Filas
grandes, desconfortáveis, poucos atendentes disponíveis e urgência para
solicitar um serviço público. Vários idosos já passaram por essa situação.
Mesmo com atendimento prioritário, alguns serviços públicos não são tão
eficientes quanto a internet. Para facilitar e agilizar o atendimento à
população com mais de 60 anos, o Governo Federal ampliou a rede de atendimento
de alguns serviços essenciais - solicitação de aposentadoria, perícia do
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualização de dados cadastrais,
solicitação de pensão por morte, entre outros - para a web.
Para
homens ou mulheres que contribuíram durante o período mínimo - 35 e 30 anos,
respectivamente - exigido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS),
a solicitação de aposentadoria pode ser facilmente preenchida na nova
plataforma. "Buscamos a transformação digital dos serviços públicos e a
oferta em canais digitais simples e unificados. O cidadão, em especial o de
mais idade, pode agora acessar o portal Gov.br e realizar diversos serviços sem
sair de casa. Isso é bom para todos, ainda mais em um momento delicado para a
saúde dessas pessoas", ressalta o secretário de Governo Digital do
Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.
De
acordo com os números apresentados no portal Gov.br, 1.836 serviços estão
disponíveis no site. O número representa 54% de todos os serviços oferecidos
pelo governo. Destes, oito serviços apresentam mais de 500 mil solicitações
anuais. (ABr)
Sábado,
14 de março, 2020 ás 9:00
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