A
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou sexta-feira (25/01) que a bandeira
tarifária para fevereiro de 2019 será a mesma de janeiro: verde, sem custo
extra para os consumidores. Apesar da manutenção da bandeira verde, o mês de
janeiro apresentou volume menor de chuvas que o esperado.
Em
nota, a agência disse que, “mesmo com a elevação do Preço de Liquidação das
Diferenças (PLD) provocada pela diminuição das chuvas em janeiro, a estação
chuvosa está em curso, propiciando elevação gradativa da produção de energia
pelas usinas hidrelétricas e melhora do nível dos reservatórios, com a
consequente recuperação do risco hidrológico (GSF)”.
O
GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser
acionada, disse a Aneel.
Sistema
O
sistema de bandeiras tarifárias foi criado, de acordo com a Aneel, para
sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A
adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e
vermelha (patamar 1 e 2) está relacionada aos custos da geração de energia
elétrica. Na amarela há o acréscimo de R$ 1 a cada 100 kWh (quilowatts-hora).
Na vermelha no patamar 1, o adicional nas contas de luz é de R$ 3 a cada 100
kWh; no 2, o valor extra sobe para R$ 5.
Dicas de economia
Para
evitar aumento significativo nas contas, a Aneel dá dicas para que os
consumidores economizem energia. Entre elas a de, no caso do uso de chuveiros
elétricos, se tomar banhos mais curtos e em temperatura morna ou fria.
A
agência sugere também a diminuição no uso do ar condicionado e que, quando o
aparelho for usado, que se evite deixar portas e janelas abertas, além de
manter o filtro limpo. A Aneel sugere, ainda, que o consumidor tenha atenção
para deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo que for necessário e que
nunca se coloque alimentos quentes em seu interior.
Uma
outra dica da Aneel para que o consumidor economize energia é a de juntar
roupas para serem passadas de uma só vez e que não se deixe o ferro de passar
ligado por muito tempo. Sugere também que, durante longos períodos de ausência,
o consumidor evite deixar seus aparelhos em stand-by. Nesse caso, o mais
indicado é retirá-los da tomada. (ABr)
Sexta-feira,
25 de janeiro, 2019 ás 17:00
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