Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

9 de junho de 2015

AI TEM, SENADOR PROPÕE CONTROLE SOCIAL DO PODER JUDICIÁRIO




O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apresentou Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera o artigo 93 da Constituição, para permitir ao Congresso e à Presidência da República propor alterações na lei complementar que institui o Estatuto da Magistratura. As iniciativas parlamentares relacionadas à Lei Orgânica da Magistratura (Loman) têm hoje origem exclusiva no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Após tantos anos da promulgação da Constituição de 1988, o Congresso ainda não pode discutir questões de suma importância para a sociedade, como a chance da exoneração de juízes de condutas incompatíveis com o cargo, pois ainda aguarda a iniciativa do STF”, observou Ferraço. Ele lembrou que a magistratura ainda é regida pela Lei Complementar nº 35, de 14 de março de 1979, não totalmente recepcionada pela Lei Maior.

O senador argumentou que o Poder Judiciário “não pode ficar à margem do controle social”, ressaltando que não há nele intenção de abolir a separação dos poderes, “princípio essencial da democracia brasileira”. “Ao contrário, consiste em medida destinada a aperfeiçoar os seus mecanismos”.

Em dezembro, a proposta de nova Loman encaminhada pelo STF ao Congresso traz aos contracheques adicionais e benefícios financeiros, os chamados penduricalhos, em vez de pedir aumento salarial. Os ministros do tribunal têm o maior contracheque do funcionalismo e uma elevação dos rendimentos impactaria, automaticamente, as contas de Estados e da União.

As críticas iniciais à minuta do novo Estatuto da Magistratura aumentaram nas últimas semanas depois que o ministro do STF Luiz Fux fez 73 sugestões de mudança no texto. Entre elas, a possibilidade de os juízes aumentarem o próprio salário sem o aval do Congresso, a retirada de poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a redução de punições a magistrados e a concessão de uma série de novos benefícios.

Com informações da Agência Senado

Terça-feira, 09 de junho, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário