Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

27 de outubro de 2014

MARCONI É ELEITO GOVERNADOR PELA 4ª VEZ


O tucano Marconi Perillo (PSDB) acaba de se tornar o governador que mais vezes conquistou, pelo voto popular, o direito de comandar os rumos do Estado. Com 57,4% dos votos sobre o candidato Iris Rezende (PMDB), que teve 42,5% dos votos, Marconi conquistou ontem o seu quarto mandato, que terá início em 1º de janeiro de 2015. Com a vitória, o tucano sacramenta um ciclo de 20 anos no comando do Estado, dos quais 16 serão, efetivamente, sob sua batuta. Desde 1998, o tucano só deixou o Palácio das Esmeraldas de 2006 e 2010, quando se elegeu senador e deixou Alcides Rodrigues, eleito por seu grupo político, à frente do Executivo estadual.


A vitória sobre Iris Rezende sela a terceira conquista de Marconi sobre o ex-governador peemedebista e a quarta sobre o PMDB. Se contada a eleição de Alcides Rodrigues, essa é a quinta vitória do grupo liderado pelo tucano sobre o partido rival. Em duas oportunidades, em 2002 e 2006, foi Maguito Vilela, hoje prefeito de Aparecida de Goiânia, quem esteve do lado oposto da disputa. De todos os embates, o resultado de ontem foi o mais tranquilo para o tucano, quando analisadas as disputas com Iris. Em 1998, Marconi derrotou o peemedebista no segundo turno, por 53,2% a 46,7%. Na eleição de 2010, Marconi também ganhou no segundo turno, com 52,9% dos votos, contra 47% de Iris.

No primeiro turno, no último dia 5, Marconi conseguiu 45,8% dos votos válidos, ou 1.451.330 votos. Já Iris Rezende obteve 28,40% dos votos válidos, o equivalente a 898.645. Na votação de ontem, a diferença numérica de votos foi de 453.385 votos. Como no primeiro turno, Marconi manteve a segunda colocação em Goiânia, com 45% dos votos. A situação também permaneceu a mesma em Aparecida de Goiânia, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, onde o tucano teve 43,5%. Por outro lado, o governador reverteu a situação em Anápolis, onde perdeu no primeiro turno com 34,1% dos votos . Na eleição de ontem, Marconi chegou aos75,9% na cidade, terra natal de Antônio Gomide (PT), adversário do primeiro turno, que apoiou Iris Rezende na segunda etapa do pleito.

Marconi também teve ampla vantagem em Senador Canedo, município que foi administrado por dois mandatos pelo ex-governadoriável Vanderlan Cardoso (PSB). O governador teve 55,39% dos votos: 24.086 – Iris ficou com 44,6%, o que equivale a 19.397 votos. No primeiro turno, o tucano ficou em segundo lugar na cidade, com 20,82%, e Iris em terceiro, com 3.367 votos (7,19%). Em Mambaí, o governador recebeu a maior votação proporcional no segundo turno, com 89,41% dos votos, enquanto Iris Rezende obteve 10,59%. No primeiro turno, Marconi ficou com 83,89% no município e seu adversário peemedebista atingiu 8,59% dos votos.

Em Caldazinha, que no primeiro turno garantiu a vitória ao ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), Marconi virou. Antes o placar ficou 42,69% para o socialista e 35,65% para o tucano. O governador assumiu a liderança na cidade, com 54,15% – Iris teve 45,85%. Em Firminópolis, onde Marconi perdeu no primeiro turno, também houve virada: o tucano conquistou 52,79% dos votos, enquanto Iris recebeu 47,21%. Em Palmeiras de Goiás, terra do governador, o tucano recebeu 85,02% dos votos; o peemedebista ficou com 10,59%. No primeiro turno, Marconi também foi bem votado na cidade, com 82,02%. Na cidade em que Iris nasceu, Cristianópolis, o tucano também teve mais votos, 58,85% contra 41,23%.

A vitória de Marconi Perillo confirmou o resultado das últimas pesquisas de intenção de votos realizadas no Estado. Desde o começo do segundo turno, ele liderou todas as pesquisas de intenção de voto. No último levantamento Ibope, divulgado na véspera do pleito, considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem contar os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, Marconi tinha 60% das intenções. Iris Rezende aparecia com 40%, considerando uma margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Por outro lado, alguns institutos chegaram a apontar vitória tucana ainda na primeira fase da disputa.
Novos mandato e desafios

Marconi declarou que pretende continuar com investimentos em infraestrutura, para que Goiás possa continuar com índices de desenvolvimento maiores que a média nacional e que pretende fazer uma cruzada para que o governo federal assuma mais compromissos com os Estados, sobretudo na área de Segurança Pública. O governador declarou que pretende firmar parcerias com os prefeitos para melhorar o escoamento da produção, além de continuar com políticas de incentivo que agreguem valor às matérias-primas geradas em Goiás.

Ao falar sobre a Educação, Marconi voltou a exaltar os feitos da gestão e a enfatizar que a questão da titularidade, exaustivamente explorada pela oposição durante a campanha será pauta de novas discussões. “Vamos nos debruçar sobre essa questão. O salário dos professores será prioridade. Concluiremos o projeto Escola Digital e as quadras cobertas”. O tucano destacou ainda que vai continuar investindo em infraestrutura e priorizará mudanças estruturantes. “A Saúde de qualidade será levada a todas as regiões, por meio dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), e vamos concluir a Rede Hugo de excelência em atendimento”, explicou. (F.G.)


Segunda-feira, 27 de outubro, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário