Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

4 de outubro de 2023

LANÇAMENTO DO PIX AUTOMÁTICO TEM NOVA DATA ANUNCIADA; VEJA O QUE MUDA E ENTENDA A FUNCIONALIDADE

 


O Banco Central (BC) informou na quarta-feira (4/10) que o Pix Automático terá o lançamento adiado para outubro de 2024. O cronograma inicial estipulava que o serviço já estivesse disponível em abril do ano que vem.

                                           

A funcionalidade poderá ser usada para pagamentos de contas, cadastradas previamente pelo usuário, ou assinaturas, como em serviços de streaming e outros produtos. Na prática, a nova função do Pix tende a ser uma opção ao atual serviço de débito automático.

 

Com o Pix Automático, os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de novas autenticações a cada operação.

 

De acordo com a autoridade monetária, o adiamento de abril para outubro de 2024 se deve à “complexidade do produto”, além “do tempo necessário para o desenvolvimento dos múltiplos atores, do andamento da definição das estratégias comerciais pelas instituições participantes do Pix e de questões organizacionais do BC”.

 

Embora o Pix já possa ser agendado, hoje só é possível utilizá-lo para transferências ou pagamento de boletos. A diferença é que o Pix Automático poderá ser cadastrado junto às empresas na hora da compra de assinaturas, de modo que o valor será debitado da conta de forma recorrente.

 

Isso abre a possibilidade para pagamento automático de contas de água e luz, por exemplo.

 

Além disso, o débito automático hoje oferecido por algumas empresas depende de um acordo entre a prestadora de serviço e os bancos específicos. Usuários que não têm conta em determinados bancos ficam de fora. Com o Pix Automático, a expectativa do BC é que o leque de opções ao usuário aumente.

 

No início de setembro, o BC anunciou que o Pix poderá ser ampliado para uso em pedágios, estacionamentos ou no transporte público.

 

No relatório, a autoridade monetária também afirma que o Pix deverá ser usado em operações internacionais, possibilitando pagamentos entre empresas e de compras de bens e serviços no exterior.

 

De acordo com o BC, até agosto de 2023, o Pix possuía 650,7 milhões de chaves cadastradas e contava com 153,3 milhões de usuários.

 

*Metrópoles

Quarta, 04 de outubro 2023 às 20:31   

Nenhum comentário:

Postar um comentário