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1 de fevereiro de 2014

NOVO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PODE SER DEFINIDO POR PESQUISAS ELEITORAIS




Faltam oito meses para os brasileiro irem às urnas e decidir quem ocupará o Palácio do Planalto. Pesquisas eleitorais apontam os políticos preferidos dos eleitores. Sendo que só é boa para quem aparece em primeiro lugar. Quem está em segundo lugar sai sempre em desvantagem.

Especialistas garantem que as pesquisas influenciam e podem até definir uma eleição. Isso porque, quando publicadas, os candidatos ganham visibilidade em todo o País, já que o nome fica em evidência e pode direcionar o olhar do eleitor.

Tanto os candidatos como os partidos que estão no governo acabam, pela exposição maior na mídia, abrindo vantagem sobre os adversários, que têm que se manter em evidência por outros meios — indo às ruas, usando as redes sociais ou aparecendo em eventos e lugares que chamem a atenção na imprensa para serem “lembrados” pelo povo. 

Por outro lado, não só os eleitores, mas também os partidos e os políticos também sofrem influência das pesquisas. No caso dos partidos, a campanha política é toda baseada em pesquisa de comportamento, que não são iguais às pesquisas de intenção de voto.

Pesquisas publicadas, as que aparecem na mídia, são importantes, mas as pesquisas próprias dos partidos políticos são essenciais.

Existem três elementos importantes para o sucesso de uma campanha eleitoral: pesquisa, pesquisa e pesquisa. Só depois vem a publicidade e a estrutura de marketing.

Por: Ivan Sousa

Sábado, 1º de fevereiro, 2014.

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