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6 de novembro de 2013

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA LANÇA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR




Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os direitos e deveres de cada um na hora de adquirir produtos e serviços, a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, lançou ter-ça-feira (5/11) uma campanha voltada prioritariamente para a chamada nova classe média, segmento que atualmente corresponde a mais de 50% da população brasileira. Com o lema "Você sabe o valor do seu dinheiro", a campanha é a primeira iniciativa nacional de conscientização sobre o tema. Segundo o ministério, o custo total foi estimado em R$ 9 milhões, incluídos gastos com produção e divulgação. 

Embora a campanha tenha sido oficialmente lançada nesta terça-feira, desde domingo (3/11), algumas emissoras de TV estão apresentando um vídeo institucional de 30 segundos. Em breve, peças publicitárias serão divulgadas também nas rádios e adesivos com a frase "Direitos do Consumidor: Eu dou Valor" serão distribuídos a lojistas interessados em aderir à campanha. Banners e painéis publicitários serão instalados em diversas cidades, estimulando as pessoas a se informar sobre seus direitos e a conhecer o Código de Defesa do Consumidor, em vigor desde 1990. Como parte da campanha, o ministério já disponibiliza uma página com informações e dicas para os consumidores em seu portal.

Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a atenção aos direitos do consumidor é prioridade para o governo federal, mas não se pode falar em satisfação das necessidades sem que as pessoas conheçam seus direitos. Por isso, é que se dá mais amplitude à questão dos direitos do consumidor, em um país que consome cada vez mais, disse ele.

"Quanto mais pessoas saem da linha da miséria, mais entram na esfera de consumo, e mais essa questão dos direitos acaba sendo colocada com uma nova dimensão para a sociedade." Cardozo destacou o caráter educativo da campanha, que levará informações a localidades ainda não atendidas por órgãos de proteção ao consumidor, como os Procons.


Desde 2004, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) registrou mais de 9 milhões de queixas de consumidores. "Fica difícil avaliar se é pouco ou muito, já que, até 2004, não tínhamos dados [para comparação] e também porque ainda não temos Procons em todas as cidades e nem todos os existentes estão integrados [ao sistema]", disse a secretária. Segundo Juliana Pereira, todas as políticas públicas de defesa do consumidor levam em conta as queixas recebidas pelo Sindec.

Entre os setores que mais geram reclamações estão telefonia celular, cartões de crédito e sistema bancário. Quanto aos produtos, muitas das insatisfações são causadas pela falta de assistência técnica e de peças de reposição e pela demora no atendimento.

Alex Rodrigues - Agência Brasil

Quarta-feira, 06 de novembro 2013.

5 de novembro de 2013

PREFEITO HILDO VISITA OBRAS DA CRECHE DO JARDIM SANTA LÚCIA




Na manhã de terça-feira (05/11), o prefeito Hildo do Candango acompanhado pelo secretário de Educação Silvério Correa, visitou a obra da Creche do Proinfância Tipo B, localizada no Jardim Santa Lúcia.

O prefeito afirmou que as obras estão em fase final de acabamento, e até o final de novembro estará pronta. Para ele, essa é uma obra de grande importância para a comunidade, já que vai atender 240 crianças da região.

“Veja quantas famílias serão beneficiadas, as mães vão deixar seus filhos em tempo integral e poderão trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que seus pequenos estão em ótimas mãos”, argumentou o prefeito.

Hildo falou ainda que as instalações do prédio são de primeira qualidade, salas amplas, tudo planejado para oferecer às crianças e funcionários um local para convivência e aprendizado adequados.

O secretário de Educação Silvério Correa, informou que todo o material para a creche já foi licitado, e em janeiro estará tudo pronto para receber as crianças da região.

A creche vai atender crianças de 03 à 05 anos de idade, onde receberão toda atenção necessária para crescer, se desenvolver. Além do lazer e da alfabetização.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Terça-feira 05 de novembro 2013

HILDO VISITA PROJETO MEU BAIRRO NO JARDIM SANTA LÚCIA



 
O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, esteve na manhã desta terça-feira (05/11) na Escola Municipal Santa Lúcia, em visita ao projeto Meu Bairro, implantado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, que visa à alfabetização de crianças até o terceiro ano.

As crianças do Jardim Santa Lúcia foram as primeiras a serem beneficiadas com o projeto em atividade nas escolas do município. Hildo estava acompanhado do secretário de Educação, Silvério Correa, da diretora da escola Dannielly Fátima de Azevedo, coordenadores e professores.

Desenvolvido com bastante êxito nas turmas de 1º a 3º Anos das escolas municipais de Águas Lindas e como parte das atividades em classe, os alunos escreveram uma carta ao prefeito Hildo, que respondeu e leu pessoalmente aos estudantes.

“A professora de vocês também já esteve aí no lugar do aluno. Mas a sua dedicação, seu compromisso em cumprir com atenção os seus deveres,  fizeram com que ela agora seja a professora. Vocês alunos, devem seguir o bom exemplo da professora  na sua vida estudantil”, desabafou o prefeito.

Hildo disse ainda que continuará a luta pela garantia dos direitos daqueles pequenos cidadãos com a execução de obras importantes naquele bairro e que possam favorecer a melhoria na qualidade de vida de todos os moradores.

O Projeto Meu Bairro faz parte do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), cujo convênio firmado entre o Governo Federal e Municipal, beneficiando as crianças do Ensino Fundamental, no eixo temático “Meu Bairro” e o “Cotidiano”.

O Pnaic em Águas Lindas atualmente atende 289 professores alfabetizadores, distribuídos em  nove turmas de 1º ano, 4 turmas de 2º ano e 2 turmas de 3º ano, tendo como coordenadora  a professora Cleonice Oliveira Maia.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Terça-feira 05 de novembro 2013



HILDO DO CANDANGO SE ENCONTRA COM MORADORES DO BARRAGEM VI



Na última segunda-feira (04/11), os moradores do Jardim da Barragem VI realizaram uma manifestação pacífica afim de chamar a atenção dos governantes, por conta disso, o prefeito Hildo do Candango fez questão de comparecer no local para ouvir os moradores e líderes do setor na manhã de hoje (05/11).

Hildo do Candango, acompanhado pelo chefe de gabinete Rubens Cardoso e pelo secretário de Obras Vicente Manoel, ouviu atentamente todos os anseios da população que pede melhorias para o setor, asfalto, transporte público e segurança.

O prefeito agradeceu aos presentes pela confiança depositada nele e em seu governo. “Vocês podem ficar tranquilos que o asfalto vai chegar aqui, porém como sabem tudo precisa de planejamento, e as obras tem que começar de cima para baixo, e até o momento o Barragem V foi asfaltado, agora o Barragem VI será o próximo, tenham paciência”.

Aos moradores, Hildo disse que amanhã (06/11) as máquinas estarão no bairro para arrumar a avenida principal, e em seguida nas ruas residênciais. “Assim que acabar a época chuvosa, a avenida principal receberá o asfalto quente”.

Quanto à questão do transporte público, o prefeito garantiu que vai se reunir com os reponsáveis pelas empresas de ônibus e microônibus para verificar o que está acontecendo e assim solucionar o problema.

Já em relação à segurança, Hildo disse que também vai pedir uma atenção maior ao Comando da Polícia Militar, para que intensifique as ações no bairro. “Com a terraplanagem que será feita nas ruas agora, a segurança também vai aumentar, por conta do fácil acesso das viaturas que realizam o patrulhamento”, completou.

Os moradores saíram da reunião satisfeitos com as explicações do prefeito e convictos que o bairro receberá as melhorias prometidas.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Terça-feira 05 de novembro 2013