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13 de novembro de 2020

CORRIDA PELOS VOTOS DOS INDECISOS MOBILIZA RETA FINAL DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

 

Às vésperas dos pleitos municipais, marcados para domingo, candidatos a prefeito e a vereador lançam mão de redes sociais, ligações telefônicas e carreatas para ganhar o eleitorado ainda reticente sobre quem escolher

 

A 48 horas das eleições, os 19,3 mil candidatos a prefeito e 518,3 mil postulantes a vereador, nos mais de 5,5 mil municípios do Brasil, concentram as forças pelo voto dos indecisos. As principais investidas devem ocorrer pelas redes sociais, mas ligações telefônicas e carreatas fazem parte do arsenal de busca por votos.

 

De acordo com Melillo Dinis, analista do portal Inteligência Política, há uma expectativa de que, em alguns municípios, até 50% dos eleitores deixem para estas últimas horas a escolha do candidato a prefeito. No caso das vagas para as câmaras de vereadores, o número pode chegar a 70% de indecisos. “Por isso, os blocos de apoiadores lutarão, muito por meio das redes sociais e por telefone. A população pode esperar receber ligação, mensagem eletrônica e muita propaganda eleitoral nas redes sociais. Este momento é o sprint final, o esforço do candidato, de sua equipe e de partidos”, destaca.

 

Outra preocupação é convencer o eleitor a votar em plena crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. “A pandemia traz uma série de questões. Em São Paulo, houve crescimento na pressão nos hospitais, e muita gente vai deixar de votar. A minha expectativa é de que os dados de abstenção serão maiores”, ressalta. Maior cidade do país, a capital paulista tem cerca de 3% dos eleitores ainda indecisos, segundo pesquisa Ibope, divulgada na quarta-feira. Em um cenário em que o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), lidera com 32% das intenções de voto, os eleitores que ainda não definiram seu escolhido podem empurrar o pleito para o segundo turno. Atrás de Covas estão, embolados, Guilherme Boulos (Psol), com 13%; Celso Russomanno (Republicanos), 12%, e Márcio França (PSB), 10%.

 

A indecisão de eleitores, país afora, pode provocar resultados diferentes daqueles apontados por pesquisas eleitorais. “Estatisticamente, o voto do indeciso pode trazer surpresas para o resultado final. Muitas vezes, ele não decidiu em quem votar, mas sabe quem não quer que ganhe. Então, na última hora, pode alterar todo o cenário”, afirma o especialista em direito eleitoral Acácio Miranda.

 

Em Goiânia, o candidato do MDB, Maguito Vilela, lidera com cerca de 30% dos votos. Em seguida, aparece Vanderlan Cardoso (PSD), com pouco mais de 20% das intenções do eleitorado. Já os indecisos representam 14%. “Nesses cenários, os indecisos poderão representar a virada de um candidato ou a vitória de quem está na liderança. Em muitos casos, quem está na liderança nas pesquisas acaba levando uma vantagem na hora de ganhar voto desse eleitorado”, ressalta Miranda.

 

Marqueteiros da campanha do deputado federal Bacelar (Podemos-BA), que tenta a Prefeitura de Salvador, Marcos Brazão e Vitor Hugo Machado apontam as redes sociais como fundamentais para o momento. “Apostamos no alcance e no engajamento das mensagens, propostas e apresentação do plano de governo. Sempre valorizamos a mídia digital, mas a pandemia potencializou isso. Os eventos permitidos pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), como carreatas e reuniões virtuais, também estão na agenda das próximas 48 horas.”

 

Candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo PT, Benedita da Silva apostará no corpo a corpo. “Para nós, do PT, a única estratégia que existe nas últimas 48 horas da eleição é rua, rua e mais rua. É o corpo a corpo com o eleitor e a eleitora, com a população das favelas e periferias que decidem na última hora em que vão votar”, diz.

 

O deputado federal Vincetino Júnior, presidente regional do PL em Tocantins, acredita nas redes sociais como impulsionadoras, mas está rodando o estado para apoiar as mais de 50 candidaturas a prefeito da região. Para ele, o mais importante é o postulante ser claro e propositivo. “O povo anda desconfiado com a classe política. As pessoas estão receosas de sair de casa para dar o voto. Se não for transparente, propositivo e objetivo, o eleitor não sai de casa”, argumenta.

 

Nem sempre, porém, candidatos se sentem à vontade para revelar as estratégias voltadas a estes dois dias. A equipe da candidata do PT à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, disse que não comentará as ações, “fundamentais para este final de campanha”. Já o candidato a prefeito de Manaus, Romero Reis (Novo), confia na sua participação no último debate de tevê, que seria realizado ontem, para convencer os indecisos. Ele se inspira na experiência do atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema, da mesma legenda, que, em 2018, conseguiu crescer nos debates televisivos e saiu das últimas colocações nas pesquisas eleitorais para o segundo lugar no pleito, com 44,73% dos votos.

*Correio Brasiliense

Sexta-feira, 13 de novembro, 2020 ás 11:30  


 

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