Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

5 de janeiro de 2015

MERCADANTE É CANDIDATO


A passagem do Lula por Brasília, para a cerimônia da segunda posse de Dilma, resumiu-se ao abraço que deu na presidente da República, logo depois dela subir a rampa do Planalto. Assim como chegou, partiu: meteoricamente. Deixou de assistir a nomeação dos novos ministros para não cumprimentá-los, ficando evidente não ser esse o time dos seus sonhos. Continuará à disposição da sucessora, mas de longe.  Se não for procurado, não tomará a iniciativa de procurar. A tutela parece esmaecida e o distanciamento tem um nome: chama-se Aloísio Mercadante.

O chefe da Casa Civil, nas funções de primeiro-ministro de Dilma, vem trabalhando há tempos para afastar a influência do ex-presidente no governo, acometido pelo que se pode chamar de “síndrome do José Dirceu”. Manobra para vir a ser o candidato em 2018, e conseguiu afastar do núcleo mais denso do poder alguns esteios do Lula, como Jacques Wagner, exilado no ministério da Defesa, Ricardo Berzoini, com a bomba da regulação social da mídia pronta para explodir em suas mãos, no ministério das Comunicações, mais Marco Aurélio Garcia, cada vez mais afastado da política externa, e Gilberto Carvalho, turbinado para a estratosfera.


É evidente ser muito cedo para armar a equação anti-Lula, ainda que Mercadante recite todas as manhãs o velho provérbio árabe, de que “bebe água limpa quem chega primeiro na fonte”. Na medida em que os ministros venham a passar pelo seu gabinete, antes, depois ou mesmo sem ter   despachado com a presidente Dilma, o novo “capitão do time” ampliará seu arco de influência. Conta com o apoio de Pepe Vargas, das Relações Institucionais, para dialogar com o Congresso, e de Miguel Rosseto, na Secretaria Geral, antípoda de Gilberto Carvalho.

Em suma, as preliminares estão sendo colocadas, mesmo diante do imponderável. Pelo que se ouve, o Lula está disposto a cultivar o PT a partir de suas bases, dedicando especial atenção às eleições municipais de 2016 e estimulando a renovação de seus quadros. O desgaste do partido ficará por conta do governo Dilma. (Carlos Chagas)


Segunda-feira, 5 de janeiro, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário