Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

27 de janeiro de 2019

Brasileira está entre os 50 melhores professores do mundo

Docente há 14 anos na rede pública de ensino de São Paulo, nos últimos quatro como professora de Tecnologias, a bolsista da CAPES, Débora Garofalo, é finalista do prêmio internacional Global Teacher Prize. Ela é a primeira brasileira a estar entre os 50 melhores professores do mundo.

Para investigar as práticas de letramento na sala de aula de maneira convencional e na Web, pesquisando em que aspectos o ambiente escolar está formando os alunos leitores, Débora busca no mestrado a mudança de um paradigma no ensino-aprendizagem de leitura.

A professora explica ser importante que os alunos, principalmente de educação básica, consigam ler e compreender os textos de forma autônoma. “O método predominante nas escolas é a prática monológica de leitura, algo que perdeu efetividade com a chegada dos avanços tecnológicos”, ressalta.

No seu entendimento, é necessário considerar não apenas enunciados de textos e compreensões parciais, mas também os leitores, suas vozes e, sobretudo, que essa prática possa ser dialógica: “Temos estimativas sobre a crise da aprendizagem pelo Banco Mundial com dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) que relatam estas dificuldades, além da falta de interesse e comprometimento com seus estudos. Por isso é essencial rever as práticas e o fazer pedagógico em busca de um ambiente escolar significativo e envolvente”, afirma a professora.

Débora foi indicada ao prêmio pelo trabalho desenvolvido com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Ary Palmeiras, em São Paulo, onde – de forma interdisciplinar – trabalhou o incentivo à leitura (gêneros digitais e animações em stop motion), programação e robótica com sucata, onde foi retirada mais de uma tonelada de lixo das ruas. A inovação, criatividade, inventividade, pensamento crítico e científico foram explorados, aumentando as notas e diminuindo a evasão escolar.

Prêmio
O Global Teacher Prize é um prêmio anual promovido pela Fundação Varkey –instituição inglesa, com sede em Londres, dedicada a melhorar os padrões de educação para crianças carentes – que gratifica com U$ 1 milhão o trabalho do professor que contribuiu de forma relevante para a melhoria da educação. O Prêmio, atualmente, alcança professores de 120 países e a cerimônia de entrega ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes, no próximo mês de março.

Leia mais sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em BRASIL CTI.


Domingo, 27 de janeiro, 2019 ás 18:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário