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Desde que
a atual gestão assumiu o Governo do Distrito Federal (GDF), em janeiro de 2011,
todas as obras, inclusive as do VLT, estavam paralisadas. Atualmente, as obras
que estavam paradas foram retomadas, algumas já concluídas, exceto as do VLT em
função de questionamentos judiciais que envolviam o processo licitatório,
feitos ainda no governo passado. Em outubro de 2011, a Justiça anulou a
licitação do VLT, estendendo a decisão à utilização do projeto original.
A
publicação que anunciou a retirada da obra do VLT de Brasília da Matriz de
Responsabilidade da Copa foi demandada pelo próprio GDF, cerca de dois meses
atrás, em comum acordo com o Governo Federal. Trata-se, portanto, de uma
exigência formal, imprescindível para que o projeto possa ser realocado em um
novo conjunto de obras do PAC. Esta realocação permitirá a retomada da
licitação do VLT o mais breve possível.
Isso
porque, ainda no início de 2011, o GDF aprovou o Plano Diretor de Transporte
Urbano e Mobilidade (PDTU) do Distrito Federal, que contempla como um dos seus
modais de transporte o VLT, do qual Brasília não pode prescindir. Tanto que o
contrato de financiamento da obra já foi assinado com a Caixa Econômica Federal
(CEF).
O
PDTU abriu caminho para que projetos do Distrito Federal fossem contemplados
com o investimento de R$ 2,2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC) para a área de mobilidade urbana. A verba do PAC da Mobilidade está sendo
destinada à conclusão do Sistema de Transporte do Eixo Sul (que liga o Gama e
Santa Maria ao Plano Piloto, por meio do Expresso DF – cuja obra está em
andamento), do Eixo Oeste (que liga a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ao
Centro de Taguatinga; a Comercial Norte até a Avenida Hélio Prates; e o Setor
de Indústria e Abastecimento (SIA) ao Terminal da Asa Sul e à Rodoviária do
Plano Piloto) e da expansão e modernização do Metrô. Além disso, o DF contará
também com o túnel de Taguatinga, no final da EPTG, e a implantação de
ciclovias.
A
retirada do VLT da Matriz de Responsabilidade da Copa será compensada pela
readequação da DF-047, que liga a estação de passageiros do Aeroporto
Internacional Juscelino Kubitschek até a parte central da capital, com a
implantação de uma via exclusiva dedicada a ônibus de passageiros, turistas e
delegações.
O
deslocamento do Aeroporto JK ao Setor Hoteleiro também terá outras
alternativas. Uma delas será por meio do ônibus executivo que já atende a
turistas e moradores de Brasília, em um trajeto de cerca de 15 minutos. Além
disso, está em andamento a execução de uma importante obra e que será um grande
legado, o Expresso DF - SUL (BRT – BUS Rapid Transit, conhecido popularmente
como VLP).
Uma
das vantagens e grande diferencial da capital federal é que o Estádio Nacional
de Brasília Mané Garrincha está localizado no centro da cidade, em um raio de
cerca de 3 km dos setores hoteleiros e hospitalar, de shoppings, do Centro de
Convenções, do Parque da Cidade entre outros, o que facilita e incentiva o
acesso a pé.
Vale
ressaltar que Brasília também se coloca entre as poucas sedes que não precisará
realizar as polêmicas e onerosas desapropriações para a execução de obras do
Mundial, especialmente as de mobilidade urbana.
Sábado 29
de setembro
Postado
pelo Editor
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