Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

22 de janeiro de 2018

Regras que endurecem funcionamento de partidos estão em análise no Senado




Um projeto que está em pauta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no Senado tenta aumentar a transparência e endurecer as regras de funcionamento dos partidos políticos. De autoria do senador licenciado Ricardo Ferraço (PSDB-ES), o projeto de lei estabelece normas de compliance – ou seja, um conjunto de regras – para as siglas, o que já é praticado em empresas no combate de atos ilícitos.

O texto altera a Lei dos Partidos, de 1995, que prevê a criação de códigos internos de conduta, programa de auditoria e ferramenta de gestão dentro das legendas. De acordo com o texto, as siglas devem responder direta e objetivamente pela prática de atos contra a administração pública cometidas por seus membros, que também podem ser punidos.

“Se o legislador brasileiro entendeu possível legislar sobre o funcionamento interno de uma empresa privada para coibir sua participação em atos ilícitos contra a Administração Pública, com muito mais razão pode fazê-lo com relação aos partidos políticos, entes cuja íntima relação com a formação do Estado e própria existência do regime democrático é evidente a todos”, declarou Ferraço.

O relator do projeto, o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) já declarou o voto favorável à matéria. Para Anastasia, a adoção de compliance pode e deve ser considerada uma manifestação de boa vontade da direção partidária diante das necessidades de transparência e publicidade.

“Por fim, a aplicação das regras de compliance pode revelar a disposição do Congresso Nacional de atualizar as normas aplicáveis à espécie contribuindo para que os partidos políticos, instituições fundamentais da democracia, até porque detentoras do monopólio da representação, possam voltar a merecer o devido respeito por parte da sociedade brasileira”, avaliou o relator.

Segunda-feira, 21 de janeiro, 2018 ás 11hs30

Nenhum comentário:

Postar um comentário