Faltam oito meses para os brasileiro
irem às urnas e decidir quem ocupará o Palácio do Planalto. Pesquisas
eleitorais apontam os políticos preferidos dos eleitores. Sendo que só é boa
para quem aparece em primeiro lugar. Quem está em segundo lugar sai sempre em
desvantagem.
Especialistas garantem que as
pesquisas influenciam e podem até definir uma eleição. Isso porque, quando
publicadas, os candidatos ganham visibilidade em todo o País, já que o nome
fica em evidência e pode direcionar o olhar do eleitor.
Tanto os candidatos como os partidos
que estão no governo acabam, pela exposição maior na mídia, abrindo vantagem
sobre os adversários, que têm que se manter em evidência por outros meios —
indo às ruas, usando as redes sociais ou aparecendo em eventos e lugares que
chamem a atenção na imprensa para serem “lembrados” pelo povo.
Por outro lado, não só os
eleitores, mas também os partidos e os políticos também sofrem influência das
pesquisas. No caso dos partidos, a campanha política é toda baseada em pesquisa
de comportamento, que não são iguais às pesquisas de intenção de voto.
Pesquisas publicadas, as que
aparecem na mídia, são importantes, mas as pesquisas próprias dos partidos
políticos são essenciais.
Existem três elementos
importantes para o sucesso de uma campanha eleitoral: pesquisa, pesquisa e
pesquisa. Só depois vem a publicidade e a estrutura de marketing.
Por: Ivan Sousa
Sábado, 1º de fevereiro, 2014.
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