Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

14 de dezembro de 2012

DIOCESE ENCERRA FESTEJOS DE SANTA LUZIA COM ARRASTÃO PELA PRESIDENTE DUTRA




Jornal de fato ==

A Procissão em homenagem a padroeira Santa Luzia de Mossoró, lotou toda a extensão da Avenida Presidente Dutra no início da noite de quinta-feira (13/12), numa das maiores festas religiosas já realizadas no Rio Grande do Norte.


A Polícia Militar e Rodoviária Federal não arriscaram previsão de público, porém acreditam que mais de 100 mil pessoas tenham acompanhado a imagem da padroeira durante o encerramento dos festejos em Mossoró.

O percurso da procissão este ano foi totalmente diferente. O trecho foi de 4,6 km, mais ou menos a mesma distância dos trajetos dos festejos em anos anteriores. O que mudou foi o local. Os religiosos desceram o Alto São Manoel pela Presidente Dutra.

O padre Flávio Augusto informou que a mudança foi uma homenagem aos 800 anos de fundação da Ordem de Santa Clara. A procissão teve como ponto de partida o Mosteiro das Clarissas, no bairro Dom Jaime Câmara, seguindo pela Avenida Presidente Dutra.

Para facilitar o acesso dos devotos, a Paróquia entrou em acordo com as empresas de transporte coletivo de Mossoró, para levar os fiéis até o Mosteiro. Os 34 ônibus partiram da “Praça da Gazeta”, Centro de Mossoró, até bem perto do Mosteiro.

O Defato.com acompanhou a mobilização. Os 34 ônibus fizeram dezenas de viagens. “Eu e os 40 coroinhas, bem como a comissão da festa, subiram o Alto São Manoel de ônibus. Estão todos muito empolgados com o encerramento da festa de forma bonita”, afirma Padre Flávio.

Mesmo havendo carros, taxis, mototaxis e 34 ônibus, centenas subiram a pé. A caminhada lotou as duas vias da Avenida Presidente Dutra. Dezenas de famílias aguardaram a passagem da santa sentadas em frente as suas residências na Avenida Presidente Dutra.
O público presente era de todas as idades. Muitos vestidos com verde e vermelho, cores de Santa Luzia. Alguns pequenos e adultos também seguraram bandeiras.

Comerciantes colocaram faixas. A caminhada do Mosteiro a Catedral de Santa Luzia começou por volta das 17h, chegando ao destino por volta das 21h. Em todo trajeto houve foguetório e muita emoção com a passagem da padroeira de Mossoró.


Autoridades presentes a procissão de Santa Luzia


 Governadora Rosalba Ciarlini, o senador José Agripino, a prefeita Fafá Rosado, a prefeita eleita Claudia Regina, o deputado federal Felipe Maia, aguardaram a passagem da imagem de Santa Luzia na calçada da Igreja do Alto São Manoel.

Também prestigiou a procissão a deputada estadual Larissa Rosado, a deputada federal Sandra Rosado, o vice-governador Robson Farias, entre outras autoridades locais. Também havia autoridades do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual.

O helicóptero do empresário Edvaldo Fagundes fez um sobrevôo na Avenida Presidente Dutra. O aparelho tinha adesivos da Festa de Santa Luzia. Em terra, caminhando no meio da multidão, o Defato.com anotou o empresário Ademos Ferreira e seu filho Ademos Ferreira Junior.

Fotos: Cézar Alves, Com informações da Diocese de Santa Luzia
Sexta-feira 14 de dezembro

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário