Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

1 de abril de 2015

MAGUITO PODE OPTAR POR MABEL




Ex-deputado federal é o nome capaz de unir todas as alas do PMDB e pavimentar parceria com Iris nas eleições na Região Metropolitana

Em Aparecida de Goiânia, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) elege um poste se quiser. Exagero? Talvez sim, talvez não. Postes já foram eleitos em São Paulo, por exemplo. Por que não em Aparecida?

Mas ao invés de poste, Maguito Vilela tem demonstrado preferência pelo pragmatismo. Foi assim na eleição de seu filho, Daniel Vilela, para a Câmara Federal. Maguito aproveitou-se da política de boa vizinhança com o Palácio das Esmeraldas e “fechou” Aparecida para Daniel (que teve 54.749 votos na cidade). É só olhar o mapa eleitoral. Os candidatos ligados ao governo do Estado tiveram votação pífia. Somente o delegado Waldir “Tiririca” (PSDB) teve uma votação expressiva (37.839 votos). O resto, resto… Mais: no PMDB, os deputados Leandro Vilela e Sandro Mabel (que não concorreram) cederam bases para Daniel. E o resultado não poderia ser outro, foi o mais votado do PMDB, com 179.214 votos.

A tendência é a tática ser repetida na sucessão municipal. Há muitos nomes no PMDB, dentre eles:Edilson Rodrigues, o vereador mais votado, o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Mendanha, o secretário Euler Morais e o vereador Dr. Ezízio. Mas nenhum destes nomes une o PMDB. Dependem de Maguito para serem ungidos candidatos. Bom para o prefeito, mas nem tanto. Pois a dependência total do alcaide vai além do lastro político, envolve também o financeiro. E aí a coisa muda de figura.

Quem conhece Maguito Vilela sabe que suas campanhas nunca se notabilizaram pelo arranjo financeiro. Foi eleito sempre dentro de grandes acordos políticos. Foi assim quando se elegeu vereador em Jataí, e valeu nas eleições subsquentes, inclusive para governador e Senador, quando o PMDB tinha as rédeas da política no Estado. Em Aparecida, graças ao trabalho que fez quando era governador (1995-1998), Maguito foi eleito com facilidade, levando no primeiro turno nas duas vezes.

O deputado federal Sandro Mabel tem um histórico de realizações no município que lhe permitem um diálogo diferenciado com as forças políticas locais. Instalou sua empresa no final dos anos 1970 e, desde de então, tem influenciado nos rumos de Aparecida de Goiânia. Foi eleito deputado estadual e três vezes federal com expressivas votações na cidade. Não é, portanto, um forasteiro. Suas passagens no DEM, PR e no PMDB fizeram-no conviver com todas as forças políticas do município, do finado prefeito Noberto Teixeira, passando pelos prefeitos Ademir Menezes e José Macedo. Soma-se a este currículo, o fato de ter sido o coordenador da campanha de Iris Rezende ao governo do Estado em 2014. Caso Iris confirme sua candidatura à Prefeitura de Goiânia (e deve confirmar), estaria posta uma dobradinha do PMDB nos dois maiores colégios eleitorais do Estado. Não é pouco.
Nos últimos tempos, Maguito Vilela transformou-se na voz do bom-senso num PMDB cada vez mais dividido. Defensor da aliança do PMDB com a presidente Dilma e do ex-presidente Lula, cultiva boas relações com o PT. Contrário a vendetas, propõe diálogo com o empresário José Batista Júnior (Jr. Friboi). Evita o choque direto com o governador Marconi Perillo (PSDB) e foca na gestão, garantindo obras e mais obras para Aparecida de Goiânia.

Neste papel de agregador, Maguito Vilela pode estar pavimentando o caminho para ser ungido pelo PMDB ao governo do Estado em 2018. Ninguém, mais que ele, tem defendido o diálogo e a soma de forças na política. Não será nenhuma surpresa, se sair de suas mãos, o caminho para unidade do PMDB, a partir de convergências entre Aparecida e Goiânia nas eleições de 2016.

Oposição

Em Aparecida de Goiânia, PSDB, PSD, PTB e PHS ainda não iniciaram a discussão em torno de lançamento de nomes para a disputa à prefeitura. Os tucanos lembram os deputados federais Waldir Soares, João Campos e Fábio Sousa como alternativas. Os trabalhistas querem o deputado estadual Marlúcio Pereira como candidato. Em 2008, Marlúcio perdeu as eleições para Maguito Vilela (PMDB). O PHS pode lançar o ex-vereador Véter Martins.

O presidente estadual do PSDB, Paulo de Jesus e o secretário Sérgio Cardoso (Articulação Política) participaram de encontro, no município, com lideranças tucanas, discutindo a participação nas eleições, mas não trataram de lançamento de nomes.“Estamos estruturando o PSDB e estimulando o surgimento de nomes para concorrer a prefeito e vereador”, ressalta Paulo de Jesus.
Marcus Vinícius –DM

Quarta-feira, 1º de abril, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário