Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

17 de novembro de 2011

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Depois de oito meses debruçados sobre projeções e planilhas de dados para radiografar a educação de Águas Lindas de Goiás e ainda imaginar o que vai ser esse universo daqui a até 10 anos, finalmente o Plano Municipal de Educação está pronto para ser levado ao conhecimento da população local e submetido à aprovação. A notícia foi dada na tarde da última quinta-feira, dia 17, pela secretária municipal de Educação, a professora Maria da Guia, durante reunião para últimos acertos com a sua equipe de 10 professores e técnicos. “Estamos só dando os últimos retoques. Mas está tudo prontinho”, garantiu ela.

Pronto do ponto de vista técnico. O que foi e é a educação de Águas Lindas hoje e o que ela será até o ano de 2012 foi o que a secretaria municipal, juntamente com o Conselho Municipal de Educação, seguindo instruções expressas do Ministério da Educação e Cultura (MEC) colocaram e pontuaram no papel, fidedignamente. Na manhã do próximo dia 24.11, o documento, por meio de uma audiência pública que vai acontecer no Fórum Municipal, será apresentado à comunidade que na ocasião, vai poder fazer sugestões viáveis de alterações ou emendas. “Claro que estamos abertos a sugestões, desde que sejam pertinentes. Afinal, a idéia é que o Plano se torne lei e seja norteador da área até daqui a 10 anos”, salientou Maria da Guia.

O Plano que contempla itens como a melhoria da qualidade do ensino em todos os seus níveis; a democratização da gestão do ensino público; a realização de concurso público para que o déficit de 600 professores no município seja zerado; o fortalecimento dos conselhos escolares; a consolidação e ampliação dos projetos e programas educacionais e a valorização dos profissionais da educação com formação continuada e a criação de um plano de carreira específico para o setor, com o firme propósito de elevar o nível da educação no município e a escolaridade da população, segundo a secretária, tem ainda uma estrada a ser seguida. “Essa é a nossa segunda etapa. A primeira foi montarmos o plano que, diga-se de passagem, foi bem trabalhosa e exigiu de todos nós uma entrega. Agora temos que submetê-lo à apreciação de todos para que ganhemos o aval da sociedade civil, autoridades e dos vereadores  para que o mesmo se torne lei”, destacou.

Embora o documento contenha itens que, na visão da secretária e da equipe de elaboração, são bastante complexos e que vai requerer muitos esforços para o cumprimento como a ampliação em curto, médio e longo prazo dos níveis de educação ofertados pela rede municipal de ensino; a democratização da gestão do ensino público e a restauração e ampliação da rede física e equipamentos das escolas municipais, por exemplo, a educação de Águas Lindas tem muito para comemorar.  Conforme Maria da Guia, a realização do concurso público e o acréscimo de mais 10 escolas que vão oferecer educação integral no ensino fundamental na cidade no ano que vem são excelentes motivos para celebração. “Com mais 10 escolas de educação integral, onde os alunos permanecem por sete horas em atividades educativas e fazem três refeições, passamos para 30 das 41 escolas municipais que existem na cidade. Isso é ótimo”, orgulha-se. Hoje, cerca de 5,1 mil crianças e adolescentes de Águas Lindas estão regularmente matriculados na educação integral. 

 
Quinta – feira, 17/11/2011 ás 22:05h

Postada pelo Editor     

Nenhum comentário:

Postar um comentário