Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

10 de novembro de 2011

PROJETO JUVENTUDE


Combater o uso e o tráfico de drogas como o crack, maconha, merla, cocaína, oxi e outras consideradas ilícitas. Este é o objetivo principal do Programa Juventude da Polícia Militar do Goiás, idealizado pelo Sargento Jefferson dos Santos há 19 anos e que, desde agosto deste ano, está sendo desenvolvido nas escolas municipais e estaduais de Águas Lindas de Goiás.

Até o momento, o projeto que consiste na retirada de jovens, com idades entre 11 e 15 anos, da zona de risco por meio de palestra educativa inicial e da dança, teatro, música e atividades esportivas, está sendo desenvolvido em 10 escolas do município e seis do estado, abrangendo cerca de 800 estudantes. Mas, conforme o sargento Jefferson que desenvolve o projeto, a meta é levar o Programa Juventude a todas as escolas da cidade, 42 municipais e 17 estaduais. “Quero adesão de todos os estudantes nessa faixa etária de risco que, para os traficantes, são presas fáceis. É um assunto que requer atenção. E é muito importante que os pais participem e permitam que os filhos sejam inseridos no programa”, entusiasma-se o militar.

 Na manhã da última quarta-feira, dia 9, depois de ter ministrado aulas de atividades desportivas para os alunos da Escola Municipal Antônio Cícero do Setor Mansões Odisséia, o devotado sargento seguiu para o vizinho Colégio  Estadual Odisséia para, de sala em sala, falar sobre o Programa Juventude para uma platéia que ele quer tirar da mira de impiedosos traficantes que, segundo o sargento, usa de todas as armas para empurrar o jovem ao uso, torna-los usuários e poder, posteriormente,  subjugá-los e vir a ser também traficantes. “O meu programa é justamente ocupar e desenvolver nesses meninos e meninas a vontade e a necessidade de ingressarem no mundo do esporte, da dança, do teatro e outras ocupações que eles mesmo podem sugerir. O que quero é que eles não se percam nesse mundo, onde o resultado é a cadeia ou a morte”, enfatiza ele. E para que o Programa Juventude dê certo e obtenha resultados positivos, o militar conta com o apoio da direção de sua corporação, no caso o 13º CRPM e das escolas parceiras. “Sem esse apoio não seria possível recrutar esses jovens”, destaca.

E foi justamente na sala do professor,  uma 7ª série do Colégio Estadual que Jefferson apresentou o problema que assola o mundo e causa estragos irreparável. O policial em uma linguagem clara e objetiva esmiuçou sobre a variedade das drogas existentes, seus malefícios e todas as artimanhas usadas pelos traficantes para arregimentar usuários. A exposição teve a participação ativa dos estudantes que, ao final, comentaram a intenção de sempre dizer não a qualquer assédio quanto ao uso de drogas. Para coroar a apresentação, a adesão dos estudantes foi total quando o policial informou que no dia seguinte (10) ia começar um campeonato interno de futebol de salão para os meninos e de queimada para as meninas. Do estabelecimento vai sair uma equipe masculina para disputar o torneio interescolar de futebol de salão e outra feminina para o torneio de queimada. As competições ainda não têm data marcada e nesse primeiro momento, as disputas ficam só no âmbito interno das escolas participantes do programa.

 “É um programa louvável e que compensa. A violência contra essa juventude tem de ser combatida. Esses programas sociais ajudam a afastar nossos jovens das situações de risco”, disse o diretor do Colégio Odisséia, Alberto Albino da Silva. Para ele, ocupando os jovens com atividades sadias, culturais e de entretenimento, o estudante vai saber definir e traçar metas que valham a pena seguir e entender que o caminho certo são os estudos.  

Na direção da escola há três meses, o professor garante que, o fato dele ter disponibilizado uma mesa de ping e pong , totó e desenvolver atividades como voleibol e outras para ocupar os seus alunos quando dos intervalos, as brigas e confusões entre os estudantes diminuíram consideravelmente. Conforme ele, desde que assumiu a direção da instituição, nunca houve casos de uso de drogas nas dependências e portão da escola. “Agora com o Programa a tendência é melhor mais ainda”.


O Programa Juventude teve início na cidade de Santo Antônio do Descoberto e beneficiou mais de dois mil jovens. “É uma vitória. Espero que esse número seja triplicado. Quadriplicado”, torce Jefferson.

Texto: Afrânio Pedreira
Fotos: Beto Castanheiro
Quinta- feira,10/11/2011 ás 13h:05
Postado pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário