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31 de outubro de 2013

RIO: OPERAÇÃO CAPA PRETA 2 CUMPRE 23 MANDADOS DE PRISÃO CONTRA MILICIANOS




Pelo menos dez pessoas foram presas, quinta-feira (31/10), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, durante uma ação conjunta da Policia Civil e do Ministério Público estadual. O objetivo da operação Capa Preta 2 é cumprir 23 mandados de prisão preventiva contra milicianos do município. Os suspeitos são acusados por formação de quadrilha armada para a prática de crime hediondo.

Entre os mandados de prisão expedidos pela 2ª Vara Criminal de Comarca de Duque de Caxias, sete são contra policiais militares, cinco ex-policiais militares, dois fuzileiros navais da Marinha, um ex-policial civil e um ex-vereador do município da Baixada Fluminense.

A Secretaria de estado de Segurança Pública (Seseg) informou que essa é uma das mais violentas milícias do estado. Ainda segundo a secretaria, as investigações mostraram que a quadrilha é responsável por homicídios, ocultação de cadáveres, tortura, lesões corporais, extorsões e ameaças.

Os milicianos atuam na cobrança de taxas para serviços clandestinos de segurança, venda de cestas básicas com valores elevados, tráfico de armas de fogo, agiotagem, exploração da distribuição ilícita de sinal de TV a cabo e internet, exploração de jogos de azar, prestação de serviços de transporte coletivo alternativo e a venda ilegal de botijões de gás.

De acordo com as investigações, a quadrilha atua no município desde 2007, nos bairros de Pantanal, Parque Fluminense, Parque Muisa, São Bento, Pilar, Vila Rosário, Vila São José, Parque Suécia, Lote XV, Sarapuí, Vila Guaíra, Jardim Leal e Gramacho.

A primeira operação Capa Preta aconteceu em 2010, quando policiais civis agiram no município de Duque de Caxias para desarticular uma quadrilha de milicianos. Todas as testemunhas de acusação do processo foram assassinadas, exceto o delegado titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE), Alexandre Capote.

A operação Capa Preta II conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), ambos do Ministério Público do estado, da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Secretaria de Estado de Segurança Pública, da Coordenadoria de Inteligência e da Corregedoria, ambas da Polícia Militar.

Da Agência Brasil

Quinta-feira 31 de outubro 2013

30 de outubro de 2013

GOVERNO DE ÁGUAS LINDAS CONTINUA COM ATENDIMENTOS OFTALMOLÓGICOS AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL






A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, juntamente com as Secretarias de Educação e de Saúde, continua proporcionando atendimento oftalmológico aos pais e alunos da rede municipal de ensino em parceria com o Sistema Único de Saúde por intermédio do programa Ouvidor SUS nas Escolas.

De acordo com o prefeito Hildo do Candango, que esteve presente nas primeiras consultas, a proposta é alcançar o máximo possível de pais e alunos das escolas municipais. “Nosso objetivo através deste programa é levar atendimento oftalmológico não somente aos alunos, mas também os pais, que fazem parte diretamente da vida escolar dos filhos e merecem receber tais benefícios”, completou.

A nova remessa de atendimentos se iniciou no último dia 21 de outubro e seguirá até o dia 03 de dezembro. Os secretários de Educação Silvério Correa e de Saúde Willem Madison, unidos em prol de uma melhor educação afirmam que os projetos não param por ai. As escolas municipais estão recebendo ainda atendimento odontológico, onde um ônibus denominado Odontobus fica estacionado por uma semana em cada unidade proporcionando consultas odontológicas e realizando procedimentos diversos.  

Este é mais um avanço do governo municipal em beneficio aos milhares de alunos da rede pública.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Quarta-feira 30 de outubro 2013

PREFEITO HILDO PARTICIPA DE COMEMORAÇÃO AO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO EM ÁGUAS LINDAS



Na manhã da terça-feira (29/10), o prefeito de Águas Lindas de Goiás Hildo do Candango prestigiou a confraternização em comemoração ao dia do Servidor Público especialmente o do Agente de Combate a Endemias (ACE).

A confraternização foi marcada por um clima de descontração e reflexão acerca da importância e valor que o ACE e todos os servidores têm para proporcionar uma melhor qualidade de vida na área da saúde para a população.

De acordo com o prefeito Hildo do Candango, os servidores da administração municipal, seja qual for sua lotação, atuam de forma imprescindível para o bom funcionamento das mais diversas áreas da municipalidade. O prefeito aproveitou o ensejo para parabenizar a todos os servidores, “quero parabenizar de forma muito especial os Agentes Comunitários de Saúde que prestam um serviço de suma importância para a nossa cidade no enfrentamento direto principalmente contra a dengue para proporcionar mais tranqüilidade à população”, afirma o prefeito.

Atualmente existem 89 servidores lotados no órgão sob a responsabilidade do coordenador de endemias Lourisvan Santiago Martins, que é assessorado por 7 supervisores. De acordo com o coordenador, em janeiro do presente ano 35 agentes foram nomeados para desempenhar funções de campo no combate principalmente ao Aedes Egypt, mosquito que contaminado transmite aos humanos o vírus da dengue. Dentre as conquistas estão um veículo Gol que esta semana foi recebido pelo prefeito Hildo do Candango e será direcionado ao órgão e o conserto de todas as viaturas que compõe a frota.

Participaram da confraternização o secretário municipal de saúde Dr. Willem Madison, o diretor de atenção em saúde Euder Vieira, o coordenador de atenção em saúde bucal Tiago Eloy, o suplente de deputado distrital Guarda Jânio e representando a Câmara Municipal de Vereadores esteve o vereador Evandro da Educação e sua esposa Andréia Araújo.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Quarta-feira 30 de outubro






29 de outubro de 2013

ALENADRA, SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL, FOI DESTAQUE NA POSSE DA NOVA DIRETORIA DA AMAB.



                             GIM - ALEANDRA E HILDO DO CANDANGO

Na manhã de 23 de outubro, o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango foi empossado como o novo presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB). O evento contou com a presença da secretaria de ação social Aleandra de Sousa, do senador Gim Argello e de muitas outras autoridades.

Foi notório que Aleandra com seu carisma e atenção com os presentes viesse a ser um dos destaques do evento juntamente com o senador gim e o novo presidente que tomava posse.

O novo presidente Hildo do Candango em sua fala agradeceu a Deus pela chance de presidir a AMAB. “Para mim é uma honra suceder o Zé Neto, um homem ousado e com coragem, inclusive fazendo greve de fome para quebrar o monopólio das empresas do transporte público de Planaltina”,disse. 

Já o senador Gim Argello falou das inúmeras conquistas para a Região Metropolitana, segundo ele o Distrito Federal tem que ajudar ainda mais essa região. A distrital Celina Leão, afirmou que existe uma grande expectativa sobre a gestão. “Todos contam com você Hildo, com sua experiência para dar novos rumos nessa entidade”, concluiu.

Aleandra destacou que é muito importante pela primeira vez um prefeito de Águas Lindas a assumir a presidência da AMAB, é através desse evento que nossa cidade passa a se integrar de forma mais consistente com os municípios do entorno do Distrito Federal com o mesmo proposito, o desenvolvimento da região.

Da redação, com informações da ASCOM

Terça-feira 29 de outubro

INSPEÇÃO DO CNJ MOSTRA LENTIDÃO NOS PROCESSOS DO TRIBUNAL DE GOIÁS



Inspeção realizada pelo CNJ no Poder Judiciário de Goiás mostra atraso em conclusão de processos
Processos na Contadoria Judicial: cálculo de valores demora em média seis meses

Quase um ano depois da inspeção realizada no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou, na semana passada, o relatório dos trabalhos. Muitas das dificuldades e deficiências, apontadas em um documento de 393 páginas, persistem e não há perspectiva de que sejam corrigidas para atingir a curto prazo a situação ideal. A principal delas, que causa problemas mostrados pelo POPULAR em diversas reportagens, é a discrepância entre o número de servidores no primeiro e no segundo grau. Enquanto cada desembargador tem em seu gabinete 14 auxiliares, há casos de juízes com apenas 4 servidores, dos quais 2 escreventes.

Mesmo com maior número de assistentes – em geral, são dez escreventes em cada gabinete de desembargador, que fazem as minutas de processos –, os inspetores encontraram processos parados há mais de cem dias. No documento, há a observação de que cada um dos gabinetes de competência cível recebeu, em média, nos últimos três meses (agosto, setembro e outubro de 2012), 200 processos por mês – média de 20 processos por servidor.

O CNJ estabeleceu prazo de 30 dias para que os gabinetes apresentem um cronograma para regularizar a prestação jurisdicional. “Acrescente-se que o número de servidores a serviço do segundo grau torna injustificáveis atrasos dessa ordem”, diz o relatório. No primeiro grau também foram encontrados processos parados há mais de cem dias, o que contraria resolução do CNJ. Na 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Goiânia, por exemplo, do acervo de 59.274 processos, 29.139 estavam nessa situação. A unidade tinha seis servidores na época da inspeção.

Um dos órgãos do TJ-GO inspecionados foi a Contadoria Judiciária, para onde são mandados os processos que precisam de cálculo oficial. Há 8 servidores para dar andamento a mais de 15 mil processos, o que equivale a 1.875 processos por servidor. Além disso, eles contam com apenas cinco computadores. O tempo médio para realização de cálculo judicial é de seis meses. Sobre a Contadoria, o CNJ recomendou, em grau de prioridade, a lotação de pelo menos mais 25 servidores com formação em Direito ou em Ciências Contábeis.

O TJ-GO reconhece muitas das deficiências apontadas pelo CNJ, mas diz que elas não serão resolvidas da noite para o dia. No caso de pessoal, o CNJ mandou o TJ-GO realizar um estudo, em 60 dias, no setor de recursos humanos para definir critérios mais claros para lotação de pessoal e redistribuição interna dos servidores. Os juízes do CNJ também observaram o não cumprimento da Resolução 112/2010, que trata do controle do prazo prescricional e da separação de processos que envolvem réus presos. Foi estabelecido o prazo de 60 dias para que o TJ-GO cumpra essa resolução.
Licitações

Na parte de licitações e contratos, o CNJ também apontou irregularidades, como a inconsistência de informações na página do TJ-G0 na internet (falta de sequência em número de processos, diversas licitações para aquisição do mesmo objeto), pregão presencial em detrimento do eletrônico e indícios de cerceamento da competitividade, no caso, em licitações para fornecimento de lanches e refeições. No relatório, os inspetores apontam que os responsáveis por esse tipo de contratação atribuíram a reduzida competitividade no certame, “de forma pouco convincente”, à descrença por parte de fornecedores de que órgãos públicos honrem seus compromissos.

Fonte: O popular

Carla Borges

Terça-feira 29 de outubro 2013