Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

7 de maio de 2015

CELG INICIA USO DE NOVO SISTEMA DE MEDIÇÃO





A Celg Distribuição S.A. (CELG D) inaugurou ontem um novo sistema de medição de energia elétrica nas unidades consumidoras da Região Metropolitana de Goiânia. De acordo com a direção da empresa, a nova tecnologia de telemetria promete facilitar a vida do consumidor.

De acordo com o superintendente de comercialização, Leandro Chaves de Melo, a novidade subistitui um serviço que antes era necessário ser feito por um funcionário que ia até o local da unidade consumidora para verificar a leitura do consumo. Segundo ele, agora o trabalho é feito via internet, pelo Serviço de Rádio de Pacote Geral (GPRS), no qual são enviados todos os dados para o Centro Integrado de Medição.

O superintendente explica que nesta primeira fase, com a nova tecnologia há uma diminuição nos custos da empresa e melhoria de serviço ao consumidor, já que haverá uma redução de erros de leitura, de digitação e de processamento, já que tudo é fito totalmente de forma digital, sem custo adicional ao consumidor. “O sistema atua também diretamente na identificação e redução das perdas técnicas e comerciais de energia, com benefício também pelo fato de que as fraudes (os chamados gatos) normalmente provocam distúrbios nos sistemas de distribuição degradando a qualidade da energia”, afirma.

Até agora o sistema foi implantado em 3.530 unidades consumidoras que foram divididas em grupos. São 1.000 consumidores de média e alta tensão, como por exemplo, indústrias de grande porte, 2.100 consumidores da baixa tensão, como residências, 250 medições de fronteira, ou seja, pontos em que há interligação com outra empresa de distribuição, além de 150 unidades consumidores oriundas de projetos pilotos e 35 conjuntos de balanço energético. Atualmente, a Celg D que foi federalizada neste ano, atende 2.048.251 unidades consumidoras, o que representa 2,4% do consumo de energia elétrica no Brasil.

Projetos em vista

A nova ferramenta será instalada até o final do ano que vem em mais de 4.000 unidades pertencentes ao grupo A. “No caso de casas em zonas rurais ainda é inviável este sistema, devido ao baixo sinal ou nenhum neste lugares, sendo que é imprescindível boa qualidade de sinal”, explica. “Nosso objetivo é implantar em todo o Estado, então onde houver sinal pretendemos implantar o mais rápido que for possível”, completa.

A médio prazo, o sistema irá possibilitar a melhoria da operação das redes de distribuição, com maior controle no uso, economia, eliminação de desperdícios, correções nas instalações internas ou mesmo mudança nos hábitos de consumo.

A empresa responsável pela comercialização de energia elétrica em 237 municípios goianos, ou seja, que corresponde a mais de 98,7% do território do Estado, tem como objetivo implantar mais melhorias, na qual, quando houver queda de energia, um torpedo será enviado para o celular do morador avisando da queda de energia no local e direcionando um funcionário para o local de forma rápida e mais eficaz. “Assim não será mais necessário o consumidor ligar no 0800 para avisar no problema de energia, porém ainda dependemos de alguns recursos para chegar a este ponto”, confirma.

Segundo Leandro, para a empresa em 22 meses será possível quitar o custo do aparelho, além disso, ele garante a qualidade do sistema adquirido. “Essa mesma tecnologia já é usada em vários sistemas, no Brasil e até no exterior, como em Lisboa, Estados Unidos, Canadá e França”, aponta o Superintendente de Comercialização. Ele confessa que pretendiam implantar a anos já este projeto, mas devido à falta de recursos financeiros só agora foi possível adquirir o equipamento de ponta. (Diário de Noticia )

Quinta-feira, 7 de maio, 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário