Docente
há 14 anos na rede pública de ensino de São Paulo, nos últimos quatro como
professora de Tecnologias, a bolsista da CAPES, Débora Garofalo, é finalista do
prêmio internacional Global Teacher Prize. Ela é a primeira brasileira a estar
entre os 50 melhores professores do mundo.
Para
investigar as práticas de letramento na sala de aula de maneira convencional e
na Web, pesquisando em que aspectos o ambiente escolar está formando os alunos
leitores, Débora busca no mestrado a mudança de um paradigma no
ensino-aprendizagem de leitura.
A
professora explica ser importante que os alunos, principalmente de educação
básica, consigam ler e compreender os textos de forma autônoma. “O método
predominante nas escolas é a prática monológica de leitura, algo que perdeu
efetividade com a chegada dos avanços tecnológicos”, ressalta.
No
seu entendimento, é necessário considerar não apenas enunciados de textos e
compreensões parciais, mas também os leitores, suas vozes e, sobretudo, que
essa prática possa ser dialógica: “Temos estimativas sobre a crise da
aprendizagem pelo Banco Mundial com dados do Programa Internacional de
Avaliação de Alunos (PISA) que relatam estas dificuldades, além da falta de
interesse e comprometimento com seus estudos. Por isso é essencial rever as
práticas e o fazer pedagógico em busca de um ambiente escolar significativo e
envolvente”, afirma a professora.
Débora
foi indicada ao prêmio pelo trabalho desenvolvido com os alunos da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Almirante Ary Palmeiras, em São Paulo, onde –
de forma interdisciplinar – trabalhou o incentivo à leitura (gêneros digitais e
animações em stop motion), programação e robótica com sucata, onde foi retirada
mais de uma tonelada de lixo das ruas. A inovação, criatividade, inventividade,
pensamento crítico e científico foram explorados, aumentando as notas e
diminuindo a evasão escolar.
Prêmio
O
Global Teacher Prize é um prêmio anual promovido pela Fundação Varkey
–instituição inglesa, com sede em Londres, dedicada a melhorar os padrões de
educação para crianças carentes – que gratifica com U$ 1 milhão o trabalho do
professor que contribuiu de forma relevante para a melhoria da educação. O
Prêmio, atualmente, alcança professores de 120 países e a cerimônia de entrega
ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes, no próximo mês de março.
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CTI.
Domingo,
27 de janeiro, 2019 ás 18:00
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