Os beneficiários do Bolsa Família
que não atualizaram suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos
dois anos devem procurar, a partir deste mês e até 17 de janeiro do ano que
vem, a gestão municipal do programa para fazer alterações ou confirmar os
dados. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que
coordena o programa, estima que 1,8 milhão de famílias estão nessa condição.
Após o prazo, o benefício pode ser bloqueado.
Segundo o secretário nacional de
Renda de Cidadania do MDS, Luís Henrique Paiva, manter os dados atualizados é a
melhor maneira de acessar os cerca de 20 programas sociais das três esferas de
governo que usam o Cadastro Único, e continuar recebendo o Bolsa Família. Ele
enfatizou que mesmo que não haja alterações a serem feitas, as famílias devem
procurar a rede assistencial do município.
"É fundamental que as
famílias procurem a rede, que pode ser o Cras (Centro de Referência de
Assistência Social) ou a área da prefeitura responsável pela assistência
social, para atualizar as informações. O
Cadastro Único é a peça chave do Brasil Sem Miséria [plano do qual o Bolsa
Família faz parte] e se quisermos superar a extrema pobreza temos que ter os
dados sempre atualizados", disse Paiva, ao participar hoje (19/8) de
teleconferência do MDS transmitida ao vivo pela TV NBR.
Ele citou, entre os programas
sociais que usam as informações do CadÚnico, o Programa Nacional de Acesso ao
Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a Tarifa Social de Energia Elétrica.
O secretário também ressaltou
que, embora o governo tenha alertado as famílias sobre a necessidade de
procurar o órgão local responsável pelo programa, por meio de mensagens nos
extratos de recebimento do benefício, no mês de julho, e de correspondências,
os gestores municipais devem fazer uma busca ativa para garantir que os dados
estejam corretos. Paiva lembrou que a pasta disponibiliza a esses profissionais,
por meio do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família, informações sobre os
beneficiários cujos dados estão desatualizados, para direcionar os esforços.
Ainda de acordo com o secretário
Luís Henrique Paiva, o governo está preparando uma campanha nacional, que
deverá ser veiculada nos próximos meses, principalmente nas rádios, para
alertar as famílias sobre a necessidade da revisão cadastral. Ele destacou que
13,8 milhões de famílias brasileiras recebem os recursos do Bolsa Família.
De acordo com o MDS, as
informações a serem atualizadas são: endereço, renda, composição familiar e
sobre as escolas das crianças e adolescentes. A partir deste ano, os gestores
municipais também registrarão, caso o responsável familiar tenha, o número do
telefone celular. A medida, anunciada há um mês, visa a permitir o contato
direto e rápido com as famílias, caso seja necessário.
Fonte: Agência Brasil
Segunda-feira 19de agosto
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