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2 de dezembro de 2015

MATERIAL ESCOLAR DEVERÁ FICAR 10% MAIS CARO EM MÉDIA, PREVÊ ASSOCIAÇÃO




O material escolar deve ficar, em média, 10% mais caro em 2016, segundo previsão da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae). A associação prevê que produtos fabricados no país, como caneta, borracha e massa escolar, podem ter aumento de até 12% e que os produtos importados, como mochilas, lancheiras e estojos, subirão de 20% a 30%.

Segundo a Abfiae, nos últimos 12 meses os itens de material escolar subiram, em média, 10% e a expectativa é que esse percentual se mantenha no ano que vem. A desvalorização do real, o aumento dos insumos e da mão de obra contribuem para o aumento. “O aumento será maior do que o dos anos anteriores, que tem ficado ligeiramente abaixo da inflação. Este ano será acima por causa da desvalorização do câmbio, que tem impacto em toda a cadeia produtiva”, diz o presidente da associação, Rubens Passos.

Segundo ele, tanto os importadores quanto a indústria nacional sentirão o impacto. A estimativa de redução nas vendas é 5% a 10% em relação a 2014.

Diante desse cenário, o presidente da associação recomenda aos pais e responsáveis que pesquisem bastante antes de comprar o material e que antecipem as compras. “Muitos lojistas compraram produtos no primeiro semestre deste ano ainda sem o aumento dos preços que ocorreu a partir de julho. Esses lojistas não sofreram com os aumentos e estão com preço médio melhor. Quanto mais conseguirem antecipar as compras, menores os preços”, explica.

O presidente da Associação de Pais e Alunos do Distrito Federal (Aspa-DF), Luís Claudio Megiorin, recomenda que os pais e responsáveis fiquem atentos à lista de material escolar. Pela  Lei 12.886/2013, as escolas não podem obrigar os pais a comprar material de uso coletivo como papel higiênico ou resmas de papel. “Só de observar a legislação que os protege, os pais poderão economizar de 30 a 40% no gasto com material escolar”, diz.

Outra dica de Megiorin é que os responsáveis expliquem às crianças e aos adolescentes as dificuldades econômicas pelas quais o país está passando e os incentive a escolher produtos mais baratos. “É um momento de aprendizagem de economia doméstica. Os pais devem ensinar que não darão um estojo novo, um mochila nova ou um caderno de uma marca mais cara porque a economia está difícil”.

Mariana Tokarnia

Quarta-feira, 02 de dezembro, 2015

30 de novembro de 2015

VOTO DE PAPEL NAS ELEIÇÕES 2016 VIRA PIADA NAS REDES SOCIAIS




O anúncio de que as eleições não serão feitas por urnas eletrônicas em 2016 tem causado furor nas redes sociais segunda-feira (30). O termo "Eleições 2016" foi um dos assuntos mais comentados, alcançando os Trending Topics do Twitter à tarde.

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União informou que o corte no orçamento do Judiciário "vai inviabilizar as eleições de 2016 por meio eletrônico". O documento, assinado pelos presidentes dos tribunais superiores, se refere ao contingenciamento que impedirá a utilização de R$ 1,7 bilhão do orçamento.

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que o corte "compromete severamente" os projetos dos triunais, incluindo as aquisições de novas urnas eletrônicas necessárias para a realização das votações do ano que vem.

Muitos eleitores usaram as redes sociais para criticar e também fazer piadas sobre a possível volta das cédulas de papel. 

(A/E)

Segunda-feira, 30 de novembro, 2015


PERDEU A BLACK FRIDAY? COMPRE COM DESCONTO NA CYBER MONDAY




Conhecida nos Estados Unidos por ser a segunda chance da Black Friday, só que exclusivamente online, a Cyber Monday chega ao Brasil nesta segunda-feira (30). Essa é a última grande data do ano antes do Natal. No País, o evento é organizado pelo Busca Descontos, também responsável pelo site BlackFriday.com.br e acontece oficialmente pelo site www.cybermondaybrasil.com.br.

A data foi criada em 2005 pela Federação Nacional de Comércio Americana, nos Estados Unidos para impulsionar ainda mais as vendas de final de ano no varejo, porém, no e-commerce. A Cyber Monday ocorre anualmente na primeira segunda-feira após o feriado de Ação de Graças, Thanksgiving em inglês, e logo depois do Black Friday. Cyber Monday é uma expressão em inglês que significa “Segunda-feira cibernética”, na tradução literal para o português.

Cyber Monday também é mobile


Segundo dados da consultoria comScore, em 2014, a Cyber Monday nos Estados Unidos ultrapassou a marca de US$ 2 bilhões em faturamento, enquanto a Black Friday no país foi responsável por R$ 1,5 bilhão em vendas. Como explica Juliano Motta, diretor geral da Cyber Monday Brasil, a força da data está na compra pela internet e mobile. “O consumidor está cada vez mais próximo da tecnologia. A possibilidade de pesquisar preços e ainda receber produtos em casa traz comodidade, que é algo cada vez mais procurado na rotina do brasileiro”, comenta.

A CyberMonday também é uma oportunidade para os varejistas investirem em estratégias mobile. Na CyberMondayBrasil.com.br, já será possível experimentar a compra por aplicativo em algumas lojas, como no caso do MagazineLuiza.com.br, que criou um novo app pensando em Black Friday e Cyber Monday. Quem comprar pelo app da loja ainda terá frete grátis até o final do ano, para todas as compras acima de R$ 99. A Kanui, outra parceira da data, ainda oferecerá 12% de desconto para as aquisições feitas pelo app.

Para receber todas as ofertas da data, basta se cadastrar no site da Cyber Monday Brasil. A inscrição ainda é personalizável e permite selecionar as lojas e categorias de interesse. Aqueles que se cadastrarem concorrem a uma viagem para Cancún, no México.

Além de MagazineLuiza.com.br e Kanui, participam também da CyberMondayBrasil.com.br: BestDay, Boticário, Dafiti, Lojas Colombo, Marisa, MSC Cruzeiros, Nike, Walmart.com.br e Zarpo.

Mercado Livre e Dell

O Mercado Livre também fará sua Cyber Monday. Neste dia 30, o site passa a oferecer novos descontos até as 23h59. Já na Dell, os descontos de até R$ 1,2 mil são válidos para notebooks, desktops, serviços e acessórios voltados a consumidores finais e pequenas empresas nos canais de atendimento direto da marca: loja online, Central de Vendas (0800 701 1268) ou pelo chat.

Fonte: Tribuna da Bahia

Segunda-feira, 30 de novembro, 2015