O
governador Marconi Perillo (PSDB) tem encontro marcado para hoje de manhã com o
governador eleito do Distrito Federal, senador Rodrigo Sobral Rollemberg (PSB).
O objetivo do encontro é discutir políticas públicas para a região do Entorno
do DF, sobretudo na área referente ao transporte público, uma das demandas mais
exploradas pelos dois políticos durante a campanha eleitoral. A reunião
acontece na sede nacional do PSB e conta com a presença do coordenador-geral de
transição do senador pessebista, Hélio Doyle. Após agenda em Brasília, Marconi
volta a Goiânia, onde se reunirá com prefeitos aliados.
O
encontro na capital federal é o primeiro compromisso oficial de Marconi e
Rollemberg após a eleição. Segundo um tucano, que acompanhou a definição da
agenda, a expectativa do governador goiano é montar um cronograma de trabalho
com o novo ocupante do Palácio do Buriti, da forma como ele não conseguiu
estabelecer com o atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).
Rollemberg e Marconi não chegaram a manter proximidade durante a campanha de
2014, uma vez que o senador apoiou a candidatura de Vanderlan Cardoso (PSB) em
Goiás e Marconi, por sua vez, se aliou ao substituto do ex-governador José
Roberto Arrruda (PR) na disputa, o ex-deputado federal Jofran Frejat (PR).
A
aproximação que resultou no primeiro encontro pós-eleição teria ocorrido ainda
quando Rollemberg começou a crescer nas pesquisas de intenção de votos no
Governo Federal, para o qual foi eleito no segundo turno, com 55,6% dos votos.
Durante a campanha, o candidato pessebista explorou a situação de abandono
vivida pelo Entorno, formado por 19 municípios goianos e três mineiros. Em não
raras ocasiões, ele chegou a dizer que a região era “terra do nem”, numa
referência à falta de definição sobre o responsável pelas políticas locais, o
governo federal, o governo do Distrito Federal ou o governo de Goiás.
Pouco
antes das eleições, Rollemberg defendeu no Senado uma maior integração entre as
três esferas de poder para resolver os problemas que atingem a população que
vive no Entorno de Brasília. O senador sugeriu, por exemplo, a criação de uma
agência de desenvolvimento para articular as ações entre governo federal, DF e
Goiás. Para ele, a precariedade dos serviços públicos, incluindo ainda
transporte e educação, reforça a necessidade de mais investimentos nessas
cidades. “Temos que ter políticas públicas comuns entre DF, Goiás e União,
políticas de infraestrutura, de desenvolvimento industrial”, pregou em diferentes
oportunidades.
A
assessoria de comunicação de Rodrigo Rollemberg informou que a reunião de hoje
é a primeira de uma série de novos encontros. O governador eleito teria dito
que não pretende esperar a posse, em janeiro, para viabilizar as primeiras
metas apresentadas no plano de governo. Além do transporte público, Marconi e
Rollemberg devem tratar de parcerias nas áreas de segurança e saúde. Dados do
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que pelo menos 180 mil dos quase 1,9
milhão de eleitores em Brasília são moradores de cidades goianas e mineiras. Os
19 municípios goianos que fazem parte da região possuem, juntos, mais de 600
mil eleitores.
Extensão do BRT deve ser
a pauta específica
Segundo
dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cinco cidades
goianas da região do Entorno do Distrito Federal apresentam crescimento
populacional acima da média do país. Enquanto a média brasileira foi de 0,8%,
Águas Lindas de Goiás cresceu 2,61% em um ano. Na sequência, aparecem
Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Formosa e Luziânia, todas com avanço superior a
1,5%. Esse crescimento faz com que os problemas da região, como falta de
hospitais, escolas e, principalmente, transporte público, tornem-se cada vez
mais graves. Por esse motivo, a região foi bastante percorrida durante a
campanha. Em Goiás, todos os candidatos visitaram as cidades e levaram
propostas para moradores.
Na
reunião de hoje, entre os governadores eleitos, a extensão do BRT deve ser a
pauta principal. A obra do corredor de transporte entre Santa Maria, no DF, a
Luziânia, em Goiás, vai beneficiar as 600 mil pessoas que saem diariamente das
cidades do Entorno rumo a Brasília e é uma das demandas mais solicitadas pela
população. Hoje, a responsabilidade do transporte na região é do governo
federal que, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),
licita, fiscaliza e multa as empresas operadoras do sistema. No atual cenário,
nem Goiás e nem o Distrito Federal podem interferir no serviço prestado.
Em
julho deste ano, Marconi Perillo esteve no Ministério das Cidades para
solicitar a liberação de R$ 15 milhões visando a elaboração do projeto
executivo da extensão do BRT. A sinalização dada pela pasta é de que a portaria
autorizando a Caixa Econômica Federal a liberar o recurso seja assinada ainda
este ano. Segundo João Balestra, secretário de Infraestrutura, Cidades e
Assuntos Metropolitanos, após a liberação da verba, o projeto deve ficar pronto
em até cinco meses. Após isso, uma nova verba, de cerca de R$ 1 bilhão, será
pleiteada junto ao Ministério das Cidades, para a execução da obra. A intenção
dos dois estados é, em seguida, realizar parceria para gerir o sistema.
Por:
Flávia Guerra
Terça-feira,
4 de novembro, 2014.
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