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21 de junho de 2011

PROGRAMA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR ATENDE 70 PACIENTES


Os doentes recebem tratamento integral em sua própria residência com várias.

Criado na gestão do prefeito Geraldo Messias, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria da Atenção Primária, o programa Assistência Domiciliar atende atualmente a 70 pacientes com a visita permanente de médico fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiras e assistentes. 

Além das visitas, fornecimento de medicamentos e insumos, usados no tratamento o programa conta com o apoio direto do Samu, Resgate Municipal, Hospital Municipal Bom Jesus, Policlínica e PSFs para atendimentos emergenciais. 

A Secretaria de Saúde disponibiliza ainda um veículo para efetivação das visitas diárias a esses pacientes, geralmente vítimas de acidentes automobilísticos, disparos de arma de fogo, doenças crônicas, entre outras cuja assistência pode ser feita na casa do paciente.

O prefeito Geraldo Messias afirma que este programa é de suma importância para os pacientes. “Essas pessoas recebem total assistência visando sua recuperação. Além de evitar a locomoção do paciente, diminui também fluxo de atendimento no Hospital Bom Jesus e na Policlínica”.

A hospitalização em domicílio é uma alternativa assistencial  capaz de oferecer cuidados médicos e de enfermaria, de caráter hospitalar aos pacientes em suas casas, quando já não precisam de toda a infraestrutura hospitalar, mas ainda requerem atenção e assistência completas", afirmou o secretário de saúde Válber Tavares.

A enfermeira, Aurivânia Rocha, acompanha os pacientes do programa juntamente com a técnica em enfermagem Cláudia Patrícia. Elas relatam que o trabalho exige acima de tudo “dedicação e amor pelo o que fazemos. Temos de enfrentar as adversidades e levar aos pacientes além de cuidados, a fé e a esperança de novos dias”.

O pedreiro, Vilmar Martins de Lima, 32 anos, teve sua vida profissional interrompida há três meses. Ele trafegava em seu veículo pela cidade de Águas Lindas quando se envolveu em um acidente. Seu carro capotou por várias vezes, próximo a passarela do Tático. Vilmar quebrou a coluna vertebral ficando paraplégico.

Hoje eu agradeço a Deus e ao nosso prefeito por oferecer assistência médica em minha própria casa, no seio de minha família”, desabafa Vilmar. Por ficar muito tempo deitado Vilmar apresentou ferimentos na coluna que requer atendimento especial.

Luis Carlos dos Santos, 20 anos, foi vítima de disparo de arma de fogo aos 14 anos. Com isso, a coluna do jovem ficou comprometida e com a ajuda da mãe e da Assistência Domiciliar, Luis tenta se reabilitar. Ele recebe a visita diária das enfermeiras e duas vezes por semana é examinado por um fisioterapeuta.

Luís fica a maior parte do tempo deitado, mas ainda continua com a esperança de ter uma vida normal novamente.

Texto e fotos: Alberto Pessoa
Terça – feira 21/06/2011 ás 18h05

20 de junho de 2011

ÓRGÃO REGULADOR DA INTERNET APROVA CRIAÇÃO DE ENDEREÇOS '.QUALQUERCOISA'


Iniciativa permitirá trocar '.com' por domínios genéricos próprios.
Organização começará a aceitar solicitações a partir de janeiro de 2012.


Decisão foi tomada durante encontro em Cingapura (Foto: Roslan Rahman/AFP)

A decisão, considerada um marco na história da internet, foi anunciada pela ICANN através de um comunicado emitido ao fim da reunião que seu conselho de administração realizou em Cingapura. Durante o encontro, 13 membros votaram a favor da medida, um contra e dois se abstiveram.

"ICANN abriu o sistema de endereços da internet às ilimitadas possibilidades da imaginação humana. Ninguém pode prever onde esta histórica decisão nos levará", disse o presidente e chefe-executivo da organização, Rod Beckstrom.

A ICANN é a organização responsável internacionalmente por atribuir espaço de endereços numéricos do protocolo de internet (IP), identificadores de protocolo e das funções de gestão do sistema de nomes de domínio de primeiro nível genéricos (gTLD) e de códigos de países (ccTLD), assim como da administração do sistema de servidores raiz.

A organização começará a aceitar aplicações de solicitação para os novos domínios gTLD a partir de janeiro de 2012. Até o momento se empregam 22 domínios gTLD e cerca de outros 250 nacionais, como é o caso do '.br' para o Brasil e '.uk' para o Reino Unido.

Segunda – feira, 20/06/2011 12h08
Postado pela redação

19 de junho de 2011

INMETRO AVALIA QUALIDADE DA BANDA LARGA NO BRASIL


 Rodolfo Sabóia

Todas as operadoras avaliadas apresentaram problemas. Contrato foi quesito com maior número de irregularidades.

Se você nunca mais ouviu a "musiquinha" da conexão telefônica, é provável que você já tenha em casa uma internet de banda larga, criada para enviar e receber dados em alta velocidade.

O problema é que às vezes, essa internet rápida... não é tão rápida assim. Por isso, o Inmetro decidiu testar a qualidade dos serviços de banda larga mais usados nas três capitais com o maior número de assinantes.

Há uma demanda grande da sociedade, um número alto de reclamações e o Inmetro decidiu partir para essa avaliação”, diz Rodolfo Sabóia, chefe da divisão de telecomunicações do Inmetro.

A análise foi feita em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, e o Comitê Gestor da Internet, que monitora o funcionamento da rede no nosso país.


Quando a banda é de maior velocidade você realmente consegue fazer vídeo-chamada, acessar páginas na internet de maneira muito rápida, você consegue entrar nas redes sociais.

O Inmetro, antes de mais nada, avaliou a velocidade oferecida pelas operadoras. E nesse quesito fundamental, todas foram aprovadas: GVT, em Belo Horizonte, Velox, da Oi, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, Speedy, da Telefônica, em São Paulo, e Virtua, da Net, nas três cidades testadas.

Todos os provedores também passaram nos testes de latência, que é o tempo de resposta a qualquer solicitação que você faça pela rede, e de avisos de endereços inexistentes sem desvio para propaganda.

Mas em três quesitos, as operadoras testadas apresentaram problemas. Primeiro, quanto à disponibilidade da banda larga. Ou seja, o tempo total em que internet está de fato funcionando na sua casa.


Existem sites independentes que avaliam na hora - e de graça - a qualidade da sua conexão. 



O contrato foi campeão de irregularidades entre os provedores de banda larga. E nesse quesito, o da análise contratual, o Inmetro encontrou problemas em todas as operadoras. “A empresa deve fornecer o contrato ao usuário. Isso é um direito do usuário é um dever da prestadora”, explica Fábio Mandarino, gerente de regulamentação da Anatel.

Só que, na prática, o consumidor precisa vasculhar o site da operadora para ter acesso ao contrato. E tem mais. Os contratos feitos com os consumidores são muito desproporcionais. Eles não têm garantias mínimas de qualidade do produto que estão comprando.


Outra irregularidade, segundo o Inmetro: nenhuma empresa provedora de banda larga garante em contrato a totalidade do serviço que promete. Isso vai contra o código de defesa do consumidor. O Velox, da Oi, por exemplo, diz que não se responsabiliza por alterações de velocidade na conexão.


O Inmetro procurou as empresas testadas para cobrar explicações:

- A GVT informa que não identificou falhas significativas em seu serviço de banda larga, mas diz que já fez algumas modificações nos contratos.

- A Oi, responsável pelo Velox, também afirma que vai fazer alterações nos contratos com seus assinantes.

- A Net, que oferece o Virtua, atribui as irregularidades técnicas a fatores como manutenções e furtos de cabos. E alega que o consumidor é previamente informado sobre o serviço contratado.

- E a Telefônica, responsável pelo Speedy, contesta a análise contratual feita pelo Inmetro e diz que seu serviço respeita o código de defesa do consumidor.

“É importante esclarecer, tem que ser informado no contrato, a velocidade que o usuário contratou e que deverá experimentar”, alerta Mandarino.

Diante do resultado do teste, a Anatel anuncia que está elaborando um novo e mais rígido regulamento de controle de qualidade do serviço e informa que os consumidores que se sentirem lesados devem procurar a agência.

Os telefones de contato da Anatel são 1331 e 1332
Domingo 19/06/2011 ás 22h,05
Postado pelo Editor. 

POLÍCIA CIVIL APURA DENÚNCIA CONTRA SERVIDOR DA ADMINISTRAÇÃO DE TAGUATINGA


A Divisão Especial de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Decap) da Polícia Civil abriu uma nova frente de investigação para apurar a participação de um servidor ligado ao deputado distrital Benedito Domingos (PP) em suposta cobrança de propina na Administração de Taguatinga.

O inquérito foi aberto com base no depoimento de um empresário envolvido nas denúncias de fraude em licitação e formação de quadrilha para a ornamentação do Natal de 2008.

Anderson José da Cunha, dono da AL. Cunha Engenharia Ltda., contou em depoimento que sofreu extorsão de um funcionário da administração, conhecido como “Geraldão”.

 Segundo a testemunha, quando ele ia a órgão, era abordado por Geraldão, o suposto responsável pelas licitações, que teria se tornado chefe de gabinete de Benedito.

Na versão de Anderson, Geraldão afirmava que o empresário deveria colaborar na campanha do distrital com uma contribuição que denominava “beneficência”, dando a entender que seria necessário pagamento de propina.

 Na gestão de Benedito como administrador regional de Taguatinga — entre 2007 e 2008 —, Anderson conseguiu um contrato para recuperar a Praça do Relógio, no centro da cidade.

Mas no depoimento ao delegado-chefe da Decap, Flamarion Vidal Araújo, ele disse que foi ameaçado de não receber o pagamento pelo serviço prestado, caso não colaborasse com uma taxa a título de “bonificação política”.

 Em um trecho do depoimento, Anderson relatou: “Geraldão esclareceu ‘olha, a política está aí, nós precisamos reeleger o deputado, para isso precisamos de um caixa, por isso precisamos de sua contribuição. Se você não pagar, sofrerá as sanções”.

Fonte: Correio Brasiliense
Domingo: 19/06/2011ás 21h:22

PPA PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS VAI PRIORIZAR INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.


Brasília – O eixo de desenvolvimento do Plano Plurianual (PPA) dos próximos quatro anos (2012-2015) vai focar a manutenção do desenvolvimento econômico e o combate à pobreza. 

Para o cumprimento das metas estabelecidas, o governo federal  estipulou como prioridade o investimento em educação, ciência e tecnologia. Segundo a secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Lúcia Falcon, a peça vai reafirmar algumas conquistas que o país teve nos últimos anos e avançar um pouco mais.

Vamos avançar um pouco mais. A ideia é consolidar esse processo de desenvolvimento, apoiado no nosso mercado interno, em um papel soberano independente no mundo. Defendendo direitos humanos e muito preocupado com equidade, o combate à pobreza e o enfrentamento da pobreza extrema. Para dar sustentação a esse processo, a gente sabe que se não tiver educação, ciência e tecnologia não é possível”, afirmou.

O PPA fixa diretrizes, objetivos e metas para as despesas de capital e despesas de duração continuada dos quatro anos seguintes ao início do mandato presidencial.

Para Lúcia, sem desenvolvimento tecnológico o país fica “obsoleto”, o que pode prejudicar a forte posição econômica que o Brasil alcançou nos últimos anos. “Em breve, nossas indústrias vão ficar obsoletas, vamos ter que importar de novo e, aí, continua a dependência. Queremos dar mais uma coluna nessa construção, que seria o pilar do desenvolvimento humano, das pessoas e do desenvolvimento tecnológico. É um suporte para que continue o crescimento econômico”, completou.

Domingo, 19/06/2011 – 19h:30
Editado e postado pela Redação