocorre que Arruda entregou seu pedido no dia 4 de julho e foi condenado por improbidade administrativa no dia 9 do mesmo mês pela 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios.

Ainda assim, foi barrado por TRE e TSE com base na Lei da Ficha Limpa, modificando o entendimento anterior. No final do julgamento de Arruda, os ministros decidiram, por maioria, que condenações posteriores ao pedido de registro (Almiro Marcos)


Quarta-feira, 27 de agosto, 2014

26 de agosto de 2014

IBOPE: MARINA ENCOSTA EM DILMA E VENCERIA 2º TURNO


Pesquisa aponta um novo cenário eleitoral no país com a entrada da ex-senadora na disputa: segundo turno é uma realidade e a presidente-candidata já não é mais a favorita

Pesquisa Ibope divulgada na tarde de terça-feira(26/8) aponta o crescimento da candidatura de Marina Silva, do PSB, que aparece com 29% das intenções de voto, cinco pontos porcentuais a menos do que a presidente-candidata Dilma Rousseff, que lidera a disputa com 34%. O tucano Aécio Neves marca 19%.

Segundo o levantamento, contratado pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, Pastor Everaldo, do PSC, e Luciana Genro, do PSOL, têm 1% das intenções de voto cada. Os demais concorrentes somam 1%. A sondagem aponta que o 7% do eleitorado pretende votar em branco ou nulo, e 8% estão indecisos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Foi a primeira pesquisa feita pelo instituto com a presença de Marina, substituta de Eduardo Campos, morto em acidente aéreo no último dia 13. A entrada da ex-senadora mostra um cenário eleitoral completamente diferente: o número de indecisos e dos que declaravam votar em branco ou nulo caiu. Além disso, os números indicam que o segundo turno é uma realidade: os adversários de Dilma somam 51%, ante 34% dela.

A simulação de segundo turno entre Marina e Dilma também confirmam um cenário temido pelo PT desde a consolidação da candidatura da ex-senadora. Segundo a pesquisa, Dilma seria derrotada por Marina por 45% a 36%. Contra Aécio, Dilma ganharia por 41% a 35%.

A rejeição à presidente-candidata continua sendo a mais alta entre os três primeiros colocados – 36%. Aécio marca metade desse patamar – 18% –, e Marina tem 10%.

Foram feitas 2.506 entrevistas em 175 municípios, de 23 a 25 de agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.


Terça-feira, 26 de agosto, 2014

25 de agosto de 2014

CONDENADOS CONSEGUEM BRECHAS NA LEI DA FICHA LIMPA PARA SEGUIR COM CANDIDATURAS


Quatro em cada dez candidatos a governador em todo o país são alvo de processos na Justiça ou em Tribunais de Contas. Ao todo, 63 participantes das eleições deste ano nos Estados respondem por 327 ocorrências, sendo que 46 já foram condenados - dez deles em Tribunais de Justiça, por improbidade administrativa e outras irregularidades. Os números foram levantados pelo projeto Quem Quer Virar Excelência, da Transparência Brasil. A organização - cuja principal bandeira é o combate à corrupção - recorreu a mais de 120 fontes para identificar ocorrências na Justiça de todos os candidatos à Presidência e aos governos estaduais. O "pente-fino" atingiu ainda todos os que concorrem a uma vaga no Senado e na Câmara dos Deputados no Paraná.

Dos processados, 36 respondem na Justiça por irregularidades referentes ao exercício de função pública. São 249 os processos que se enquadram nessa caracterização, dos quais 170 por improbidade administrativa e/ou dano ao erário. Na definição legal, atos de improbidade administrativa envolvem condutas consideradas inadequadas ao exercício da função pública e podem ser alvo de punição caso haja enriquecimento ilícito, lesão ao erário ou violação aos princípios da administração pública.

Regras - Os processados não estão, necessariamente, envolvidos em irregularidades - eles podem ser declarados inocentes na etapa do julgamento. Mesmo os condenados acabam escapando - por razões diversas - de restrições impostas na Lei da Ficha Limpa. Tecnicamente, portanto, não podem ser considerados "fichas sujas". Uma exceção é o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PR). Ele foi declarado "ficha suja" pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas sua defesa recorreu e aguarda julgamento em segunda instância.
Arruda é um dos quatro candidatos a governador que já ocuparam o cargo no passado e foram cassados. Ele perdeu o mandato por infidelidade partidária, em um desdobramento do escândalo em que se envolveu ao ser filmado recebendo dinheiro, no caso que ficou conhecido como Mensalão do DEM, legenda na qual se abrigava na época. Cassio Cunha Lima (PSDB), que tenta voltar à cadeira de governador da Paraíba, foi cassado quando ocupava o cargo, em 2009. Ele foi acusado de comprar votos ao distribuir cheques à população como parte de um suposto programa assistencial.

Mão Santa (PSC), candidato no Piauí, foi cassado em 2001, acusado de abuso de poder econômico. O quarto cassado é Marcelo Miranda (PMDB), candidato em Tocantins, que perdeu o cargo de governador também em 2009 por compra de votos e abuso de poder econômico. Todos os quatro são alvo de outros processos na Justiça.

(Com Estadão Conteúdo)

Segunda-feira, 25 de agosto, 2014


24 de agosto de 2014

A PRESIDENTE QUE SÓ PENSA EM ELEIÇÃO


Dilma passou a semana longe do Palácio do Planalto, priorizando a gravação de imagens para a campanha eleitoral. E não vê problema nisso

No primeiro dia de propaganda eleitoral na televisão, a presidente Dilma Rousseff foi apresentada como uma gerente ocupada, que "acorda cedo, trabalha muito e tenta aproveitar qualquer tempinho que resta para ter uma vida normal, como qualquer pessoa". Surgiram imagens da chefe do governo cortando tomate e colocando macarrão em uma travessa – usando tailleur azul, maquiagem e joias refinadas. Estes seriam os únicos momentos em que ela deixa de lado o papel de chefe da nação. Mas, pela programação de Dilma na última semana, a prioridade não é governar o Brasil. Toda a agenda da semana foi ocupada por eventos de campanha.

Na segunda-feira, Dilma não teve compromissos oficiais: passou o dia se preparando para a entrevista que deu à noite ao Jornal Nacional. Na terça, visitou obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, em Rondônia. Também esteve na linha de transmissão Porto Velho-Araraquara. O evento aconteceu para que ela pudesse gravar imagens para a propaganda eleitoral. Na quarta-feira, a presidente visitou alunos do Pronatec em Belo Horizonte. O objetivo, novamente, era produzir cenas para a TV. Na quinta, outra viagem: Dilma foi a Pernambuco gravar imagens nas obras da Transposição do Rio São Francisco. Ela visitou os trechos do empreendimento (uma das obras mais atrasadas de seu governo) nas cidades de Cabrobó e Floresta.

Depois, almoçou com operários e pegou o avião presidencial rumo a Paulo Afonso (BA). Eis o compromisso de Dilma na cidade, segundo a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto: "Visita à Comunidade Batatinha - visita à propriedade da Dona Nalvinha". Dona Nalvinha, que recebeu atéimplantes dentários para poder participar da gravação, é atendida pelo programa federal Água Para Todos. Sexta-feira foi a vez de ir a Porto Alegre – e não é a primeira vez que Dilma arranja uma agenda na cidade para, em seguida, aproveitar o fim de semana ao lado da família. À tarde, andou de trem metropolitano para filmar cenas para a TV. Às 19 horas, a presidente participou de um comício ao lado de políticos locais. Antes disso, a agenda estava vazia: Dilma passou a maior parte do tempo com filha e o neto, que vivem na cidade. A equipe de campanha ainda agendou para o sábado uma série de encontros com prefeitos gaúchos.


As visitas a obras para gravar peças de propaganda começaram há três semanas. À frente nas pesquisas e já conhecida pelos eleitores, a presidente (que tem sido vaiada em suas últimas aparições públicas sem plateia domesticada) priorizou o horário eleitoral na TV. O fato de o PT ter quase 11 minutos em cada bloco, quase o dobro de Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) juntos, ajuda. As bem elaboradas peças publicitárias, coordenadas pelo marqueteiro João Santana, são a arma na qual o partido confia para assegurar a vitória.

O dilema da presidente-candidata é o mesmo enfrentado por Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva. Mas, nos casos dos antecessores, havia uma tentativa de discrição que Dilma parece ter abandonado. A petista ainda restringe sua participação em comícios a eventos realizados à noite. Mas a gravação de imagens para a propaganda eleitoral é feita no meio do que seria o expediente de trabalho, com a frágil desculpa de que a chefe de governo está cumprindo agenda mista.

Questionada pelo site de VEJA na última sexta-feira, no Rio Grande do Sul, a chefe do governo respondeu que a vistoria das obras também é papel de presidente. E sinalizou ser onipresente: "Estamos numa época bendita: a tecnologia permite que eu acompanhe tudo o que eu quiser em tempo real. Você passa a ser múltipla: ao mesmo tempo em que você está fazendo uma coisa, você está fazendo outra". (Gabriel Castro, de Novo Hamburgo)

Domingo, 24 de agosto, 2014



23 de agosto de 2014

NÃO VAI TER ELEIÇÃO?




Diz-se em política que somente dois fatos são importantes: o fato novo e o fato consumado. O fato consumado da morte trágica do ex-governador Eduardo Campos produziu o fato novo da candidatura de Marina Silva, que mudou a eleição. Agora, outro fato novo pode interferir nas eleições de outubro. Atribui-se ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, a ameaça de que, se abrir a boca, não vai ter eleição . Seria uma maneira de mandar um recado para seus muitos amigos políticos para que o tratassem bem, e à sua família.

Como nos melhores filmes da máfia, ao ver que não tem chance de se livrar da prisão, e de que empresas de seus filhos começaram a ser investigadas ontem pela PF, Paulinho , como Lula o chamava, resolveu negociar com a Justiça delação premiada, incentivado pela mulher, Marici - que há tempos vinha se desentendendo com o advogado Nélio Machado, ontem trocado pela advogada paulista Beatriz Catta Preta, especialista em delações premiadas.

O depoimento de Costa será para o juiz Sergio Moro, especialista em processos de lavagem de dinheiro que assessorou a ministra Rosa Weber no julgamento do mensalão. Com fama de rigoroso, Moro não soltou imediatamente os doleiros e pediu mais esclarecimentos ao Supremo tribunal Federal quando o ministro Teori Zavascki deu uma liminar soltando todos os acusados pela Operação Lava-Jato.

Deu tempo, assim, para que Zavascki recuasse da decisão inicial, mantendo todos presos por oferecerem perigo de fugir do país. Tudo indica que Costa vai falar o que sabe, o que pode, sim, influenciar as eleições de outubro, não a ponto de inviabilizá-las, mas de atingir políticos importantes em diversos partidos.

Costa é fruto de um dos mais perversos efeitos colaterais do presidencialismo de coalizão, distorcido na era Lula. Indicado por consórcio partidário composto por PP, PMDB e PT, esteve à frente da Diretoria de Abastecimento da Petrobras de 2004 a 2012, saindo de uma espécie de geladeira em que fora colocado por sucessivas diretorias anteriores ao lulismo. Entre outros negócios da estatal, ele estava na diretoria que concretizou a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, contestada pelo Tribunal de Contas da União.

Nos documentos encontrados em sua casa e em empresas pela PF, há muitas indicações de negociatas envolvendo empreiteiras e políticos, tudo junto e misturado com a ajuda do doleiro Alberto Youssef, também preso.

Um deles é o deputado federal André Vargas (sem partido), que está tendo sua cassação pedida pelo Conselho de Ética da Câmara por ter usado jatinho fretado por Youssef para um passeio com a família. Outro, o secretário nacional de Finanças do PT e tesoureiro da campanha de 2010 da presidente Dilma, João Vaccari Neto, acusado de ser um dos contatos de fundos de pensão com a CSA Project Finance Consultoria e Intermediação de Negócios Empresariais, empresa que Youssef usou para lavar R$ 1,16 milhão do mensalão, segundo a PF.

O ex-deputado José Janene, um dos 40 réus no processo do mensalão no STF, morto em 2010, era acusado de ter se apropriado indevidamente de R$ 4,1 milhões, usando como laranja o advogado Carlos Alberto Pereira da Costa, também preso e que fez as acusações a Vaccari Neto dentro de uma negociação de delação premiada.

Ele é réu em duas ações penais: uma sobre supostas remessas fraudulentas para o exterior do laboratório Labogen, de propriedade de Youssef e que pode causar mais danos ao candidato do PT ao governo de SP, Alexandre Padilha; outra de lavagem de dinheiro de Janene por investimentos em uma empresa paranaense. Padilha foi acusado de, como ministro da Saúde, ter aprovado o Labogen, que servia de fachada para o doleiro enviar dinheiro para o exterior.

Documentos apreendidos com Costa, e que ele tentou destruir, mostram uma contabilidade detalhada sobre repasses de empreiteiras para campanhas políticas. Anotações do ex-diretor registram, por exemplo, o repasse, em 2010, de R$ 28,5 milhões ao PP, partido da base aliada cujo líder à época do mensalão era Janene, um dos responsáveis pela indicação de Costa ao cargo.

As empreiteiras citadas no documento são Mendes Júnior, UTC, Constran, Engevix, Iesa, Toyo Setal e Andrade Gutierrez. Mesmo que fale tudo o que sabe, vai haver eleição, assim como houve a Copa. Resta saber com que candidatos.

MERVAL PEREIRA- O GLOBO - 23/08

Sábado, 23 de agosto, 2014.