Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

16 de setembro de 2012

VENTOS DA MUDANÇA ESTÃO INSPIRANDO ELEITORES DO ENTORNO


Wilson Silvestre =

Se prevalecer os prognósticos dos marqueteiros, municípios como Alexânia, Águas Lindas, Planaltina de Goiás, Novo Gama, Cidade Ocidental e Luziânia, terão um novo desenho político a partir do próximo ano. Em Luziânia, quem tem maior chance é o jovem político Cristóvão Tormin (PSD), que pode ser eleito prefeito com uma boa margem de folga em relação a seu concorrente mais próximo, Gastão Leite (PSDB). Em to­das as pesquisas, o pessedista lidera com folga.

Águas Lindas de Goiás, com seus 163.495 habitantes, está dividida entre permanecer com Geraldo Messias (PP) ou apostar no deputado estadual e empresário Hildo do Candango (PTB). Hildo, conforme pesquisas, já tem uma boa dianteira sobre Geraldo Messias. “Estamos trabalhando muito. Fazendo comícios, visitando as pessoas, falando de nossas propostas e promovendo reuniões”, conta Hildo. O petebista sabe que está enfrentando a máquina pública controlada por Messias. “Sinto que as pessoas querem mudanças. Não é mais possível conviver com a cidade sendo apenas dormitório. Vamos lutar para trazer indústrias, incentivar os empreendedores a virem para cá”, projeta Hildo.

Cristóvão e seu vice, Didi Viana (PT), encarnam as mudanças que o eleitor deseja: investir em nomes não tradicionais ou que não sejam caciques oligarcas. “Cristóvão soube captar este momento de transição do eleitor e sinalizou com novas propostas. Luziânia tem de ser pensada como uma cidade do século 21”, avalia Didi.



Na mesma convergência, en­contra-se o candidato a prefeito em Novo Gama, Everaldo Vidal Pe­reira Martins (Everaldo do Detran), do PPL. Ele enfrenta as forças tradicionais capitaneadas pela deputada estadual e candidata a prefeita, Sônia Chaves (PSDB). “Estamos numa disputa acirrada, pois o grupo da deputada já está no poder há muitos anos, mas o povo quer mudanças e o Everaldo representa essa renovação”, analisa Marivaldo Pires, um dos principais escudeiros de Everaldo.



Em Alexânia, dá-se o contrário: a atual prefeita e candidata à reeleição, Maria Aparecida (Cida do Gelo), do PSDB, amarga rejeição alta e por isso acabou “resgatando” o ex-prefeito Ronaldo Queiroz (PMDB), que muitos julgavam morto politicamente. “Na gestão do Ronaldo, Alexânia conseguiu trazer indústrias, comprou terreno para implantar o Distrito Industrial e implantou políticas públicas para a população de baixa renda”, defende um comerciante peemedebista. Os concorrentes mais próximos são Geraldinho do Cartório (PHS), Maria Alice (PTB) e Cida do Gelo (PSDB).



Em Santo Antônio do Des­coberto, um dos menores municípios entre os que fazem divisa com o Distrito Federal, a disputa continua polarizada entre dois empresários: Itamar Lemes do Prado (Itamar Imóveis), do PDT, e Bem Neto (PSB). Ambos desbancaram o atual prefeito, David Leite (PR), e Padre Getúlio (PMDB). Tanto Itamar Imóveis como Bem Neto, são “novatos” na política, mas perceberam que o povo deseja mudanças e não querem mais a polarização entre David e Padre Getúlio.



Lêda Borges (PSDB), atual prefeita de Valparaíso e candidata à reeleição, enfrenta uma parada dura: a também professora Lucimar Nascimento (PT). Ob­servadores da cena política em Valparaíso, dizem que será uma disputa palmo a palmo. As pesquisas apontam empate técnico entre as duas. O problema maior de Lêda são as denúncias em sua gestão. É raro passar uma semana sem ter um escândalo. Na quinta-feira, 13, por exemplo, a ValTV, veículo de comunicação via internet, mostrou que o prejuízo com o Instituto de Previdência de Valparaíso (Ipasval) foi de “cerca de um milhão e meio de reais. Os recursos da autarquia eram subtraídos mediante simulação de pagamentos de benefícios a servidores públicos. Sem saber de nada, vários servidores tiveram seus nomes usados para fraudar benefícios previdenciários como licença-maternidade, auxílio-doença, dentre outros”.



Em Planaltina de Goiás, o empresário Eles Reis de Freitas (PTC), montou uma base com os partidos PDT, PTN, PR, PTC, PSDB, PPL, PSD e PT do B, tendo como aliados, dois ícones da política local: os médicos Dirceu Araújo e David Lima. Este dois tucanos, além da popularidade (Dirceu já foi prefeito), também são líderes respeitados tanto pela população quanto pelas forças políticas. A gestão do atual prefeito José Neto, do PSC, foi um desastre, como aponta os números de rejeição. Só um milagre para fazê-lo se reeleger.



Por fim, Cidade Ocidental, estratégico município que tem toda a sua economia sustentada pelos milhares de trabalhadores que vão para Brasília todos os dias. Este é o desafio que a líder das pesquisas, Gisele Araújo (PTB) terá, caso consiga derrotar a força política do prefeito Alex Batista (PSD) e seu candidato Lula do PT. “Nosso maior desafio é de infraestrutura e mobilidade urbana. Claro que saúde, educação e emprego são importantes, mas os dois primeiros itens são fundamentais para nossa gente”, resume Ge­raldinho do PRTB, vice de Gisele. Para ele, o povo quer e sonha com mudanças na gestão.

Domingo 16 de setembro

Postado perlo Editor