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29 de setembro de 2012

DF: GOVERNADOR RETOMA AS OBRAS QUE ESTAVAM PARADAS




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Desde que a atual gestão assumiu o Governo do Distrito Federal (GDF), em janeiro de 2011, todas as obras, inclusive as do VLT, estavam paralisadas. Atualmente, as obras que estavam paradas foram retomadas, algumas já concluídas, exceto as do VLT em função de questionamentos judiciais que envolviam o processo licitatório, feitos ainda no governo passado. Em outubro de 2011, a Justiça anulou a licitação do VLT, estendendo a decisão à utilização do projeto original.

A publicação que anunciou a retirada da obra do VLT de Brasília da Matriz de Responsabilidade da Copa foi demandada pelo próprio GDF, cerca de dois meses atrás, em comum acordo com o Governo Federal. Trata-se, portanto, de uma exigência formal, imprescindível para que o projeto possa ser realocado em um novo conjunto de obras do PAC. Esta realocação permitirá a retomada da licitação do VLT o mais breve possível.

Isso porque, ainda no início de 2011, o GDF aprovou o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU) do Distrito Federal, que contempla como um dos seus modais de transporte o VLT, do qual Brasília não pode prescindir. Tanto que o contrato de financiamento da obra já foi assinado com a Caixa Econômica Federal (CEF).

            O PDTU abriu caminho para que projetos do Distrito Federal fossem contemplados com o investimento de R$ 2,2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a área de mobilidade urbana. A verba do PAC da Mobilidade está sendo destinada à conclusão do Sistema de Transporte do Eixo Sul (que liga o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, por meio do Expresso DF – cuja obra está em andamento), do Eixo Oeste (que liga a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ao Centro de Taguatinga; a Comercial Norte até a Avenida Hélio Prates; e o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) ao Terminal da Asa Sul e à Rodoviária do Plano Piloto) e da expansão e modernização do Metrô. Além disso, o DF contará também com o túnel de Taguatinga, no final da EPTG, e a implantação de ciclovias.

A retirada do VLT da Matriz de Responsabilidade da Copa será compensada pela readequação da DF-047, que liga a estação de passageiros do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek até a parte central da capital, com a implantação de uma via exclusiva dedicada a ônibus de passageiros, turistas e delegações.

            O deslocamento do Aeroporto JK ao Setor Hoteleiro também terá outras alternativas. Uma delas será por meio do ônibus executivo que já atende a turistas e moradores de Brasília, em um trajeto de cerca de 15 minutos. Além disso, está em andamento a execução de uma importante obra e que será um grande legado, o Expresso DF - SUL (BRT – BUS Rapid Transit, conhecido popularmente como VLP).

            Uma das vantagens e grande diferencial da capital federal é que o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha está localizado no centro da cidade, em um raio de cerca de 3 km dos setores hoteleiros e hospitalar, de shoppings, do Centro de Convenções, do Parque da Cidade entre outros, o que facilita e incentiva o acesso a pé.

Vale ressaltar que Brasília também se coloca entre as poucas sedes que não precisará realizar as polêmicas e onerosas desapropriações para a execução de obras do Mundial, especialmente as de mobilidade urbana.

Sábado 29 de setembro
Postado pelo Editor

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