Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

24 de setembro de 2023

LÍDERES SE UNEM PARA COMBATER DITADURAS NA AMÉRICA LATINA

Os líderes de centro-direita que integram o grupo Liberdade e Democracia assinaram neste sábado em Buenos Aires uma declaração na qual se comprometem a “combater” ditaduras na América Latina, “como Cuba, Venezuela e Nicarágua”.

 

Vários ex-presidentes ibero-americanos participaram do fórum, de forma presencial e online, entre eles o argentino Mauricio Macri, o chileno Sebastián Piñera, o colombiano Iván Duque, o boliviano Jorge Quiroga, os espanhóis José María Aznar e Mariano Rajoy, os mexicanos Felipe Calderón e Vicente Fox e os costarriquenhos Rafael Ángel Calderón e Miguel Ángel Rodríguez.

 

O grupo, criado no último mês de março e que concluiu hoje seu segundo fórum na capital argentina, manifestou seu “mais firme compromisso com as sociedades livres e o sistema democrático de governo” e afirmou que vê “com preocupação o avanço do populismo” na região.

 

“É com esta convicção que nosso grupo assume a tarefa de combater as ditaduras que ainda existem na América Latina e no Caribe, como Cuba, Venezuela e Nicarágua, e de garantir que os responsáveis ​​por graves violações dos direitos humanos contra seus habitantes sejam julgados com todo o rigor da lei”, afirma o documento, assinado por vários ex-presidentes latino-americanos.

 

Os signatários da declaração condenaram a “perseguição judicial” contra a ex-presidente boliviana Jeanine Áñez, e o governador de Santa Cruz (Bolívia), Luís Fernando Camacho, e rechaçaram “categoricamente” a inabilitação da candidata presidencial da oposição venezuelana Maria Corina Machado, “bem como qualquer tentativa de impedir eleições livres e democráticas” na Venezuela.

 

Por outro lado, os participantes do encontro que aconteceu entre sexta e sábado em Buenos Aires expressaram a “total solidariedade ao povo da Ucrânia, vítima de um autocrata criminoso, que, através de uma invasão, pôs em xeque a paz mundial como nunca antes desde o fim da Guerra Fria”.

 

“Ninguém que realmente acredita na democracia pode declarar-se neutro ou permanecer indiferente aos abusos, violações dos direitos humanos e ambições imperiais de Vladimir Putin”, adverte a declaração.

 

Os signatários condenaram também “a expansão do tráfico transnacional de drogas na Ibero-América e especialmente na América Latina e no Caribe, que se infiltra nos poderes públicos, corrompendo juízes, políticos e forças de segurança”, e que “constitui uma grave ameaça à liberdade e à democracia”.

 

*Pleno News.

Domingo, 24 de setembro 2023 às 16:32     

Nenhum comentário:

Postar um comentário