CNM =
Nas eleições municipais deste ano, dos 2.736 prefeitos que concorrem à reeleição, 1.660 devem ser bem sucedidos. A estimativa é da Confederação Nacional dos Municípios, tendo por base uma média do percentual de sucesso de candidatos que tentaram se reeleger nas últimas três eleições municipais. Estudo feito pela CNM mostra ainda que 74,8% dos prefeitos que podem concorrer à eleição optaram por encarar a disputa, um pouco menor do que o percentual da última eleição municipal, de 78,6%.
Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a explicação para que nem todos os prefeitos que podem tentar a reeleição se arrisquem na eleição para um segundo mandato pode estar relacionada à excessiva fiscalização do Ministério Público sobre as gestões municipais. Para Ziulkoski, o MP promove uma fiscalização ostensiva e, até certo ponto, desigual quando comparada à maneira como seus integrantes tratam os governadores.
- Apesar disso, a maioria está se atrevendo a buscar a reeleição. Os prefeitos sanearam as contas no último mandato e presumem que poderão se planejar melhor num segundo mandato e concluir as obras e projetos iniciados - avalia o presidente da CNM.
Em 2008, quando foi registrado o maior percentual de prefeitos candidatos à reeleição, dos 3.435 que concorreram, 2.666 foram reeleitos, ou seja, 65,9% deles, também o maior percentual em relação às eleições de 2000 e 2004, quando 58,2% dos candidatos obtiveram sucesso. A estimativa feita pelo estudo, que toma por base os dados de registro de candidatura fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, é de que 60,7% dos candidatos à reeleição nas eleições de 2012 sejam reeleitos.
Comparando a disposição de prefeitos que podem se candidatar à reeleição e os que efetivamente o farão este ano, o estudo mostra que o maior índice de tentativa está no Acre, como 13 dos 14 prefeitos concorrendo. No Rio, dos 92 atuais prefeitos, 70 podem tentar se reeleger, mas apenas 53 se candidataram. Em São Paulo, o índice de tentativa é de 80%. Em números absolutos, Minas Gerais tem o maior número de prefeitos - 374 - concorrendo a um segundo mandado.
O PMDB tem o maior número de prefeitos tentando a reeleição este ano, num total de 531, seguido do PSDB, com 328 e do PT, com 316. O PP terá 248 atuais prefeitos disputando a reeleição e o DEM, 178. Entre os partidos maiores, é o PT que larga com mais prefeitos candidatos em relação ao número atual de prefeitos e também em relação aos que podem se candidatos. O estudo mostra que 83,8% dos prefeitos petistas que podem se candidatar à reeleição querem mais quatro anos de mandato, ou seja, 316 prefeitos entre 377 (que podem disputar). O PT possui hoje 565 prefeitos.
Domingo 5 de agosto
Postado pelo Editor
Nenhum comentário:
Postar um comentário