Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

30 de setembro de 2015

FESTA DA LIBERDADE TERÁ ALVORADA FESTIVA E CORTEJO CULTURAL



Programação deste feriado começa pela manhã. À noite, os eventos continuam com o desfile pela avenida Alberto Maranhão, que apresentará ao público várias expressões da nossa cultura.
A programação deste feriado de 30 de setembro, data que marca os 132 anos da abolição da escravatura em Mossoró- RN, ocorrida em 1883, cinco anos antes da Lei Áurea, começa às 6h com uma alvorada festiva no Museu Municipal Lauro da Escócia e termina com o Cortejo da Liberdade. As atividades marcam também o encerramento da Festa da Liberdade.

A alvorada contará com apresentações culturais e memória de libertação dos escravos e ainda com a reinauguração do Panteão dos Abolicionistas, local onde são guardados os restos mortais de pessoas que contribuíram com a abolição em Mossoró. É uma forma de homenagear essas pessoas ilustres que foram importantes nesse capítulo da nossa história. “O panteão estará disponível para visitação no museu”, explicou a secretária municipal de Cultura, Isolda Dantas.

A solenidade também contará com descerramento da placa que nomeia a praça do museu como Praça Pastor Manoel Nunes da Paz e apresentações da Banda de Música Artur Paraguai e de seus convidados.

Após a cerimônia, os pesquisadores Geraldo Maia e Kyldemir Dantas conduzem uma roda de conversa na praça do museu sobre a libertação dos escravos no município com estudantes e público em geral.

À noite, a partir das 19h, na Avenida Alberto Maranhão, acontece o ponto alto da festa com o tradicional Cortejo da Liberdade. De acordo com informações da assessoria de imprensa, além do desfile cívico e militar, será realizado o Cortejo Cultural, que reunirá cerca de 500 crianças e adolescentes da rede de ensino municipal, estadual e equipamentos da Secretaria do Desenvolvimento Social.

Com o tema Cultura Popular na Feira Livre, o desfile levará para a avenida várias expressões da nossa cultura. “A feira livre apresenta um mostruário dos nossos costumes, crenças, características. A ideia é reunir no cortejo o artesanato, os folguedos populares, arte circense, literatura de cordel, sincretismo religioso e diversos elementos que marcam nossa cultura popular, nosso povo”, declara Joãozinho Escóssia, diretor-geral do Cortejo Cultural.
Fonte: Gazeta do Oeste online
Quarta-feira, 30 de setembro, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário