Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

9 de setembro de 2012

GO: GUERRA MORTAL PELAS MÉDIAS CIDADES GOIANAS



O Opção =

Os articuladores políticos do governo de Marconi Perillo — Vilmar Rocha (PSD) e Daniel Goulart (PSDB) — e, entre outros, o vice-governador José Eliton Jr. (DEM) avaliam que a base governista pode eleger mais prefeitos do que nas eleições de 2008. Eles argumentam que o PMDB vai manter a estrutura anterior, mas, no caso específico de Goiânia, na hipótese de vitória do prefeito Paulo Garcia, quem ganha é o PT, assim como em Anápolis, como Antônio Go­mide.



Mesmo considerando a ressalva, é fato que o PMDB e o PT, que, juntos, formam uma oposição consistente ao tucanato, se conseguirem eleger os prefeitos de Goiânia, Aparecida de Goiâ­nia, Anápolis, Jataí, Mineiros, Goianésia e Porangatu, sairão muito forte do pleito municipal. Goiânia, além de cidade mais rica do Estado, é sua capital e, como tal, uma caixa de ressonância no interior. Anápolis é uma cidade tradicional e Antônio Gomide, devido a uma administração qualitativa, é cotado até para disputar o governo do Estado. Em Apa­recida de Goiânia, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) tende a ser reeleito.

A cidade tem o segundo maior eleitorado de Goiás. Em Jataí, o PMDB deve reeleger o prefeito Humberto Machado, apontado como gestor eficiente e político articulado. Tanto que é cotado para disputar o governo em 2014. Mineiros é a surpresa.

Agenor Rezende (PMDB) representa o arcaico, mas o desgaste da prefeita tucana, Neiba Barcellos, contaminou todo o novo. O empresário Júnior da Citro Cinco (PSDB) é visto como gestor privado eficiente, mas não tem experiência pública e é aliado de Neiba. A médica Ivane Campos Mendon­ça, que, como Júnior, representa o novo, também não ameaça o “velho” Agenor. É possível que, se conseguir convencer o eleitorado de que será diferente de Neiba, Júnior cresça, mas, por enquanto, Agenor é favorito. Em Porangatu, cidade mais emblemática do Norte goiano, o PMDB a­pos­ta suas fichas em Eronildo Valadares, que lidera as pesquisas. Seu vice é do PT.



No entanto, se o PMDB está forte nas grandes cidades, a base marconista está bem nas médias e mesmo em algumas grandes, como Luziânia, Trindade e Itumbiara.



Em Luziânia, a base marconista tem dois candidatos, Gastão Leite (PSDB) e Cristóvão Vaz Tormin (PSD). Este é o favorito. Luziânia é a maior cidade do Entorno do Distrito Federal — com 174 mil habitantes (segundo o IBGE, mas tende a ser mais) — e uma das maiores de Goiás. Pode-se dizer que é a Goiânia do Entorno.



Em Formosa, cidade tradicional e de médio porte, com 100 mil habitantes, a disputa mostra um quadro indefinido. Itamar Barreto (PSD), da base governista, lidera, com Ernesto Roller (PMDB) se aproximando. Em Uruaçu, Itumbiara, Goiatuba, Águas Lindas (160 mil habitantes), Minaçu, Trindade, Rio Verde e Posse, a base marconista vai muito bem. Em Santa Helena, se tiver apoio da cúpula tucana, Cristian Gomes pode ser eleito.

Em Itumbiara (93 mil habitantes), depois de patinar por algum tempo, Chico Balla (PTB), candidato apoiado pelo prefeito José Gomes da Rocha, virou o jogo, segundo a pesquisa Serpes. Gugu Nader, candidato pelo PMDB, sustenta que, apesar da pesquisa, tem chance de ganhar as eleições.

O quadro geral, embora mostre que a oposição, além de forte, está consolidada nas grandes cidades — onde está a maioria do eleitorado do Estado —, é de relativo equilíbrio entre as forças governistas e oposicionistas.

Domingo 9 de setembro

Postado pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário