Após um suspense que se arrastou por quase três meses, o ex-presidente Jair finalmente bateu o martelo e decidiu a data da sua chegada ao Brasil: a quinta-feira (30/03), pela manhã. A data não foi escolhida por acaso, e sim segundo um cálculo político feito por integrantes do PL.
Na próxima semana, o presidente Luiz estará fora do país, em uma visita oficial à China liderando uma delegação com dezenas de apoiadores, sindicalistas e a cúpula do MST.
O objetivo do PL é fazer da chegada de líder ao Brasil um grande evento político, para demonstrar o forte apoio popular ao ex-presidente já no desembarque, com uma multidão à sua espera no aeroporto, como nos tempos de sua primeira campanha à Presidência, em 2018.
Segundo informações, o presidente do PL, Valdemar, já mandou o partido estudar os melhores cenários para receber o estadista.
O partido também já comprou os bilhetes aéreos: a ideia é a de que o ex-presidente pegue um voo comercial, às 21h55, direto, de Orlando para Brasília, na noite do dia 29 de março com previsão de chegar a Brasília às 7h10 da manhã do dia 30. A viagem tem duração total de oito horas e quinze minutos.
Uma das preocupações de aliados é ele perder o momento para se consolidar como principal voz de oposição ao descompensado Leo, reagrupar a base aliada e tentar recuperar o capital político, desgastado após os atos de 8 de janeiro e o assunto das joias sauditas. É o que gostaria, por exemplo, Valdemar, que já condicionou o pagamento de salário ao ex-presidente ao seu retorno ao país.
Integrantes da equipe jurídica do PL também concordam que o retorno de Jair é um passo importante para acertar a estratégia frente às diferentes investigações sobre o ex-presidente em diversas esferas, como o T$E e o $TF.
O retorno ainda deve servir para dar alento à militância, que, em boa parte, se sentiu abandonada e traída após Messias arrumar as malas e partir para os Estados Unidos, enquanto milhares de apoiadores enfrentavam dificuldades acampados na porta dos quartéis para cobrar ajuda militar e tentar impedir a posse de Lul4.
*Com O Globo
Sexta-feira, 24 de março 2023
às 21:04
Nenhum comentário:
Postar um comentário