Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

21 de janeiro de 2014

PESQUISADORES ENCONTRAM PLANTAS NO PANTANAL QUE COMBATEM VÍRUS DA DENGUE



Uma pesquisa desenvolvida no Pantanal encontrou três espécies de plantas que inibem a replicação do vírus da dengue. A descoberta foi feita por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz que usaram extratos vegetais de 4.400 plantas coletadas em células infectadas com os vírus dos tipos 2 e 3. A próxima fase da pesquisa inclui testes em animais para avaliar a toxicidade das plantas.

A pesquisa faz parte de um programa da Fiocruz no interior do País, atualmente em nove Estados, além do Rio de Janeiro - Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas, Rondônia, Ceará, Mato Grosso do Sul e Piauí. No Mato Grosso do Sul, os trabalhos abrangem desde saúde indígena à busca por novas moléculas a partir da flora local, além da formação de mão de obra.

O trabalho de catalogar a flora do Pantanal foi feito em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp, onde o curso de Agronomia já tinha catalogado 4.000 plantas.


Ao testarem as possibilidades terapêuticas das plantas, os pesquisadores chegaram a três famílias capazes de inibir a replicação do vírus da dengue. "Uma delas teve atividade fenomenal. Vamos tentar sintetizar a molécula e testar em modelo vivo", disse a pesquisadora Jislaine Guilhermino.

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram escolhidas como prioritárias por causa de "vazios de desenvolvimento de ciência e tecnologia", afirma o presidente da instituição, Paulo Gadelha.

Saiba mais . . . .

DENGUE
É a doença endêmica mais disseminada no Brasil, presente em todos os estados. Causa febre aguda e pode matar. Em alguns casos, os sintomas podem não aparecer. Quando se manifestam, o paciente sente dores de cabeça, febre e dores no corpo. A doença é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve preferencialmente em ambientes onde há focos de acúmulo de água parada. O mosquito transmite o vírus do gênero Flavivírus, pertencente à família Flaviviriade. Possui quatro tipos conhecidos: 1, 2, 3 e 4.


(Com Estadão Conteúdo)
Terça-feira, 21 de janeiro, 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário