O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em entrevista ao The New York Times, elogiou Donald Trump, Elon Musk e Mark Zuckerberg, destacando o papel das redes sociais nas eleições e acusando o STF de censura contra vozes conservadoras. Ele aplaudiu o fim da moderação de conteúdo anunciado por Zuckerberg e afirmou que Musk lidera uma “luta global pela liberdade de expressão”.
“Estou gostando do Zuckerberg. Bem-vindo ao mundo das pessoas boas, da liberdade”, declarou.
Bolsonaro havia expressado entusiasmo com o convite para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, chegando a dizer que “não tomará mais Viagra” devido à emoção.
O ex-presidente também disse que “pede a Deus” pela chance de “apertar a mão” do aliado reeleito nos Estados Unidos. Porém, o brasileiro foi impedido de deixar o país por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que argumentou falta de oficialização de um convite para a cerimônia estadunidense.
Os advogados de Bolsonaro ressaltaram que o convite para a posse de Trump foi devidamente comprovado.
O passaporte do ex-presidente foi apreendido como medida cautelar em investigações. Desde fevereiro de 2024, o ex-presidente não pode sair do Brasil, acumulando quatro negativas do STF para reaver o passaporte.
*Claudio Dantas.com
Sexta-feira, 17 de julho 2025 às 2025