Algumas expressões podem ser mal interpretadas por
seu chefe ou subordinado
Selecionamos
aqui dez exemplos. Confira e lembre-se de banir essas expressões do seu
vocabulário durante o expediente.
"Não
é justo" -
em vez de dizer que você está sendo injustiçado porque só o seu colega ganhou
aumento ou porque só você precisou trabalhar no feriado, tente juntar dados e
informações que apresentem bem o seu trabalho e façam com que ele seja
reconhecido.
"Não
é problema meu", "Não sou pago para isso" - atitudes egoístas podem limitar o
crescimento profissional. Por mais que um pedido feito a você seja
inconveniente ou inapropriado, imagine que ele é importante para quem o fez,
portanto, tente não se mostrar indiferente ou insensível ao problema de outras
pessoas.
"Eu
acho" - Que
frase soa melhor: "Eu acho que a nossa empresa pode ser uma boa parceira
para você?" ou "Eu acredito que a nossa empresa pode ser a uma boa
parceira para você? O "Eu acho" transmite uma certa insegurança para
o interlocutor.
"Eu
vou tentar"
- Quando dizemos que iremos tentar fazer algo, está implícito que há a
possibilidade de falharmos. Quando for falar com alguém no ambiente de
trabalho, especialmente com seus superiores, prefira usar palavras como
"Eu vou fazer".
"Ele
é um idiota", "Ela é uma preguiçosa", "Odeio essa
empresa" -
Evite fazer esse tipo de comentário imaturo sobre seu trabalho e seus colegas,
pois isso poderá se voltar contra você. Se você tiver uma reclamação realmente
pertinente sobre alguém ou alguma coisa, tente comunicar seus superiores com
tato e neutralidade.
"Mas
nós sempre fazemos desse jeito" - Os líderes valorizam a inovação, a criatividade e a
capacidade de resolver problemas. Uma frase como esta revela exatamente o oposto,
ou seja, que você está fechado para novidades. Em vez de dizer isso, tente
falar: "Que interessante, como poderíamos fazer esse trabalho?" Ou
"Isso é bem diferente do que temos feito, vamos discutir os prós e
contras".
"Isso
é impossível" ou "Não há nada que eu possa fazer" - Ao falar dessa forma mostrando uma
atitude pessimista, passiva e sem esperança. Será mesmo que todas as
possibilidades de solucionar o caso já foram checadas? Para não deixar uma
impressão negativa entre seus colegas, prefira dizer "Vamos discutir as
possibilidades diantes das circunstâncias" ou "O que eu posso fazer é
isso".
"Você
deveria ter feito assim" ou "Você poderia ter feito de tal
forma" - O
ambiente de trabalho precisa ser um lugar de colaboração e trabalho em equipe.
Ao apontar o dedo e dizer como alguém deveria ter feito seu trabalho, criamos
um desconforto para todo mundo. Ao dar um feedback, tente usar expressões como
"Da próxima vez, me passe as informações imediatamente" ou
"Recomendo que no futuro você...".
"Eu
posso estar errada, mas..." ou "Esta pode ser uma ideia boba,
mas..." -
Quando usamos uma expressão depreciativa, você acaba depreciando também a ideia
que vem a seguir. Não é necessário usar esse tipo de expressão ao fazer uma
sugestão. Em vez de dizer "Posso estar enganado, mas acho que estamos
gastando tempo com essa discussão sem importância", prefira falar "A
meu ver estamos gastando tempo com essa discussão sem importância".
Eu
não tenho tempo para isso agora" ou "Estou muito ocupado" - Ainda que isso seja verdade,
ninguém quer se sentir menos importante que alguém ou alguma coisa. Prefira
dizer: "Será que podemos discutir isso outra hora?" ou "Que tal
se eu passar na sua sala em 15 minutos para discutirmos isso?".
Fonte: Época NEGÓCIOS
Domingo 31 de março
Nenhum comentário:
Postar um comentário