Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

5 de junho de 2018

Senadores cobram do governo redução do preço dos combustíveis


Na terça-feira (5/6) durante a sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) senadores cobraram do governo federal uma solução para a alta do preço dos combustíveis e aprovaram a criação de uma audiência pública para tratar do tema.

Insustentável é como o senador Valdir Raupp (MDB-RO) classificou a situação, e afirmou que o governo federal, por meio dos órgãos competentes, precisa tomar as medidas necessárias para reduzir o preço dos combustíveis em geral.  “A situação é insustentável. Se nós vivemos uma inflação baixa, juros baixos, por que os combustíveis têm que ter essa escalada de alta quase todos os dias? Outro item muito caro e essencial aos brasileiros é o gás de cozinha, que tem recebido aumentos bem expressivos e também está pesando muito no bolso dos consumidores. Não adianta só baixar o preço do óleo diesel, temos que pensar também numa política de preços”.

Para o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) é importante acompanhar como está sendo feita a redução do valor do diesel das refinarias para os postos. “É necessário que tal redução chegue ao consumidor final. É preciso garantir que este elevado esforço fiscal do governo se traduza em redução de custos efetivos ao consumidor final. Há relatos de que boa parte desta redução se perde ao longo da cadeia de distribuição, transporte e venda de combustíveis”.
Apesar de criticar a política de preços da Petrobras, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) ressaltou que o país não pode voltar a ter a política de preço que era praticada nos governos de Lula e Dilma Rousseff. “A política nova de preços da Petrobras tem equívocos claros. Traz para a fórmula de preços as volatilidades do preço do petróleo no mercado internacional e do câmbio, então é evidente que era preciso e é necessário fazer ajustes”.

Desde a semana passada, a oposição articula a criação de mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Petrobras, com intuito de estudar a política de preços da petrolífera. O presidente do Senado, Eunício Oliveira já se manifestou contrário à criação da comissão.

Serão convidados para discutir o tema os representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), da Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência.

Governo e o subsídio da gasolina

Nesta manhã, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia declarou que não o subsídio para a gasolina não está em pauta. “Quando anunciamos a solução para o problema do diesel, fomos absolutamente claros que não há espaço fiscal para esse tipo de coisa (subsídios para reduzir o preço da gasolina) neste momento”. (ABr)


Terça-feira, 05 de junho, 2018 ás 18:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário