Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

1 de outubro de 2012

640 CANDIDATOS IRÃO ÀS URNAS SEM SABER SE PODERÃO TOMAR POSSE ATÉ O MOMENTO O TSE ANALISOU 241 PROCESSOS DE CANDIDATOS A PREFEITURA.




Janaína Martins =

Cerca de 640 candidatos estão com as candidaturas indeferidas ou cassadas e podem ir às urnas no próximo domingo sem saber se poderão tomar posse caso sejam eleitos. Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisou 241 processos de referentes a candidaturas ao Executivo, incluindo casos de concorrentes que tiveram o registro aprovado em instâncias anteriores e contestado por partidos adversários ou pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Em entrevista ao jornal O Globo, o coordenador do 5º Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais do Rio, Rodrigo Mollinaro Zacharias, falou a respeito da candidatura de candidatos com registros indeferidos ou cassados. “Infelizmente, a legislação admite que isso ocorra, o que só gera instabilidade e insegurança jurídica e institucional. Trata-se dos candidatos eleitos com pedido de registro sub judice, ou seja, aqueles cujos registros foram indeferidos, mas recorreram das decisões nos tribunais regionais eleitorais ou ao TSE”, disse. Sendo assim, o candidato pode concorrer, mas espera o julgamento de um recurso visando à reforma da decisão de indeferimento.

A resolução do TSE diz que nenhum candidato com registro indeferido pode ser diplomado, mesmo que exista recurso. Caso isso ocorra e o candidato a prefeito mais votado não tiver a maioria absoluta dos votos válidos, o segundo colocado na eleição tomará posse. Essa situação será mantida até que o julgamento final do registrado do primeiro colocado. Caso o mas votado esteja com o registro indeferido e obtiver mais da metade dos votos válidos, será preciso convocar uma nova eleição. Até lá, o presidente da Câmara Municipal assumirá interinamente.


De acordo com o TSE, os casos serão julgados até o fim de dezembro, data das diplomações. Já chegaram até a Corte mais de 5 mil recursos e pouco mais de um terço foi julgado. Entre os partidos com maior número de candidaturas indeferidas está o PR. São 48 nessa situação entre os 703 políticos da sigla.

Segunda – feira 1º de outubro
Postado pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário