Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

22 de outubro de 2015

GREVE DO INSS COMPLETA DOIS MESES E ATINGE TODOS OS ESTADOS E O DF




A greve de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa dois meses nesta sexta-feira (4) e atinge todos os estados e o Distrito Federal.

 Os funcionários pedem reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.

Uma decisão liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no mês passado determinou aos sindicatos a manutenção de 60% do efetivo trabalhando nas agências do INSS enquanto durar a greve. O quantitativo deve ser respeitado dentro de cada unidade do órgão, segundo nota do Ministério da Previdência Social. Números sobre a paralisação só são informados ao STJ.

Segundo o comando nacional de greve, 1100 agências em todo o país estão fechadas, com adesão 85% da categoria, formada por 33 mil funcionários. Em alguns estados, os sindicatos dizem que há um percentual maior que 90% paralisado.

Médicos parados
Nesta sexta-feira (4), os médicos peritos do INSS também entraram em greve. A categoria reivindica reajuste salarial de 27,5% em duas parcelas, reestruturação da carreira, fim da contratação de peritos terceirizados e a garantia de 30 horas de trabalho semanais. Serão mantidos 30% do efetivo, priorizando atendimento de idosos, pessoas com lesões graves e contribuintes que ainda não recebem benefício.

Diretor sindical da Associação Nacional dos Médicos Peritos, Luiz Argolo afirmou que as condições de trabalho são “as piores possíveis” e que as agências funcionam de forma “precária”. “Hoje há agências sem servidores, em cidades de baixa população. Saíram pulverizando agência, não fizeram concurso e agora elas trabalham sem realizar perícia, com baixo atendimento e sem aplicação nenhuma”.

O que diz o INSS
Em nota divulgada no último dia 27, o INSS afirma que, "dentre as pautas reivindicatórias sob as quais a Autarquia possui alçada decisória, tem buscado uma solução responsável para os pleitos de seus servidores", mas que compete ao Ministério do Planejamtno a condução das negociações.

O órgão esclarece que a central de atendimento está à disposição para informar a situação do atendimento nas Agências, adotar providências de reagendamento dos serviços e para orientar os cidadãos.

"Para quem não for atendido em decorrência da greve, o INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, a partir de quando são gerados os efeitos financeiros nos benefícios", diz o instituto.


Como remarcar atendimentos
As unidades e a Central de teleatendimento 135 estão orientando quem não for atendido quanto às providências de reagendamento. A remarcação pode ser realizada diretamente pelo telefone 135.
 GOIÁS
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (Sintfesp), 34 das 50 unidades aderiram ao movimento e continuam com atendimento parcial em todo estado.

Atualmente, apenas perícias medicas para acidentes de trabalho e auxílio doenças estão sendo feitas. Os serviços mais prejudicados são os agendamentos de aposentadoria e concessão de benefícios assistenciais. A estimativa é de que cerca de 2,5 mil pessoas estejam ficando sem atendimento diariamente com a paralisação.

Na maioria das agências, apenas segurados que agendaram o atendimento por telefone antes da greve estão recebendo atendimento.
 DISTRITO FEDERAL
A greve de servidores do INSS tem obrigado as pessoas que procuram postos do órgão a voltarem para casa sem atendimento. O problema afeta até quem já tinha algum serviço agendado.

Os serviços em todas as agências da capital foram suspensos no dia 13 de julho, uma semana depois do início da greve nacional dos funcionários do órgão. O sindicato da categoria, Sindprev, informou que só estão sendo realizados reagendamentos nos postos do INSS da capital.

O INSS tem 19 agências no DF. Segundo o órgão, a maior delas, na W3 Sul, atende cerca de 850 pessoas por dia, mas durante a paralisação está fazendo 40 atendimentos diários.
(G1)
Quinta-feira, 22 de outubro, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário