Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

16 de janeiro de 2015

ELEIÇÃO DE TANCREDO PÔS FIM A GOVERNOS MILITARES NO BRASIL




No dia 15 de janeiro de 1985, há exatos 30 anos, Tancredo Neves era eleito, indiretamente, como o primeiro presidente civil, após 21 anos de Ditadura Militar. Esse era o começo da Nova República.

O Congresso Nacional, depois de uma sessão que durou três horas e meia, escolheu Tancredo por 480 votos contra os 180 votos de Paulo Maluf.

Logo após ser eleito, Tancredo Neves fez um discurso na mesa da Câmara dos Deputados, quando falou que a nação inteira vivia um momento de esperança e reencontro com o caminho democrático, “Esta foi à última eleição indireta do país. Venho para realizar urgentes e corajosas mudanças políticas, sociais e econômicas indispensáveis ao bem-estar do povo. Não foi fácil chegar até aqui. Nem mesmo a antecipação da certeza da vitória, nos últimos meses, apaga as cicatrizes e os sacrifícios que marcaram a história da luta que agora se encerra”.

Infelizmente, nas vésperas de sua posse, Tancredo foi internado em estado grave, com diverticulite, uma inflamação no intestino. No dia 21 de abril, o Secretário de Imprensa da Presidência da República, na época, Antônio Brito fez o anuncio da morte de Tancredo, “Lamento informar que Excelentíssimo Presidente da República, Tancredo de Almeida Neves, faleceu está noite”.

O senador José Sarney, que na época era o presidente interino, foi então efetivado presidente do país. Em seu discurso Sarney disse que, “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Depois de quatro anos, em 1989, a população foi às urnas e elegeu Fernando Collor de Mello como o primeiro presidente eleito por voto direto. (A/E)

Sexta-feira, 16 de janeiro, 2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário