Sérgio Moro (União-PR) obteve as 27 assinaturas necessárias para desarquivar uma proposta de PEC no Congresso que obriga o presidente da República a escolher para o cargo de procurador-geral da República um indicado da lista tríplice encaminhada pelo órgão.
A PEC de autoria do agora ex-senador Lasier Martins (Podemos-RS) foi apresentada em 2018, mas a sua apreciação não teve desfecho até o fim da legislatura passada. Agora desarquivada, a proposta volta a ser discutida pelos parlamentares. Caso seja votada e aprovada, representará uma pedra no caminho do atual governante.
O presidente sinalizou recentemente que deve escolher um nome fora da lista tríplice da PGR para suceder a Aras, cujo mandato termina em setembro deste ano.
Moro conseguiu ainda assinaturas para desarquivar outras cinco propostas legislativas, entre elas a que proíbe a concessão de indulto a condenados por crimes hediondos ou lavagem de dinheiro e também a que criminaliza o caixa 2 e prevê responsabilização de partidos em casos de corrupção.
Além disso, há suas próprias propostas, como a que considera como terrorismo determinados crimes graves cometidos pelas facções organizadas.
*Veja
Quinta-feira, 06 de abril 2023
às 12:51
Nenhum comentário:
Postar um comentário