Ao todo, os dez partidos
que estarão com o tucano somam mais de 62 minutos por dia na televisão e uma
fatia de mais de R$ 854 mi do fundo eleitoral
A
decisão do bloco conhecido como Centrão de apoiar a pré-candidatura de Geraldo
Alckmin (PSDB) à Presidência da República nas eleições de 2018 fará disparar o
tempo de televisão do candidato. Somando os quinhões a que tem direito os dez
partidos que devem participar da coligação, o tucano terá mais da metade das
duas horas diárias dedicadas às candidaturas, somando-se os programas
eleitorais e as muitas inserções ao longo do dia.
Dos
121 minutos previstos pela divisão estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral
(TSE), que atende a critérios relacionados ao tamanho das bancadas no
Congresso, nada menos do que 62 minutos e 22 segundos serão destinados aos
partidos que comporão a aliança de Alckmin – pouco mais de 51% do tempo total.
A
cada bloco do horário eleitoral destinado exclusivamente aos presidenciáveis,
com 12 minutos e 30 segundos, cerca de 6 minutos e 50 segundos serão destinadas
à propaganda do tucano. Formado por PP, PR, DEM, PRB e Solidariedade, o bloco
representa também um nada modesta fatia de 440,4 milhões de reais no fundo
eleitoral.
Essas
legendas do “Centrão” irão se juntar a outras cinco siglas que já estavam na
chapa de Alckmin. Além do próprio PSDB, o tucano já havia garantido as alianças
com PSD, PV, PTB e PPS. Pelo acordo firmando nesta quinta-feira, o candidato a
vice-presidente será o empresário mineiro Josué Gomes da Silva (PR), filho de
José Alencar, que ocupou a mesma função nos dois mandatos do ex-presidente Luiz
Inácio Lula da Silva (PT).
O
Centrão decidiu-se pelo apoio a Alckmin nesta quinta-feira após ter negociado
por dias com outro presidenciável, Ciro Gomes (PDT). Segundo a coluna Radar, a
principal oposição a fechar com o pedetista veio do DEM e do PRB. Também
pesaram contra ele as recentes declarações polêmicas e o temor que provoca em
parte do empresariado. (VEJA)
Quarta-feira,
18 de julho, 2018 ás 21:00
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