A
partir de sexta-feira (6/09), 51 planos de saúde de dez operadoras estão com
sua comercialização suspensa por determinação da Agência Nacional de Saúde
(ANS), em função de reclamações feitas pelos clientes, durante o segundo
trimestre. De acordo com a ANS, a medida é resultado do Programa de
Monitoramento de Garantia de Atendimento, que monitora a qualidade do serviço
prestado pelo setor e atua na proteção dos beneficiários.
Somados,
os 51 planos atendem a 278,6 mil beneficiários, que terão mantida a garantia à
assistência regular.
Segundo
a agência, o programa avalia as operadoras tomando por base as queixas feitas
pelos beneficiários nos canais de atendimento da ANS. “O objetivo do programa é
estimular as empresas a garantir o acesso do beneficiário aos serviços e
procedimentos definidos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde de acordo
com o que foi contratado. ”
O
diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel, disse
que a suspensão evita que esses planos sejam comercializados ou recebam novos
clientes até que comprovem melhoria do atendimento prestado. “As reclamações
que são consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos
prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de
cobertura. É uma medida importante para proteger quem já está no plano, além de
obrigar a operadora a qualificar a assistência prestada."
Paralelamente
à suspensão, a agência vai liberar a comercialização de 28 planos de saúde de
11 operadoras. Eles haviam sido suspensos em ciclos anteriores, mas melhoraram
os resultados do monitoramento e, com isso, poderão voltar a ser vendidos para
novos clientes a partir de hoje.
Lista
dos planos suspensos:
Veja
aqui a lista dos planos de saúde que tiveram a comercialização
suspensa pela ANS (Com ABr)
Sexta-feira,
06 de setembro ás 12:00
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