A
Celg Distribuição S.A. (CELG D) inaugurou ontem um novo sistema de medição de
energia elétrica nas unidades consumidoras da Região Metropolitana de Goiânia.
De acordo com a direção da empresa, a nova tecnologia de telemetria promete
facilitar a vida do consumidor.
De
acordo com o superintendente de comercialização, Leandro Chaves de Melo, a
novidade subistitui um serviço que antes era necessário ser feito por um
funcionário que ia até o local da unidade consumidora para verificar a leitura
do consumo. Segundo ele, agora o trabalho é feito via internet, pelo Serviço de
Rádio de Pacote Geral (GPRS), no qual são enviados todos os dados para o Centro
Integrado de Medição.
O
superintendente explica que nesta primeira fase, com a nova tecnologia há uma
diminuição nos custos da empresa e melhoria de serviço ao consumidor, já que
haverá uma redução de erros de leitura, de digitação e de processamento, já que
tudo é fito totalmente de forma digital, sem custo adicional ao consumidor. “O
sistema atua também diretamente na identificação e redução das perdas técnicas
e comerciais de energia, com benefício também pelo fato de que as fraudes (os
chamados gatos) normalmente provocam distúrbios nos sistemas de distribuição
degradando a qualidade da energia”, afirma.

Projetos em vista
A
nova ferramenta será instalada até o final do ano que vem em mais de 4.000
unidades pertencentes ao grupo A. “No caso de casas em zonas rurais ainda é
inviável este sistema, devido ao baixo sinal ou nenhum neste lugares, sendo que
é imprescindível boa qualidade de sinal”, explica. “Nosso objetivo é implantar
em todo o Estado, então onde houver sinal pretendemos implantar o mais rápido
que for possível”, completa.
A
médio prazo, o sistema irá possibilitar a melhoria da operação das redes de
distribuição, com maior controle no uso, economia, eliminação de desperdícios,
correções nas instalações internas ou mesmo mudança nos hábitos de consumo.
A
empresa responsável pela comercialização de energia elétrica em 237 municípios
goianos, ou seja, que corresponde a mais de 98,7% do território do Estado, tem
como objetivo implantar mais melhorias, na qual, quando houver queda de
energia, um torpedo será enviado para o celular do morador avisando da queda de
energia no local e direcionando um funcionário para o local de forma rápida e
mais eficaz. “Assim não será mais necessário o consumidor ligar no 0800 para
avisar no problema de energia, porém ainda dependemos de alguns recursos para
chegar a este ponto”, confirma.
Segundo
Leandro, para a empresa em 22 meses será possível quitar o custo do aparelho,
além disso, ele garante a qualidade do sistema adquirido. “Essa mesma
tecnologia já é usada em vários sistemas, no Brasil e até no exterior, como em
Lisboa, Estados Unidos, Canadá e França”, aponta o Superintendente de
Comercialização. Ele confessa que pretendiam implantar a anos já este projeto,
mas devido à falta de recursos financeiros só agora foi possível adquirir o
equipamento de ponta. (Diário de Noticia )
Quinta-feira,
7 de maio, 2015
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