Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

4 de novembro de 2014

GOVERNADOR DE GOIÁS SE ENCONTRA HOJE COM RODRIGO ROLLEMBERG PARA DISCUTIR QUESTÕES DO ENTORNO


O governador Marconi Perillo (PSDB) tem encontro marcado para hoje de manhã com o governador eleito do Distrito Federal, senador Rodrigo Sobral Rollemberg (PSB). O objetivo do encontro é discutir políticas públicas para a região do Entorno do DF, sobretudo na área referente ao transporte público, uma das demandas mais exploradas pelos dois políticos durante a campanha eleitoral. A reunião acontece na sede nacional do PSB e conta com a presença do coordenador-geral de transição do senador pessebista, Hélio Doyle. Após agenda em Brasília, Marconi volta a Goiânia, onde se reunirá com prefeitos aliados.

O encontro na capital federal é o primeiro compromisso oficial de Marconi e Rollemberg após a eleição. Segundo um tucano, que acompanhou a definição da agenda, a expectativa do governador goiano é montar um cronograma de trabalho com o novo ocupante do Palácio do Buriti, da forma como ele não conseguiu estabelecer com o atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Rollemberg e Marconi não chegaram a manter proximidade durante a campanha de 2014, uma vez que o senador apoiou a candidatura de Vanderlan Cardoso (PSB) em Goiás e Marconi, por sua vez, se aliou ao substituto do ex-governador José Roberto Arrruda (PR) na disputa, o ex-deputado federal Jofran Frejat (PR).

A aproximação que resultou no primeiro encontro pós-eleição teria ocorrido ainda quando Rollemberg começou a crescer nas pesquisas de intenção de votos no Governo Federal, para o qual foi eleito no segundo turno, com 55,6% dos votos. Durante a campanha, o candidato pessebista explorou a situação de abandono vivida pelo Entorno, formado por 19 municípios goianos e três mineiros. Em não raras ocasiões, ele chegou a dizer que a região era “terra do nem”, numa referência à falta de definição sobre o responsável pelas políticas locais, o governo federal, o governo do Distrito Federal ou o governo de Goiás.

Pouco antes das eleições, Rollemberg defendeu no Senado uma maior integração entre as três esferas de poder para resolver os problemas que atingem a população que vive no Entorno de Brasília. O senador sugeriu, por exemplo, a criação de uma agência de desenvolvimento para articular as ações entre governo federal, DF e Goiás. Para ele, a precariedade dos serviços públicos, incluindo ainda transporte e educação, reforça a necessidade de mais investimentos nessas cidades. “Temos que ter políticas públicas comuns entre DF, Goiás e União, políticas de infraestrutura, de desenvolvimento industrial”, pregou em diferentes oportunidades.

A assessoria de comunicação de Rodrigo Rollemberg informou que a reunião de hoje é a primeira de uma série de novos encontros. O governador eleito teria dito que não pretende esperar a posse, em janeiro, para viabilizar as primeiras metas apresentadas no plano de governo. Além do transporte público, Marconi e Rollemberg devem tratar de parcerias nas áreas de segurança e saúde. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que pelo menos 180 mil dos quase 1,9 milhão de eleitores em Brasília são moradores de cidades goianas e mineiras. Os 19 municípios goianos que fazem parte da região possuem, juntos, mais de 600 mil eleitores.

Extensão do BRT deve ser a pauta específica

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cinco cidades goianas da região do Entorno do Distrito Federal apresentam crescimento populacional acima da média do país. Enquanto a média brasileira foi de 0,8%, Águas Lindas de Goiás cresceu 2,61% em um ano. Na sequência, aparecem Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Formosa e Luziânia, todas com avanço superior a 1,5%. Esse crescimento faz com que os problemas da região, como falta de hospitais, escolas e, principalmente, transporte público, tornem-se cada vez mais graves. Por esse motivo, a região foi bastante percorrida durante a campanha. Em Goiás, todos os candidatos visitaram as cidades e levaram propostas para moradores.

Na reunião de hoje, entre os governadores eleitos, a extensão do BRT deve ser a pauta principal. A obra do corredor de transporte entre Santa Maria, no DF, a Luziânia, em Goiás, vai beneficiar as 600 mil pessoas que saem diariamente das cidades do Entorno rumo a Brasília e é uma das demandas mais solicitadas pela população. Hoje, a responsabilidade do transporte na região é do governo federal que, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), licita, fiscaliza e multa as empresas operadoras do sistema. No atual cenário, nem Goiás e nem o Distrito Federal podem interferir no serviço prestado.

Em julho deste ano, Marconi Perillo esteve no Ministério das Cidades para solicitar a liberação de R$ 15 milhões visando a elaboração do projeto executivo da extensão do BRT. A sinalização dada pela pasta é de que a portaria autorizando a Caixa Econômica Federal a liberar o recurso seja assinada ainda este ano. Segundo João Balestra, secretário de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, após a liberação da verba, o projeto deve ficar pronto em até cinco meses. Após isso, uma nova verba, de cerca de R$ 1 bilhão, será pleiteada junto ao Ministério das Cidades, para a execução da obra. A intenção dos dois estados é, em seguida, realizar parceria para gerir o sistema.

Por: Flávia Guerra

Terça-feira, 4 de novembro, 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário