Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

1 de setembro de 2012

A PIZZA ESTA SENDO PREPARADA:PRESIDENTE DO STJ QUER DESMEMBRAR PROCESSOS


Midia News =

Ministro Felix Fisher quer manter no STJ apenas as ações de quem tem foro privilegiado

O novo presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o ministro Felix Fischer, defendeu o desemembramento de processos com muitos réus e disse que esse tipo de julgamento torna-se trabalhoso e demorado. Ele explicou que separar o procedimento em partes viabiliza o andamento tanto no STJ quanto para onde vão os outros processos.


“Sou favorável sempre a desmembrar o processo quando há muitos réus para viabilizar o processamento e manter aqui no tribunal só quem tem foro privilegiado", admitiu o ministro na sexta-feira (31/8).


Embora não concorde com a extinção do foro privilegiado, ele também se disse favorável à sua limitação: “Não faz sentido um juiz julgar um ministro do Supremo [Tribunal Federal]. Mas o que não pode é estender essa situação a hipóteses em que não há qualquer simetria”, afirmou.

Fischer defendeu, ainda, a limitação do número de processos encaminhados ao Superior Tribunal de Justiça. Para ele, o STJ deveria se ocupar apenas com o julgamento de causas mais relevantes. Além disso, ele propõe a ampliação do número de assessores e a modernização da estrutura de informática para garantir maior agilidade aos julgamentos.


O relator no STJ do julgamento da chamada "Operação Caixa de Pandora", da Polícia Federal, que tem mais de 30 réus e apura o esquema de corrupção no governo do Distrito Federal, ministro Arnaldo Esteves Lima, determinou o desmembramento do processo quanto aos crimes em apuração. Mas Fischer não sabe se ainda é possível adotar o procedimento, pois desmembrar o julgamento dos réus depende do estágio em que o processo está.


O ministro admitiu haver defasagem no Código Penal, especialmente no que diz respeito a crimes eletrônicos, sexuais e lavagem de dinheiro.

Já se sabe que, com o desmembramento muitos processos podem ser prescritos, essa é a brecha para a impunidade de boa parte dos mensaleiros

Sábado 1º de setembro

Postado pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário