As fraudes mais comuns foram
propaganda enganosa e entrega de serviço diferente do contratado
Brasília - Um estudo realizado
pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional
de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 54% dos consumidores brasileiros
foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses. O levantamento, feito de 11 a 13
de fevereiro, ouviu moradores de todas as capitais brasileiras.
As fraudes mais comuns foram
propaganda enganosa, entrega de serviço diferente do contratado, dificuldades
para acionar a garantia de um produto e o abastecimento do carro com
combustível adulterado. Muitos consumidores, no entanto, não perceberam a
fraude quando ocorreu.
Do total de entrevistados, 28%
confirmaram terem sido “vítimas de fato”. Outros, porém, confirmaram ter sido
vítimas de golpe apenas mediante outras perguntas indicativas de situações de
fraude.
O estudo não revelou um perfil
típico das vítimas, como idade ou grau de escolaridade, mas mostrou que uma
grande parcela de brasileiros se expõe a muitas situações de risco todos os
dias.
Foram feitas perguntas sobre o
comportamento das pessoas em situações como dirigir acima do limite de
velocidade ou mudar as senhas de e-mail ou cartões.
As respostas classificaram os
entrevistados como suscetíveis a baixo, médio e alto risco. Dentre todos as
pessoas questionadas, apenas 17% foram classificados como de baixo risco –
expostas a até, no máximo, duas situações de risco – enquanto 43% foram
considerados de alto risco – expostas a cinco ou mais circunstâncias perigosas.
“Isso indica que, no geral, o
consumidor brasileiro tende a ter um comportamento não muito cuidadoso, o que,
segundo o estudo, também aumenta a probabilidade de a pessoa ser vítima de uma
fraude”, explica o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges. De acordo
com a pesquisa, oito entre dez brasileiros estão sujeitos a alto ou médio risco
de fraude.
É importante que o consumidor
denuncie e exija seus direitos.
Marcelo
Brandão, Agência Brasil.
Segunda-feira, 06 de abril, 2014.
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