Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

5 de abril de 2013

VIOLÊNCIA NO ENTORNO DO DF PREOCUPA DILMA




Em recente reunião dos governadores da região Centro-Oeste, com a presidente Dilma Roussef, no Palácio do Planalto, surgiu uma informação relevante que poderá mudar os rumos da política de combate à violência na Região do Entorno do Distrito Federal. O governador Agnelo Queiroz foi informado da preocupação do Governo Federal com os índices de violência na região.

A violência no Entorno afeta diretamente os moradores de Brasília. E o Palácio do Planalto decidiu direcionar recursos financeiros, programas sociais e incluir no Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC) ações específicas visando minorar o problema. É um primeiro passo no sentido de conter um monstro que vem crescendo de maneira assustadora e incontrolável, sob o olhar complacente dos governos do Distrito Federal (DF) e de Goiás.

Os índices de violência no DF cresceram em razão de inúmeros fatores, um deles o aumento explosivo e desorganizado da população. Estudos recentes mostram que a região Centro-Oeste, depois do Sudeste, é a macro-região mais violenta do país. Quer dizer, além da falência das políticas públicas de controle da violência urbana em todo o Brasil, a capital federal vem sendo o retrato concreto dessa crônica doença. Existe uma tradição de violência na região que supera questões estruturais ou políticas.

Ação concreta
Águas Lindas, a propósito, é quase um problema insolúvel do ponto de vista da segurança pública. No ano de 2010 foram registrados 92 homicídios na cidade. Em 2011, apenas nos primeiros três meses, o índice cresceu 43% e apontou para 30 assassinatos e em 2013 já houve um aumento de 30%. Pelo menos mil inquéritos continuam parados nas delegacias das cidades do Entorno por falta de pessoal. A Polícia Civil deveria dobrar o seu efetivo, atualmente de 350, para enfrentar com êxito a situação.

A redação 
 
Sexta-feira 5 de abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário