A Câmara de Vereadores de Águas
Lindas de Goiás rejeitou em plenário no início deste mês o projeto de lei
enviado pelo Poder Executivo instituindo eleição direta para diretor de escola
no município. Na qualidade de professor e presidente municipal do Partido
Social Liberal (PSL), sinto a necessidade de me manifestar sobre esse assunto.
A Gestão Democrática é de suma importância da cidadania. Os cidadãos, a comunidade, precisam participar
efetivamente da Gestão nas escolas, elegendo periodicamente os diretores. É fundamental para o devido desenvolvimento
dos educandos da sociedade contemporânea.
Ao ser indicado por vereador ou
pessoas fora do contexto educacional o diretor de escola poderá não
corresponder aos anseios da comunidade estudantil.
Precisamos refletir mais sobre a
gestão democrática nas escolas da rede pública e o papel do gestor no sentido
de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito
pedagógico, administrativo, trazendo os diversos instrumentos que
favorecem esta participação.
Precisamos unir esforços na luta
por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da
qualidade na educação.
Para Libâneo (2004), a gestão
democrático-participativa valoriza a interação da comunidade escolar no
processo de tomada de decisão, concebe a docência como trabalho participativo,
aposta na construção coletiva e no diálogo na busca de um consenso.
De acordo com trabalho da Pedagoga Alexsandra
da Silva em Monografia apresentada à banca examinadora da Faculdade de Ciências
Sociais e Tecnológicas - Facitec, com o Titulo GESTÃO DEMOCRATICA: A
dificuldade do gestor da escola pública, a Constituição Federal de 1988 em seu
art.206, evidência em forma de a Lei como sendo uns de seus princípios, logo a
LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, reforça esse principio no
art. 03, ambas enfatizam a Gestão Democrática como um marco na educação
brasileira.
Em virtude do exposto pelos
estudiosos a respeito do assunto, não há duvidas de que a Gestão Democrática é
a melhor forma de gestão educacional, ou seja busca a participação
de todos.
Por: Evandro do Cetep.
Quarta-feira, 16 de abril, 2014.
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